“Alma e Coração”: Resumo dos próximos episódios

"

20º Episódio (8 a 14 de outubro)

Francisca abre a porta a Zé Maria e quando este vai a explicar o que aconteceu, Diana entra com ele. Francisca fica chocada ao ver ali a antiga amiga. Diana fica também petrificada.

De volta à sua autocaravana, Diana está de rastos. João decide ficar com ela e Diana abraça-o em gratidão por todo o apoio. João fala com a mãe ao telemóvel e recusa o convite para o jantar.

Em casa dos Macedo, todos conversam animados. Zé Maria declara que não gosta de estar em Lisboa e Francisca fala sobre o seu blogue. Impressionada com André e Francisca, Adelaide convida-os para o casamento de João. Falam sobre Diana e Nestor afirma que ela é uma mulher muito interessante.

Luís e Cecília deixam Leonor com Vera para irem passar uns dias fora. Cecília está em stress. Cruzam-se com Fernando e Margarida que estão de saída para ir visitar Marta.

Naomi vai à loja de tecnologia comprar uma capa de telemóvel. Celso aproveita para a convidar para sair mas Naomi recusa.

De volta ao carrinho dos gelados, Naomi repara em Danny que devia estar nas aulas. Manda-o para a escola, imediatamente, ou vai ligar à mãe. Danny inventa que está à espera de um amigo. Zé Maria aparece e vai ter com ele e Danny vende-lhe um telemóvel. Fala-lhe no material que tem em casa e convence-o a ir com ele lá.

André está preocupado com o filho que saiu sem conhecer ninguém em Lisboa. Juntamente com Francisca, recordam o episódio de bullying que Zé Maria sofreu na escola. Por sua vez, Francisca receia ter cancro novamente.

Diana treina e executa vários movimentos na escola de circo para expiar a sua dor. António observa-a, impressionado. Reparando nele, Diana pergunta-lhe qual é o seu maior arrependimento e António responde que foi não regressar logo a Portugal quando soube que a mãe estava doente. Ela declara que se arrepende de ter abandonado uma pessoa frágil que precisava dela.

Zé Maria fica assustado ao entrar no bairro. Danny diz-lhe para não se preocupar pois conhece toda a gente ali. Só tem de ir a casa ver se a mãe lá está. Deixa Zé Maria sozinho e sem que ele veja, faz sinal aos seus amigos. Estes cercam Zé Maria que foge com medo. Quando o apanham, batem-lhe e roubam-lhe o telemóvel e os ténis.

Em pânico, Zé Maria entra na escola de circo e pede ajuda a Diana. Ela apressa-se a ajudar e quer saber o que é que ele está ali a fazer. Zé Maria só quer ir para casa e Diana tenta acalmá-lo.

Zé Maria não sabe o número de telefone dos pais e Diana oferece-se para o levar a casa. Rui pergunta se ele veio ali comprar droga e Diana repreende-o.

Na casa de chá, Rodrigo conversa com Carmo e esta declara que não acredita que haja amor entre João e Diana. Rodrigo pergunta à irmã se já tinha ouvido falar dela e Carmo explica que não mas não abre a boca para falar da homossexualidade de João.

Francisca abre a porta a Zé Maria e quando este vai a explicar o que aconteceu, Diana entra com ele. Francisca fica chocada ao ver ali a antiga amiga. Diana fica também petrificada.

Vera chega atrasada ao estaleiro e pede desculpa a André. Este ressalva que não há problema nenhum. De seguida, conversam sobre o projeto de um navio, Vera tem algumas dúvidas.

Francisca está em choque ao ver ali Benedita. Manda o filho para o quarto e quer saber porque razão a amiga forjou a sua morte. Diana recusa dar explicações ou falar do passado e vai embora, sem reparar numa fotografia de Francisca com André.

Já na rua, Diana tenta acalmar-se pois foi muito difícil voltar a ver Francisca. Tenta sair dali na sua mota mas um carro buzina-lhe e quase a faz cair. Fica a recompor-se por algum tempo e chora.

Zé Maria conta a Francisca que foi assaltado mas esta só quer saber de onde conhece aquela mulher. Zé refere que ela se chama Diana e trabalha na escola de circo. Atormentada, Francisca pede ao filho que não conte nada ao pai.

Na sua autocaravana, Diana faz uma sanduíche enquanto recorda o encontro com Francisca. Vai buscar a caixa onde ficou o único postal que escreveu para a filha e fica a olhar para ele durante um bocado.

Em casa de Júlia, Clara e Vitoria falam mal de Danny e Aida ouve tudo. Observa a Clara que um dia quando for mãe vai perceber porque é que ela defende o filho. Vitória acusa Danny e faz-se de vítima. Clara vai à casa de banho e Vitória mexe no seu telemóvel e tira as fotografias íntimas da amiga.

Naomi faz a inscrição na escola de circo para fazer uma formação. António fala sobre o funcionamento da escola e Naomi fica entusiasmada. Diana conta-lhes sobre o rapaz que foi assaltado e que Danny está envolvido nisso.

Francisca liga para a André para contar que Zé Maria foi assaltado mas não fala do encontro com Diana. Depois de desligar, André conversa com Vera sobre o filho e explica que ele teve problemas na escola, no passado. Vera sugere-lhe que vá para casa que ela trata de tudo.

Diana conta a João o seu reencontro com Francisca. Surpreendido, João acha que está na hora dela enfrentar o passado e parar de fugir. Por fim, avisa-a que terão de ir a um jantar com a família dele.

Já em casa, André quer falar com o filho. Diz a Francisca que Zé Maria tem de reagir ou vai ser sempre um coitadinho. Francisca está absorta com o encontro com Benedita e não tem coragem de dizer a André que ela está viva.