“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

“A Serra”: Os resumos dos episódios da nova novela das noites da SIC já estão disponíveis.

Episódio 240 (18 a 24 de abril)

Salvador pede Jacinta em casamento e casam-se na cerimónia de casamento de Nicolau e Guida. Tozé aproveita e comunica que vai ser pai e casa também com Paula na mesma cerimónia.

Tozé fica livre do inquérito da morte de Augusto.

Mariana vai para o Nepal com Gustavo.

Tomás salva as vidas de Fátima e Carlota.

Os convidados aguardam sentados pelo início da cerimónia. Guida, vestida de noiva, e nervosa, avança para o altar e um trio de cordas começa a tocar a marcha nupcial. Guida diz para tocarem outra música porque ainda não é a sua entrada. aproxima-se do padre e pede-lhe para esperar mais um pouco por Nicolau, mas o padre diz que não pode. Fátima vai ter com Guida ao altar. Segura uma caixa com as alianças e diz-lhe para ter calma que Nicolau está a chegar. Tomás e Fátima trocam um olhar cúmplice e ela recebe uma sms dele a dizer que está linda. A marcha nupcial começa a tocar e entra Nicolau, emocionado, com Maria José, Guida manda-o já para o altar enquanto ela sai para voltar a entrar. Guida e Tozé entram de braço dado. Nicolau chora, emocionado. Guida chega ao altar. Olha-o, irritada, mas disfarça. Nicolau quer dar-lhe a mão, mas Guida não aceita.

Carminho está atrasada, Manuel, Fernando e Vitória aguardam para seguirem para o casamento. Manuel diz que até parece a noiva. Fernando diz a Manuel que achou o projeto dele da cannabis medicinal muito interessante e vai investir no seu projeto. Manuel fica muito feliz e dá a boa nova a Carminho que aparece pronta e com um chapéu demasiado grande.

O Padre termina a oração. Nicolau tenta dar a mão a Guida, mas ela rejeita, diz que o fez passar a maior vergonha da sua vida e com os olhos a lacrimejar diz que já não sabe se quer casar. Os convidados ficam surpresos. Nicolau agarra no microfone do padre e desculpa-se fazendo um discurso sobre o amor que sente por ela e como teve medo de não estar à altura. Guida emociona-se. Guida agarra Nicolau e beija-o.

Silvério está sem cabeça para festejos. Domingos está com ele. Silvério tem medo que Carlota apareça, Domingos acha que ela não era capaz, já deve estar no estrangeiro.

Nicolau e Guida trocam votos e alianças. Quando o padre pergunta se alguém tem algum impedimento, Salvador levanta-se e diz que não tem nada contra, mas quer aproveitar o momento. Guida olha para Salvador encorajando-o, ele levanta-se e pede Jacinta em casamento que fica em choque. Salvador diz que apesar de todas as picardias, amuos e recuos o seu amor por ela nunca mudou. Guida faz sinal à irmã para aceitar que percebe que estava tudo combinado. Jacinta aceita e os dois abraçam-se.  Tozé aproveita a deixa e conta que Paula está grávida e também quer casar. Tozé puxa Paula e Padre abençoa as uniões. Hortense emociona-se porque gostaria que Sãozinha estivesse ali. Elvira abraça-a e diz que Sãozinha é uma estrela que os guia.

Mariana conversa em chamada ao telemóvel com Sebastião e pede-lhe ajuda, conta que a mãe fugiu e não para de lhe ligar a pedir dinheiro e um passaporte, ela disse que não ajudava, mas é a mãe dela em causa. Sebastião diz que já se atravessou muitas vezes por ela, não vai ajudá-la.

Carlota caminha na serra, está um frio cortante que a enregela, está cansada e sente muita fome. Procura um abrigo e avista um acampamento com duas tendas, vai até lá, vasculha o interior e consegue encontrar bolachas, água e um telemóvel que leva junto com uma camisola quente.

Jacinta diz a Vitória que o que lhe disse hoje pesou na altura de dizer o sim e agradece. Salvador pede desculpas ao tio Fernando por ter sido tão duro com ele, mas hoje vê que é feliz com Vitória. Manuel oferece-lhes um cheque que pelo valor deixa Jacinta de boca aberta.

Nicolau diz a Guida que têm de agradecer a Maria José porque foi graças a ela que teve coragem para casar. Maria José sempre observada por Eusébio, diz que o assustou quando disse que Fausto ia casar com Guida. Manuel oferece um envelope a Tozé e Paula que ficam em choque com o valor do presente. Carminho e Manuel oferecem um cruzeiro pelo mediterrâneo de lua de mel a Guida e Nicolau. Paula diz ao irmão que de repente tem a vida feita, com casa, marido e filho. Silvério ri-se e abraça-a.

O Rancho atua. Rosalinda dança com Domingos e agradece por nunca ter desistido dela e da família. Fátima disfarça para não perceberem que está nervosa com o facto de Carlota safar-se ou não, Tomás diz que a polícia vai apanhá-la. Guida manda Fátima ficar sossegada, atira o ramo estrategicamente para cair em direção de Fátima que o apanha. Fátima sorri e cruza olhares com Tomás enquanto Guida a abraça.

Fausto diz a Marta que vai com ela para Nova York porque a mãe deu-lhe parte do dinheiro da venda da padaria. Fátima está feliz por Ivone, diz que ela e Guilherme fazem um par tão bonito que cedia o seu bouquet a ela. Pergunta a Guilherme se acha que o pai pode estar a ajudar Carlota, mas ele acha que não, porque o pai não pode dar mais passos em falso. Já sozinhos, Ivone pede desculpa a Guilherme pelo beijo, mas Guilherme volta a beijá-la. Diz que o pai vai reformar-se e ele vai assumir alguns clientes grandes do pai, ficando a viver ali.

No escritório do hotel, Mariana tem uns molhos de notas em cima da mesa. Em cima da cadeira do escritório, está a sua mala e um casaco grosso de inverno. Fátima entra nesse momento e pergunta se aquele dinheiro é para ajudar a mãe dela. Mariana desmente diz que é trabalho e não tem de lhe dar satisfações se está a ajudar a mãe, manda-a sair ou chama os seguranças. Fátima sai e espera de Mariana no corredor, quando esta passa a ignora, mas Fátima segue-a. Cruza-se com Vitória e comenta que acha que Mariana está a ajudar a mãe. Vitoria fica apreensiva.

A festa de casamento continua animada, Carminho está muito divertida a dançar descalça com uma gravata atada à volta da cabeça, Manuel vai puxá-la, porque acha que está a exagerar. Guida diz a Tomás para se fazer à vida antes que Fátima arranje outro. Lena diz à mãe que fica na aldeia, Aida convidou-a para trabalhar com ela. Elvira conta a Silvério que está muito feliz porque vai ser avó. Silvério abraça-a.

Vemos a roulotte de Maria José a abanar e um soutien a voar pela janela. Maria José sai toda transpirada e com o penteado desfeito. Eusébio pergunta se podem voltar depois do corte do bolo. Ela diz que o melhor é levarem a roulotte para perto da festa.

Tomás fica a saber por Vitória que Fátima foi atrás de Mariana por achar que ela sabe onde está a mãe. Tomás liga a Fátima para saber onde está. Fátima conduz o seu carro e segue Mariana sem que esta dê conta. Atende Tomás que pergunta onde ela está, ela conta das suas desconfianças e diz que está a ir em direção à lagoa. Tomás pede que não faça nada sozinha e Fátima diz que chama a polícia sem interferir.

Tozé dança com Paula, promete-lhe que vai ser o melhor pai e o melhor marido que conseguir. Aida dança com Gustavo, ele diz à mãe que daqui a uns meses já está de volta. Nicolau chama Tozé e diz-lhe que a Inspetora está lá fora para falar com ele. Tozé sai e Paula fica apreensiva. Cristina vem notificar Tozé para estar presente no dia seguinte na Polícia Judiciária. Diz que a denuncia foi feita por Carlota em relação ao sogro e está a ser alvo de inquérito. Provavelmente Tozé pode ser constituído arguido. Hortense, Gustavo, Paula, Nicolau e Marta aproximam-se e dizem todos que foram eles que empurraram o carro. Jacinta e Maria José juntam-se e dizem o mesmo. Cristina diz a Maria José que nem estava lá. Gustavo diz a Cristina que vai ter de prender todos, ao que a inspetora percebe que o inquérito não vai dar em nada

Neva e faz vento. Mariana já deu o casaco a Carlota, que está a vesti-lo e se aconchega. Fátima está escondida, a observar. Mariana está impressionada com a figura frágil e suja de Carlota que quer que a filha fuja com ela. Mariana diz que nunca iria prejudicar a sua vida por causa dela, tem vergonha de ser sua filha, dá-lhe o dinheiro e avisa-a que não a ajuda mais. Fátima tenta ligar à inspetora Cristina, mas sem sucesso porque não tem rede. Carlota guarda o dinheiro e chora arrasada com o que ouve de Mariana. Fátima volta a ligar à inspetora Cristina. A chamada está em más condições e ouvem-se muitos cortes. A chamada cai e percebe que Carlota ficou sozinha. Aproxima-se dela e diz que não vai safar-se, tenta agarrar Carlota, mas esta empurra-a. Fátima cai ao chão e Carlota foge. Fátima levanta-se, decidida, corre atrás dela. Carlota não conhece a serra e corre, perdida, sem saber para onde está a ir, parece-lhe tudo igual. Passa por entre árvores e pedras. Escorrega num pedaço de gelo, mas levanta-se, desesperada. Fátima vai-se aproximando. Carlota, ainda fragilizada pela intoxicação, para cansada. Ouve os passos de Fátima e tenta correr, mas chega à lagoa gelada e para novamente. Fátima surge logo atrás.

Carlota decide avançar e Fátima avisa que o gelo é fino demais. Carlota dá uns passos no gelo. Vemos o gelo a estalar por baixo, mas ela continua a avançar. Fátima hesita, mas decide ir atrás dela, com cuidado. Carlota desequilibra-se e cai no gelo que estala por baixo. Fátima aproxima-se com cuidado. Carlota levanta-se, quer fugir, mas o gelo estala por baixo, quebra-se, abre-se um buraco e ela cai. Carlota vem à superfície, em choque térmico, a hiperventilar. Agarra-se à placa de gelo, aflita, tentando subir, mas não consegue. Fátima avança. O gelo vai partindo por baixo. Carlota perde forças e escorrega, desaparecendo na água.

Fátima baixa-se e gatinha para Carlota. Na água aparecem algumas notas que saíram do bolso do casaco. Fátima enfia o braço dentro de água. Carlota aparece à superfície e Fátima tenta esticar-se. Carlota tenta agarrar a mão de Fátima, mas não consegue. Tomás surge na margem do lago e avista Fátima que continua a esticar-se mais. Tenta chegar a Carlota, mas o gelo parte mais e ela cai para a água. Desaparecem as duas. Tomás está em pânico, mas reage de forma profissional. Olha em redor e apanha um ramo de uma árvore. Entretanto, Fátima vem à superfície, aflita com o choque térmico, a hiperventilar. Carlota surge também. e Tomás diz a Fátima para tentar manter-se à superfície que vai ajudá-la. Fátima agarra-se à placa de gelo. Tomás tenta chegar-lhe o tronco, para ela agarrar, mas Carlota apoia-se nela e empurra-a para baixo, para tentar subir, mas escorrega. Desaparecem as duas.

Tomás estica-se e coloca o ramo na água. Sente alguém a agarrar. Tomás recua e puxa o ramo, com força e vê Carlota, agarrada ao ramo. Carlota obedece às indicações de Tomás que consegue puxá-la para fora do gelo, até ela estar em segurança. Tomás ignora Carlota e avança de novo para o buraco no gelo. Coloca o ramo, mas Fátima não o agarra. Desesperado grita por ela e perdendo todas as cautelas, deita-se no chão e avança até ao buraco no gelo, mas não há sinal de Fátima.  Está deitado no chão, quase com a cara encostada ao gelo. Fecha os olhos, por um instante, sem saber o que fazer. Quando os abre, vê Fátima debaixo da placa de gelo, a agitar-se. Tomás reage com rapidez e quase mergulha dentro do buraco de gelo, na direção de Fátima, “tateia” na água, até conseguir apanhar Fátima e puxa-a com força, até a tirar do gelo. “Arrasta-a” até estarem em segurança. Fátima parece inconsciente, mas abre os olhos e sorri a tremer e cansada. Tomás abraça-a e diz-lhe o quanto a ama.

Gustavo bebe uma cerveja com Mariana, esta pergunta se ele empurrou o carro do avô dela. Ele diz-lhe que não. Mariana acredita nele, e acha que às tantas foi mesmo a mãe. Mariana fica triste por ele partir, ganha coragem e diz-lhe que vai com ele para o Nepal, também precisa de se reencontrar. Gustavo fica muito feliz.

Na aldeia todos assistem ao aparato policial com Carlota coberta por uma manta de sobrevivência a ser algemada. Todos gritam insultos. Fátima agradece a Vitória por ter ligado a Tomás a contar. Fernando abraça Vitória. Neste momento, Carlota é forçada a entrar no carro da polícia e fixa o olhar no casal com a bebé. No banco traseiro vemos Carlota em silêncio, humilhada. Tomás diz a Fátima para o seguir e saem de mão dada. Hortense olha o busto e diz que só falta ele, Tozé dá a primeira marretada na escultura. De seguida é Jacinta quem agarra num martelo e bate na escultura. Ficam Nicolau, Tozé, Paula, Jacinta a dar marretadas no busto de Augusto, que cai.

Tomás entra no abrigo da serra com Fátima, tapando-lhe os olhos com a mão. O abrigo tem a lareira já acesa, almofadas, cobertores a improvisar uma cama, comida, vinho, flores e velas acesas. Ele diz-lhe que foi o sítio onde foi mais feliz. Fátima e Tomás entregam-se à paixão, fazem amor em frente à lareira.

FIM.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18