Abril 2014: TVI24 com liderança recorde em prime-time

A TVI24 foi o canal de notícias com maior share de audiência no horário nobre no mês de abril: obteve uma quota de 1,6% em total de indivíduos e universo, com a SIC Notícias a registar a segunda posição com 1,5%, seguida da RTP Informação com 0,8%, CMTV com 0,5% e Porto Canal com 0,2%, de acordo com a GFK.

Neste período do dia (20/24) e num top incluindo os canais generalistas, a TVI24 obtém a 5ª posição entre os mais vistos (SIC Notícias em 8ª lugar).

Este valor da TVI24, o melhor de sempre da sua história em horário nobre, corresponde entre os canais de notícias portugueses a um share de 35%, sendo que em indicador equivalente, a SIC Notícias regista 33,3%, RTP Informação 17,7%, CMTV 10,2% e Porto Canal com 3,8%.

Para a totalidade do dia, a TVI24 fechou o mês de abril com 1,4% ocupando a segunda posição, a SIC Notícias que regista 1,8%, RTP Informação 0,9%, CMTV 0,5% e o Porto Canal tem 0,2% de share. Neste mês o contato diário com a TVI24 foi de 1 milhão 489 mil consumidores de notícias a passarem pelo canal. Para os quatro meses decorridos em 2014, a comparação homóloga indica que a TVI24 cresceu 19% no total do dia e 27% em prime-time.

Na análise da temática política e económica, “Olhos nos Olhos” e “Politica Mesmo “ mantiveram a sua relevância junto do seu público com uma audiência média respetiva de 70 e 68 mil espectadores, com uma audiência total a variar entre 230 e 270 mil indivíduos por programa.

Neste mês encerrou-se o ciclo de programas “28 minutos e 7 segundos de vida”, com duas emissões a última das quais com o testemunho íntimo dos descentes de Manuel Forjaz – neste mês estas duas emissões obtiveram uma audiência média de 139 mil espectadores correspondendo a um share de 3,8%.
“Discurso Direto” têm uma média de 22 mil espectadores e um share no horário de 1,7% com uma forte participação dos espectadores.

Em abril a oferta diária de noticiários registaram uma audiência média de 32 indivíduos correspondendo a um share de audiência de 1,4% e uma audiência total de 142 mil indivíduos. Neste segmento de oferta destaca-se a 25ª hora com uma audiência média de 60 mil indivíduos e uma quota de audiência de 2,6%.
Nos primeiros dias do mês a estação emitiu a UEFA Youth League – Sub. 19 , os dois jogos transmitidos, envolvendo o Benfica, Real Madrid e Barcelona obtiveram uma audiência média de 121 mil espectadores e uma quota de audiência muito significativa no horário de 3,7% e 5,8%.

Neste mês também o ciclismo marcou presença na estação com a transmissão de três provas clássicas: Paris – Roubaix, La Fleche Wallonne e a Liege Bastogne Liege. A audiência média destas transmissões foi elevada do ponto de vista de audiência total com valores entre os 205 e os 218 mil espectadores.
“Prolongamento” obteve neste mês uma audiência média de 101 mil indivíduos (share de 2,5%) o qual corresponde a um dos melhores registos deste ano. A audiência total deste programa está em mais de 488 mil indivíduos por emissão semanal.

“Mais Futebol”, obteve no mês uma audiência de 76 mil indivíduos e uma audiência total de 357 mil indivíduos.

As comemorações dos 40 anos do 25 de abril estiveram muito presentes na TVI24. Durante o mês foram emitidos um conjunto de debates intitulados “25 de Abril, 40 anos”, com destaque do ocorrido no dia 15, com o tema “Poder Local” em que Paulo Magalhães colocou frente a frente António Costa, Bernardino Soares, Carlos Carreiras e Rui Moreira. Na mesma semana mas no dia 17 foi a vez do tema “Liberdade e Democracia”, com a participação de António Barreto, Frei Bento Domingues, Eduardo Lourenço e Jaime Nogueira Pinto. Estas duas emissões obtiveram uma audiência total superior a 170 mil espectadores.