Acabou a polémica: GfK passa com nota positiva na auditoria

Audiências

Está concluída a auditoria à GfK pedida pela RTP e TVI. A empresa que mede as audiências em Portugal passou na avaliação sem nenhum ponto crítico a apontar.

Para a CESP, empresa francesa contratada pela RTP e TVI para avaliar a medidora de audiências, «o painel da GfK cumpre os requisitos internacionais», revela o Correio da Manhã.

A auditora não fez quaisquer «observações críticas» e apenas se limitou a fazer «algumas recomendações de detalhe» quanto ao funcionamento da gigante alemã.

O relatório que deverá ser vinculativo e que deu uma nota positiva à GfK foi entregue na passada segunda-feira aos operadores. A TVI não comentou os resultados, mas a RTP fez saber ao CM que «o processo ainda não está terminado».

Os operadores vão agora reunir-se em sede de CAEM para analisar o documento. Uma fonte adianta ainda ao jornal que «o parecer [da CESP] é bastante rigoroso e foi feito um trabalho exaustivo».

Caso todos os operadores aceitem os resultados da auditoria, o processo deve chegar ao fim depois de ter feito correr muita tinta. RTP e TVI já terão pago, inclusive, as centenas de milhares de euros que deviam à GfK.