“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 236 (28 de março a 3 de abril)

Sebastião deixa de ser advogado de Carlota. Guilherme torna-se advogado do pai.

Nasce a filha de Vitória e Fernando.

Médico legista é encontrado morto na cela no dia em que ia depor a tribunal.

Guida triste por ter de adiar o casamento.

Fátima vai a casa de Vitória e pede-lhe para testemunhar contra Carlota. Explica que o médico legista foi apanhado e com o depoimento dela, do Gustavo e o ato médico, a polícia pode reconstituir a noite em que Artur morreu. Vitória tem medo e troca olhares com Fernando que lhe dá segurança, diz que a polícia está de olhos postos em Carlota e ela não vai ser burra ao ponto de fazer algo quando está a ser investigada. Vitória aceita, diz que vai ajudá-la e depor na polícia e em tribunal. Antes de Fátima sair, Fernando diz a Fátima que nunca soube das coisas que Carlota fez e que Mariana também não, só agora a filha está a perceber a mãe que tem. Fátima assente.

Sebastião diz a Carlota que não pode continuar a ser seu advogado, está a ser investigado e está impedido de exercer. Carlota chama-o de incompetente. Ele diz que arriscou tudo por ela, inclusive perdeu a mulher e os filhos estão contra ele. Carlota diz que foi recompensado por isso, sabia no que se estava a meter e foi ela que construiu a carreira dele. Sebastião não suporta a frieza dela. Ela acusa-o de a abandonar e já sozinha no gabinete tenta acalmar-se, mentalizando-se que consegue dar a volta à sua situação atual.

Jacinta surpreende Paula a tirar dinheiro da carteira de Tozé, acha que a apanhou a roubar o irmão. Tozé entra e Jacinta diz que apanhou Paula a roubar-lhe dinheiro da carteira, ele diz que sabe, é para pagar a proteína que lhe vão entregar. Paula sorri sarcástica para Jacinta. A seguir começa à procura de algo, Jacinta pergunta se procura um vestido de flores e mostra as cinzas dele no forno. Diz que é o que vai acontecer a tudo o que deixar desarrumado pela casa. Paula dá a volta e diz que vai pedir dinheiro a Tozé para comprar outro mais bonito. Jacinta fica furiosa.

Na esplanada da padaria, Manuel e Carminho falam com Elvira e dizem-lhe que estão interessados em comprar a parte de Fausto na padaria, pedem a Elvira que aguarde e não venda até terem dinheiro, ao que ela concorda. Fátima passa por ali e diz à tia que vai à campa do irmão deixar flores. Carlota observa-a sem tirar os olhos dela.

Fátima está em frente à campa de Artur, a acender uma das velas ali colocadas. Sobressalta-se com Carlota que a chama de tonta por achar que vai ser julgada por causa de um depoimento. Avisa-a para ter cuidado ou ainda vai fazer companhia ao irmão. Fátima não tem medo dela e diz que não falta muito para estar numa cela imunda.

Tomás veio buscar Leonor. Rosalinda diz-lhe que fica bem e que tem de se concentrar nos estudos, não a quer preocupada com ela. Já sozinhos, Rosalinda chora, Domingos abraça-a e pede desculpa, devia tê-la preparado, mas achou que isto era o melhor para Leonor. Diz-lhe que tem de continuar a fazer os possíveis para ficar bem depressa.

Passaram cinco meses, Jacinta e Tozé descarregam cadeiras na rua principal enquanto Guida supervisiona. Fátima diz a Guida que é hoje que o médico legista fala em tribunal depois de muitos adiamentos que Carlota colocou. Nicolau aparece a dizer que o padre está doente com uma pneumonia, Guida começa num pranto. Fátima segue para o tribunal, mas diz que assim que sair vem ter com ela. Guida fica a chorar.

Carlota vai ao canil e confronta Vitória que já tem uma grande barriga, por ter ido depor contra ela. Vitória Diz que fez o que era justo, mas Carlota não para de provocá-la. Começa a ter contrações e rebentam-lhe as águas, tem nova contração que a leva a ter de se sentar no chão. Procura o telemóvel, mas não encontra. Pede a Carlota para ligar a Fernando, mas ela sai e deixa-a sozinha.

Vitória está no chão, encostada a uma parede. Sua muito e tem contrações. Conseguiu ir buscar o telemóvel, mas está sem bateria. Vemos o carro de Mariana aproximar-se. Vitória, ofegante e em sofrimento, esforça-se para falar.

Mariana e Tomás vêm da casa nova a falar da pintura das paredes. Ela conta ao marido que Vitória ligou há uns dias a dizer que Fernando tinha saudades dela, mas ela acha que estava a falar dela mesma. Tomás acha que não faz sentido estarem chateadas, Vitória vai ser mãe da irmã dela. Mariana assume ter saudades de Vitória e fica a pensar no que Tomás disse. Aida está cheia de trabalho na fábrica desde o prémio no Dubai teve de contratar novas funcionárias e tem uma encomenda muito grande para entrega. Diz que só falta oficializar a venda da parte de Mariana no Burel. Mariana diz que já enviou a documentação toda para o advogado, só falta oficializar.

Rosalinda já com mobilidade recuperada anda a limpar prateleiras da mercearia quando Paula chega atrasada, Rosalinda reforça que já a avisou que tem que chegar a horas. Ela diz que se vai embora, mas pede que a despeçam para ter direito a subsídio desemprego.

Elvira teve outra proposta para a padaria e vai ter de aceitar, em cinco meses já rejeitou à espera de Carminho e Manuel, mas não vai esperar mais, diz que negócios são negócios. Carminho não se conforma que não conseguem ajudar o filho e ele vai ter de dividir a padaria com um sócio que não conhece.

No corredor do tribunal aguardam a chamada, Guilherme vai ver porque está a demorar e volta com a notícia que o médico legista foi encontrado morto na cela. Carlota tenta disfarçar o sorriso. Fátima avança para ela e acusa-a de ter assassinado a testemunha. Carlota faz-se de vítima. Silvério quer agredi-la, mas Guilherme impede-o. Carlota já não disfarça o sorriso irónico. Um oficial da justiça vem dizer que o juiz que a diligencia fica sem efeito por falta de testemunha.

Guida chora. Nicolau pede que ela pare de chorar, podem adiar o casamento. Guida diz que se adiarem não casa no dia de Nossa Senhora da Boa Estrela. Hortense aparece e diz que falou com o padre de Gouveia e ele aceitou celebrar o casamento deles. Guida volta a ficar entusiasmada e volta a pensar nos preparativos.

Jacinta verifica a massa de pão que Marta fez, diz que não está nada mal. Salvador veio saber com Jacinta porque disse a Guida para não o convidar para o casamento, a atração entre eles é evidente, mas Jacinta estraga tudo ao atirar-lhe com massa.

No quarto do hospital, Fernando, babado, sorri para Vitória, que tem a bebé Matilde nos braços. Vitória teve muito medo, diz a Fernando que se não fosse a Mariana a filha tinha nascido ali no canil. Sebastião diz que Carlota nunca mais se vai aproximar dela e tem muito com que se entreter agora, vai chamar Mariana que está desejosa de conhecer a irmã.

Sebastião está alterado porque o colega não o quer defender, diz que vai aceitar o advogado oficioso que lhe calhar. Guilherme fica irritado porque o pai nem sequer colocou a hipótese de ser ele a defendê-lo porque não confia nele. Sebastião acaba por aceitar a ajuda do filho.

Gustavo tem medo de Carlota depois do médico ter aparecido morto. Tomás diz ao irmão que não pode desistir. Gustavo tem medo, foi ela que matou o Artur e agora mandou matar o médico. Aida também começa a ter medo pelo filho. Tomás incentiva-o a não ficar calado.

No restaurante, Tozé observa a dor da família que falam sobre como Carlota safa-se sempre. Fátima está com um ar derrotado. Anabela pede ao avô que não fique triste. Lena está sentada a outra mesa e levanta-se depois de terminar de jantar. Tozé confirma a Lena que o restaurante está à venda.

Gida lê os votos que escreveu para o casamento, mas Jacinta nem a ouve, conta à irmã que que Salvador foi provocá-la a dizer que ia com outra ao casamento. Guida acha que a irmã devia deixar o orgulho e entender-se com ele.

Silvério está na queijaria a trabalhar, Maria José chega insinua-se a Silvério, diz que gostava de aprender a fazer queijo, coloca as mãos em cima das mãos dele quando Elvira entra nesse instante e as duas pegam-se. Silvério deixa-as sozinhas e segue para o tribunal.

Gustavo aguarda que o chamem, Gomes vem ter com ele e entrega-lhe um papel de Carlota. Gustavo fica nervoso e assustado quando lê “pensa bem no que vais fazer”. Tomás aproxima-se e Gustavo amarrota o bilhete e guarda-o no bolso das calças. Tomás diz-lhe para ter calma e que está a fazer o que é certo. Ainda no corredor do tribunal, Fátima pede ao pai que não faça nenhuma asneira caso Carlota saia impune, para pensar nela e em Anabela. Paula chega com Tozé que está muito tenso.

Aida apanha Mariana a ver o casaco de Tomás e fica chocada. Maiana desmente e as duas discutem. Mariana exalta-se e descontrola-se, diz-lhe que já não vai vender a sua parte do burel. Aida fica pasmada.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18