“A Teia”: Conheça todas as personagens da novela da TVI

a teia
Marta Faial é Mónica em “A Teia”

Mónica Vieira (Marta Faial)

Nasceu e cresceu na periferia de Lisboa, filha de uma família de classe média. Ao finalizar os estudos do ensino secundário resolve emigrar para Edimburgo à procura de uma vida melhor. É lá que conhece Simão com quem se envolve romanticamente e de quem acaba por engravidar acidentalmente. Ambos resolvem assumir a relação e a criança, mas algo muda profundamente em Mónica no dia em que dá à luz a filha Inês – recebe a notícia de que sua irmã Helena morreu em circunstâncias altamente suspeitas, um possível homicídio mascarado de suicídio. Este acontecimento atira Mónica para uma depressão pós-parto tornando-a numa mulher fria, calculista e emocionalmente desajustada sem conseguir demonstrar afeto pelos outros e em particular pela própria filha. A sua relação com Simão termina pouco tempo depois do nascimento de Inês, que é rejeitada pela mãe e fica à guarda do pai. Mónica revela ser uma mulher sem compaixão e sem escrúpulos, prejudicando Simão e a filha Inês até às ultimas consequências para atingir os seus objetivos – amealhar o máximo de dinheiro possível para conseguir pôr em prática o seu plano de vingança contra Ricardo, o homem que ela suspeita ser responsável pela morte da sua irmã. Alia-se a Augusto, pai de Simão, para fragilizar o pai da filha o mais possível em troca de compensações monetárias. Outra aliada é a amiga e confidente Diana, que apesar de reprovar o seu comportamento, acaba por estar a par dos planos de vingança de Mónica, tentando aconselhá-la e demovê-la. A sua relação com Ricardo vai acabar por levá-la por um caminho que não poderia prever. Resta saber se Mónica vai ser capaz de saciar a sua sede de vingança ou ser apanhada na sua própria armadilha.

a teia
Sofia Baessa é Mayara em “A Teia”

Mayra da Silva (Sofia Baessa)

De origem cabo-verdiana e filha de famílias humildes, teve um percurso escolar com um razoável sucesso atingindo com alguma facilidade os seus objetivos profissionais, conseguindo chegar ao único lugar que lhe interessava – trabalhar diretamente com Augusto tornando-se secretária do dono dos Armazéns Rosa Neto. É uma mulher de poucos sorrisos, rezingona, pouco disponível e tem a postura de quem acorda sempre com os pés fora da cama. Estas características vão conferir comicidade à personagem, principalmente na sua relação com Domingos, que se encontra no espectro oposto quanto à forma de estar na vida e que tenta conquistá-la a todo o custo mas sem sucesso. Defende Augusto sem nunca questionar a sua conduta. Esta defesa exacerbada do patrão, um homem claramente sem escrúpulos, esconde um segredo que mais tarde se virá a revelar.

a teia
Fernando Pires é Domingos em “A Teia”

Domingos Pêra (Fernando Pires)

Nascido e criado em Lisboa, proveniente de famílias de classe média-baixa, nunca teve muito jeito para os estudos e, depois de se aventurar numa mudança precoce para o Porto, rapidamente assentou num trabalho que lhe deu a comodidade financeira suficiente para gerir a sua vida. Nunca foi um homem de grandes ambições, mas é feliz com o pouco que tem e com a vida simples que leva. Trabalha na Manutenção dos Armazéns Rosa Neto e desenvolveu uma paixão quase adolescente por Mayra. Conquistá-la tornou-se um desafio ao qual não pretende virar costas. Ao contrário dela é bem humorado, provocador, abelhudo e disponível. Tem um bom coração. No entanto, Domingos sabe mais do que aparenta. O facto de praticamente viver atrás das paredes dos Armazéns Rosa Neto vai fazer dele os ouvidos que todos assumimos que as paredes têm. Passar despercebido ser-lhe-á útil quando acabar por perceber que sabe mais do que devia, embora tenha muita dificuldade em guardar segredos.

a teia
Gabriela Mirza é Flor em “A Teia”

Flor (Gabriela Mirza)

Órfã de pais, vive numa casa de acolhimento no Porto, dirigida por Elvira, uma freira com princípios pouco católicos. Flor mantém uma relação de gato e de rato com Elvira. Não gosta dela e não tem problemas em dizer-lhe na cara. Flor é uma rapariga despachada, vivaça, frontal. Mas também muito solar. E nem o facto de ser órfã lhe tirou o entusiasmo pela vida. Flor sonha alto e não tem medo de subir. O seu maior sonho é ter uma família. Um lar. Um quarto só para si. Flor quer ter o direito a ser uma criança normal. Quando Flor conhece Cláudia, a ligação é instantânea. Cativa-a com o seu otimismo e não deixará os créditos por mãos alheias. Flor tudo fará para ser adaptada pelo casal. E não será difícil, já que Flor emana luz e esperança. Até Tiago, inicialmente renitente em ocupar o lugar da filha biológica com Flor, ela acaba por conquistar. Tudo lhe corre de feição, até ao momento em que Maria acorda do coma e volta para casa. Flor vê ameaçado o lugar que ganhou nesta família e Maria faz-lhe uma marcação cerrada. O perigo de ser devolvida à casa de acolhimento é real, mas Flor não se deixará vencer facilmente.

a teia
Miguel Cruz é Gonçalo em “A Teia”

Gonçalo Cardoso (Miguel Cruz)

Filho mais velho de Joana e Paulo, e irmão de Patrícia. Gonçalo é surdo desde que nasceu. Estuda no Colégio onde a mãe é professora e está perfeitamente inserido no seu grupo de amigos, que sempre o viram como igual. Gonçalo é muito próximo da mãe e menos chegado ao pai. Tem na irmã uma amiga e companheira. Gonçalo é um rapaz de bem com a vida, pacífico e que não procura confusões. Mas se estas lhe batem à porta, Gonçalo não se acanha e enfrenta os problemas de peito feito. E há um assunto que para ele é sagrado: a mãe. Para defendê-la, Gonçalo enfrenta quem quer que seja, mesmo que essa pessoa seja o próprio pai. Gonçalo nunca se sentiu inferiorizado por causa da sua incapacidade auditiva. Integra-se bem no grupo de amigos, ensinou-lhes até a língua gestual e comunica com bastante facilidade, porque também desenvolveu uma capacidade apurada para a leitura labial. Apesar de ser um rapaz bem resolvido, a Gonçalo nunca se lhe conheceu uma namorada. Mas o rapaz tem um secreto amor por uma amiga muito próxima. Gonçalo vai acima de tudo e de todos defender a mãe dos ataques do pai. E vai viver o seu primeiro amor com Matilde, uma violoncelista que irá precisar mais dele do que se imagina.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8