“A Única Mulher”: Francisca é violada e Santiago é preso

Francisca vai a uma festa na hamburgueria com Clara. Ela dança sensualmente com João Maria, perante a consternação dos amigos. Os dois estão já embriagados quando ele a beija e tenta agarrar. Ela solta-se de empurrão e sai furiosa.

Entretanto, Clara prepara-se para ir embora da festa, mas não encontra a prima em lado nenhum. Esta caminha por um beco escuro à procura de um táxi, sem notar que é seguida. Quando se apercebe que alguém está atrás dela, foge para um local ainda mais perigoso.

Quando se vira, vê um homem com um capuz que a agarra e fica em pânico. Ela tenta fugir, mas o vulto dá-lhe uma violenta bofetada e atira-a contra uma parede. Ele desaperta o cinto, enquanto ela o olha, aterrorizada. Entretanto, Patrícia, Bruno e Clara estão preocupados por não saberem onde está a amiga. Quando a encontram no beco, ela tem a camisa rasgada e está sem calças nem sapatos.

Posteriormente, em casa dos Sacramento, Pilar recebe um telefonema de Concha a avisar que Francisca poderá ter sido violada. Jorge está disposto a ir à Polícia, mas a esposa convence-o de que é melhor tratar o assunto com discrição por causa da filha. Ela decide ir a casa da cunhada e Luís Miguel vai com ela.

No dia seguinte, Santiago descobre que Francisca foi violada e, impaciente, quer ver a jovem, mas Orlando acha que não é boa altura. Ele sente que devia ter lutado por ela e ter ficado em Portugal a protegê-la. Luena oferece-se para saber como está Francisca e contar-lhe.

Enquanto isto, Jorge, Pilar, Berta e Rafaela entram no quarto de Francisca e encontram Santiago, que entrou pela janela. O empresário agarra-o, querendo saber o que ele está ali a fazer. O brasileiro tenta justificar-se e Rafaela argumenta que ele estava preocupado com o estado da rapariga. Eles preparam-se para ir embora, mas Pilar recorda tê-lo visto próximo da casa de Concha na noite em que a filha foi violada. Jorge chama a inspetora da PJ.

Francisca garante à mãe que Santiago não lhe fez nada, mas resiste em revelar quem a atacou. Pilar acha que, se Santiago é inocente, não terá problemas em falar com a inspetora.

Pouco depois, Laura interroga o brasileiro, que explica que esteve na hamburgueria na noite do ataque, mas não viu Francisca. A inspetora exige que ele não saia do País.

Quando está para ir-se embora, Ana Maria força-o a mostrar os arranhões que tem no pescoço, adiantando que o viu logo após o ataque e ele estava com cara de caso. Jorge e Luís Miguel confrontam-no. Francisca tenta sair em defesa dele, mas é Rafaela quem acaba por admitir que dormiu com ele nessa noite e foi responsável pelos arranhões. Francisca sai de casa a chorar e Luís Miguel vai atrás dela.

Entretanto, Orlando confirma à inspetora a história do amigo. Ele adianta que Santiago adora Francisca e só não estão juntos por oposição da família dela. Laura vê ali um motivo de vingança.

Mais tarde, Laura vai a casa de Diogo falar com ele e encontra Sara. Esta fica em pânico com a possibilidade dele ser suspeito na violação. Diogo chega a casa e prontifica-se a falar com a inspetora. Laura repara numa das camisas que o financeiro trouxe da lavandaria e compara um botão em falta com o que encontrou no local do crime.

Entretanto, Santiago confessa a Rafaela e Luena estar preocupado com a acusação de violação. A bailarina decide pedir a Henrique que defenda o amigo, mas este recusa, por estar ligado à família Sacramento. Para piorar a situação, Ana Maria incrimina o professor de dança perante a inspetora da Polícia. Laura pergunta-lhe se usava camisa na noite do incidente e se perdeu algum botão. Ela não se recorda, mas, mal a inspetora sai de sua casa, faz um telefonema.

De seguida, Luís Miguel pergunta a Ana Maria se ela acha que foi Santiago quem atacou a irmã dele. Ela mente e diz-lhe que foi por ela ter mencionado o nome dele que a irmã a atirou das escadas abaixo. Ele sai possesso de raiva.

Enquanto isto, Laura entra no quarto de Santiago e procura no roupeiro dele uma camisa sem botão, mas não encontra nenhuma. O brasileiro chega entretanto e acusa-a de estar a fazer uma busca ilegal, expulsando-a do quarto.

Momentos depois, Ana Maria vai a casa de Diogo e diz-lhe que está a tornar-se impossível atirar as culpas da violação para cima de Santiago. Ela avisa Diogo que a inspetora encontrou um botão no local do crime e, caso se prove que este não pertencia a uma camisa do brasileiro, será difícil entalá-lo. O financeiro paga-lhe pela informação, pedindo-lhe para ela colocar a camisa dele sem um botão no sítio certo.

No dia seguinte, o professor de dança pretende apresentar queixa por causa da busca ilegal que Laura conduziu no seu quarto de hotel. Rafaela aconselha-o a colaborar com a Polícia para não levantar suspeitas.

Luís Miguel aparece e confronta-o, acusando-o de ter violado Francisca. O brasileiro defende-se, dizendo que nunca faria mal à jovem e que continua apaixonado por ela.

Pouco depois, Ana Maria finge ser empregada do hotel e entra no quarto de Santiago. Ele fica furioso e tenta expulsá-la. Ela garante que veio pedir desculpa e ele solta-a.

Ana Maria chora e pede para ir à casa de banho retocar a maquilhagem. Depois, sai com um ar cínico. Santiago fica desconfiado com a atitude dela e vai à casa de banho, mas não encontra nada suspeito.

De seguida, Ana Maria garante a Diogo que está tudo tratado para que Santiago possa arcar com as culpas da violação.

A Polícia volta ao quarto do suspeito, desta vez com um mandado de busca. Ele protesta inocência, mas deixa a inspetora fazer o seu trabalho. Laura e o colega encontram na casa de banho a camisa de Diogo sem um botão e o telemóvel de onde foi enviada a mensagem a Francisca.

Santiago fica petrificado e recorda quando Ana Maria foi ao quarto dele, suspeitando que ela seja responsável por plantar as provas falsas.

Horas depois, Rafaela e Luena conversam sobre a acusação que está lançada sobre o amigo. Nesse momento, a inspetora chega, dizendo ao brasileiro que foi constituído arguido por violação. A bailarina, incrédula, liga imediatamente para o advogado. Santiago é levado, acompanhado pela Polícia, sob o olhar indignado de todos. A notícia da prisão do brasileiro deixa os amigos chocados.

Com informações revista ANA