“A Teia”: Resumo dos próximos episódios

"

Episódio 52 (28 de janeiro a 3 de fevereiro)

Elvira, Jaime e Ricardo concordam que Dalila não iria acusar António de ser o assassino se não tivesse provas sobre isso. Diana sugere a Tiago que falem com Lara para tentar descobrir qual é o segredo do passado que Dalila fala no vídeo, mas Tiago nega não querer que ninguém saiba de nada por enquanto.

Lara tira disfarçadamente uma fotografia a Gatto e pede-lhe que lhe diga onde está António, que pode ser a chave para descobrirem quem é o assassino.

Gatto recebe chamada e fica nervoso a olhar para o écran. Isaura discute com Valdemar e Humberto sem acreditar que António possa estar vivo.

Lara avisa que Gatto está em sua casa e podem tentar descobrir através dele onde está António. Lara fica frustrada por Gatto ter ido embora, enquanto ela falava com a família. Isaura pega-se com Humberto e afirma que Dalila inventou toda aquela história de António estar vivo.

Diana, liga para Lara e pede-lhe para ir ter com ela à PJ para lhe contar tudo o que sabe sobre Gatto, pois precisam encontra-lo com urgência.

Gatto foge pela rua, assustado com a mensagem lhe enviaram a avisá-lo que vai pagar bem caro se contar o que sabe. Cláudia discute com Tiago por ele não querer esperar mais tempo que Maria recupere e querer já perguntar-lhe se sabe quem foi que a atropelou, convicto que não foi Max mas sim outra pessoa.

Cláudia e Tiago contam a Maria que ela foi atropelada há três anos e sorriem felizes por Maria falar pela primeira vez a dizer querer ir para casa. Tiago e Cláudia prometem-lhe voltar a serem uma família feliz a disfarçarem o seu comprometimento.  Vera toma mais um comprimido, desnorteada e subitamente lembra-se que Elvira esteve lá em casa e envia-lhe de pronto uma mensagem.

Elvira lê espantada a mensagem de Vera a dizer estar na altura de sanarem velhas feridas e sai com Ricardo. Jaime guarda a pen numa gaveta e tranca-a, saindo de seguida do escritório. Domingos surge sorrateiro de lanterna na mão no gabinete de Jaime e arromba a gaveta onde está guardada a pen.

Põe o vídeo a passar no computador, ficando de olhos esbugalhados com o que vê. Lara insiste com Isaura na possibilidade de António estar mesmo vivo, mas Isaura manda-a embora dali, continuando sem acreditar nas palavras de Dalila. Domingos envia uma mensagem a Simão a dizer precisar de falar com ele.

Augusto felicita Cláudia por Maria ter acordado do coma, dizendo-lhe perspicaz que ela e Tiago têm de fazer um esforço para se darem bem nesta altura por causa da filha.

Isaura, lembra-se revoltada de nunca ter sido verdadeiramente amada por António. Lara recusa-se a acreditar nas palavras de Simão e Domingos sobre António ser um assassino que já matou Margarida, Paulo e Dalila e sai magoada com Simão, por ele acreditar que o seu pai fosse capaz de matar alguém.

Tiago discute com Diana por ter contado a Lara o conteúdo do vídeo de Dalila, mas Diana riposta que Lara tinha o direito de saber a verdade. Valdemar recusa-se a acreditar no que Lara conta de Dalila ter acusado no vídeo António de ser um assassino. Isaura surge a afirmar que António seria bem capaz disso.

Os Seixas entreolham-se desorientados e Lara diz que têm de focar-se em encontrar Gatto, que pode ser a chave daquele mistério.  Tiago pede a Mário que Diana seja afastada do caso em que estão a trabalhar e Mário recusa e Tiago sai furioso porta fora. Simão procura por Gatto e um músico diz-lhe que ele costuma estar numa rua ali perto.  Dentro de um carro, alguém acompanha todos os passos de Simão.

Simão e Domingos localizam Gatto e exigem-lhe que ele diga se é verdade que António está vivo. Abel surge e Gatto foge disparado. Diana tenta fazer as pazes com Tiago e ele rejeita falar sequer com ela, dizendo que ela traiu a sua confiança e está profundamente arrependido de se terem envolvido.

Cecília e Joana festejam com Cláudia o recobrar do coma de Maria. Cláudia sorri para Flor com mais aquele problema que tem em mãos de dizer a Maria que tem uma nova irmã.  Diana sai abalada a ouvir Tiago a prometer a Maria serem a família que já foram antes. Cláudia olha surpresa para Diana, agradecendo-lhe por ter vindo ali.

Cláudia discute com Tiago por ele estar a pensar que vai voltar para casa agora que Maria recuperou e Tiago ataca-a dizendo que então ela também tem de contar à filha que já tinha desistido dela e por isso adotou Flor.

Vera tenta agredir Elvira por ela lhe ter trocado a medicação e Ricardo tenta acalma os ânimos, com Vera a ficar atónita após o grupo lhe contar que António está vivo e é ele quem tem andado a assassinar todos.  Simão diz a Domingos precisar de apanhar Gatto por ele poder desvendar se foi António quem matou Margarida.

Olha tenso para Domingos a questioná-lo como vai ficar a sua relação com Lara, se isso for verdade.  Lara pensa triste em Simão por ele achar que António pode ter matado Margarida. Valdemar, Humberto e Lara concordam em defenderem o nome de António até às últimas consequências por ser inconcebível a ideia dele se ter tornado um assassino.

Inês torce o nariz quando Augusto lhe diz que Isaura vai passar a tomar conta dela. Isaura diz a Augusto ter algo importante para lhe contar.  Augusto chega à PJ ao mesmo tempo que Humberto e Valdemar e este acusando-os de andarem a esconder António, que pode ter matado Margarida.

Diana mostra a Valdemar, Humberto e Augusto o vídeo de Dalila, com todos eles a abrirem a boca de espanto com o conteúdo do mesmo.  Lara entra em casa, estranhando ver a sala toda remexida. Lara olha espantada para Gatto a dormir na sua cama. Recebe nesse momento uma mensagem de António, ficando em choque.