“Alma e Coração”: Resumo dos próximos episódios

"

84º Episódio (10 a 16 de dezembro)

Os agentes do SEF preparam-se para levar Aida enquanto Leo e os moradores, muito exaltados, tentam impedir que isso aconteça. Naomi chora, desesperada e nervosa quando Gustavo chega e afirma diante dos agentes do SEF que a busca à casa de Aida foi ilegal e, como tal, tem uma nova ordem do tribunal que liberta Aida de qualquer acusação.

Zé Maria revista o casaco de André e tira de lá a sua carteira. André entra mas não percebe o que o filho está a fazer. Sorrateiramente, Zé Maria encontra um cartão de memória e estranha.

Diana atende o telemóvel a João que está farto de tentar ligar. Apesar de estar muito ansiosa com a prisão domiciliária, não quer que ele regresse já por sua causa. No entanto, João está decidido a voltar o quanto antes a Portugal. A seguir, este conversa com Margarida e explica a situação em que se encontra e esta apoia a sua decisão, mas ressalva que sabe que ele vai voltar.

Aida prepara-se para ir às compras quando é surpreendida pela chegada de dois agentes do SEF com ordem de deportação. Fora de si, Leo afirma que a mãe não irá a lado e nenhum.

No bazar de moda, Naomi recebe a notícia de que estão a levar a sua mãe e quer ir para casa, de imediato. Consternado, Flávio manda-a para casa e Naomi sai, muito nervosa.

No estaleiro, André fica muito nervoso quando dá pela falta da carteira. Vera apercebe-se que algo se passa com ele e repara no cantil de bebida alcoólica dele quando este sai apressado.

Na casa de chá, Zé Maria mete o cartão de memória do pai no seu computador e fica enojado ao ver os vídeos de André com as prostitutas.

Carmo e Celso conversam enquanto saem da casa de chá para comer um gelado. Esta sente-se nervosa mas afirma que está preparada para passar uma noite com ele. Celso trata-a de forma carinhosa e beija-a.

Os agentes do SEF preparam-se para levar Aida enquanto Leo e os moradores, muito exaltados, tentam impedir que isso aconteça. Naomi chora, desesperada e nervosa quando Gustavo chega e afirma diante dos agentes do SEF que a busca à casa de Aida foi ilegal e, como tal, tem uma nova ordem do tribunal que liberta Aida de qualquer acusação.

Zé Maria chama Francisca para lhe mostrar o vídeo que descobriu no cartão de memória de André com as prostitutas. Francisca chora humilhada e Zé Maria pergunta à mãe se quer mesmo continuar casada com aquele homem. André entra em casa e gela ao perceber o que a mulher e o filho estão a ver.

Vera desabafa com Diana e comenta que acha que André voltou a beber. Também estão ambas convencidas que André ainda está envolvido com Adelaide. Por fim, Vera declara que se descobrir que André estava envolvido nos esquemas de Giacomo, o mata.

Francisca está humilhada e furiosa com André. Cheia de raiva, agride-o e confronta-o com as suas traições e com o vídeo que acabou de ver. André não sabe o que dizer e praticamente não reage.

Nestor e Jacinta visitam Simão no hospital e este acusa o avô de ter abandonado a avó grávida e de ter voltado para Portugal sem nunca mais querer saber dela. Nestor tenta explicar que eram tempos de guerra e que foi tudo muito complicado mas Simão não aceita as suas desculpas.

À saída do hospital, Nestor está transtornado por Simão não aceitar a sua justificação. Jacinta reforça, uma vez mais, que ele não deve desistir do neto pois o estado de saúde de Simão é muito grave e se não receber um transplante de fígado pode morrer.

No bazar de moda, Carmo experimenta alguns vestidos e está nervosa sem saber qual há de escolher. Flávio ajuda-a a escolher um e manda-a experimentar. Carmo sai do vestiário e Flávio elogia a sua elegância, ficou perfeita e nem precisa de acessórios.

Na casa de chá, Vitória sente-se insegura e comenta com Júlia que receia perder o seu lugar na rádio agora que já não namora com Paulo. Marta entra e enfrenta-as, dizendo que lhe vai dar muito gozo quando Fernando perceber que está a viver com duas víboras. Júlia responde e faz um comentário jocoso à perna amputada de Marta.

Em casa de Aida, o ambiente é de festa. Gustavo conseguiu impedir a deportação de Aida e todos lhe agradecem felizes. Aida sente-se grata e comovida e admite que nem quer imaginar o que seria a vida dela se tivesse de voltar para Cabo Verde.

Naomi e Gustavo saem para a rua e esta está muito feliz por Gustavo ter ajudado a sua mãe. Abraçam-se e acabam por se beijar apaixonados. Gustavo leva Naomi para lhe mostrar algo. Encaminha-a para um terraço onde põe música a tocar e surpreende-a ao mostrar que sabe dançar.

Em casa de Cecília, Vera espera pela irmã, cunhado e sobrinha. Quando estes chegam pergunta como correu o depoimento de Leonor na polícia. Cecília conta que para a polícia foi muito importante pois agora vão investigar os contatos todos de Giacomo.

Adelaide fica surpresa ao encontrar Deolinda ainda a cozinhar e declara que gostava de ter uma cozinheira a sério, o que deixa Deolinda picada. Esta tenta armar-se em boa e explica o que vai fazer para o jantar.

André chega a casa e encontra Francisca abatida de tanto chorar. Diante da hipótese de André se divorciar dela, Francisca faz chantagem com ele, dizendo que sabe que foi ele quem matou Giacomo e que irá contar tudo à polícia, se André não fingir que está tudo bem entre eles. Zé Maria chega e fica em choque por Francisca não mandar André embora e tê-lo perdoado.