“Alma e Coração”: Resumo dos próximos episódios

"

216º Episódio (22 a 28 de abril)

Farta da atitude de Vitória, Sara vai à casa dela e diz à neta que ela é igual a Júlia e que ela não merece ter Diana como mãe. Vitória age de forma arrogante e Sara revela que Diana nunca quis estar com Gonçalo e que Vitória é fruto de violação.

Vitória chega a casa chateada e conta a Clara que Diana fez uma cena no velório de Margarida. Declara que a odeia e Clara percebe que há algo mais que irritou a amiga. Vitória conta que Naomi apareceu e a conversa é interrompida por uma vídeo chamada de Zé Maria.

Diana vai ter com Sara à marisqueira e conta que Vitória a desprezou no velório de Margarida pois está a ser manipulada por Júlia é Gonçalo. Sara, muito acelerada, afirma que Vitória tem de saber a verdade sobre Gonçalo o quanto antes.

Gonçalo conta a Júlia como foi o velório e Júlia quer saber como foi com Vitória e Gustavo. Gonçalo conta que estiveram sempre juntos até Naomi chegar.

Gustavo agradece a Naomi e a Aida terem ido ao velório e esta percebe que há algo de errado nele. Depois dele sair, Naomi quer saber o que é que a mãe sentiu e Aida refere que sente que fizeram alguma coisa a Gustavo.

Farta da atitude de Vitória, Sara vai à casa dela e diz à neta que ela é igual a Júlia e que ela não merece ter Diana como mãe. Vitória age de forma arrogante e Sara revela que Diana nunca quis estar com Gonçalo e que Vitória é fruto de violação.

Aida vê a energia de Gustavo nos búzios e confirma o que já suspeitava, alguma coisa de magia negra foi feita a Gustavo e não gosta do que vê.

Celso e Clara entram em casa dela, animados e encontram Vitória de saída, a chorar. Clara percebe que algo se passa e fica preocupada. Vitória sai e Clara diz a Celso que algo grave aconteceu.

Alice desabafa com o padre Nuno e sente que João também lhe foi infiel. O padre aconselha-a a conversar com o marido e a contar-lhe o que sente.

Em casa dos Macedo, todos conversam sobre a morte de Margarida. Nestor fala sobre o seu livro e não tem a certeza de haja leitores interessados. João aparece para ir levar Adelaide ao aeroporto. Ela discute com Nestor e este reage mal, farto da atitude da filha. Jacinta tenta acalmar o marido.

Marta e Gustavo estão inconsoláveis e conversam. Apesar de tudo, Gustavo diz à irmã que eles são rijos e tem a certeza que as coisas vão melhorar.

Sara trabalha arduamente na marisqueira e Martim, de saída, sugere-lhe que vá descansar pois é importante dormir. Sara responde agressiva e Martim fica incrédulo com a atitude dela.

Vitória regressa a casa, de rastos e Clara quer saber o que se passa. Vitória conta o que soube por Sara e que ela é fruto de uma violação de Gonçalo a Diana. Atónita, Clara acha que ela deve perceber se isso é mesmo verdade.

Diana e Rodrigo vêem o filme Casablanca e conversam sobre o que se passou em Marrocos. Diana declara que não era capaz de sacrificar o amor deles, nem pela sua filha. Dançam e beija-se felizes.

Rui trata o galo como um animal de estimação e Martim não quer acreditar no que vê. Rui decide que não vai servir mais animais ali no café. Martim entrega-lhe as sandes que Carla mandou e quer que ele lhe pague logo.

Jacinta estranha a falta de fiambre e queijo na casa de chá. Numa das mesas, Vera está com Cecília e sente-se em baixo com a morte de Margarida. Cecília não sente o mesmo e informa a irmã que colocou a sua parte da casa em nome de Leonor. Pede ainda a Vera que a avise se acontecer alguma coisa com a sua filha e Vera promete que o fará.

A segui, Vera partilha com Luís que Cecília deu a sua parte da casa a Leonor. Por outro lado, sente-se culpada por ter vontade de voltar a trabalhar e Luís apoia-a a cem por cento, juntos irão conseguir organizar-se com o bebé Manuel.

Marta está sem forças para continuar a dançar e António mostra-lhe fotografias do espetáculo de Marta onde se vê Margarida a assistir, de lágrimas nos olhos. Também ele sabe o que é perder a mãe e aconselha-a a focar-se nos seus objetivos.

Aida conta a Gustavo que lhe fizeram mal mas ele não quer saber dessas coisas e agradece-lhe mas não quer a ajuda dela. Triste Aida percebe que não vale a pena dizer mais nada.

Vitória está de saída quando atende uma chamada de Júlia e recusa ir jantar com ela e com Gonçalo. Tem de trabalhar e Gustavo também não está com cabeça para grandes encontros. Depois de desligar, Júlia comenta com Gonçalo que achou Vitória estranha e pergunta se ele tem a certeza que a filha não falou com Diana no velório.

Aida conta a Naomi que Gustavo precisa de ajuda e viu isso nos búzios. Naomi diz à mãe que ela está a tentar arranjar uma justificação para ele a ter trocado por Vitória e pede-lhe que deixe Gustavo em paz.