“Alma e Coração”: Resumo dos próximos episódios

“Alma e Coração”: Resumo dos próximos episódios

13º Episódio (1 a 7 de outubro)

No seu quarto, Marta acorda e fica feliz por ver os pais e Gustavo ali. Fica em choque e revolta ao perceber que ficou sem perna e não quer acreditar que a família tenha sido conivente com isso. Todos tentam dar uma explicação mas Marta não aceita ouvir nada.

Aida sente um mau pressentimento, está preocupada porque Danny não dormiu em casa. Quando este entra casa como se nada fosse, Aida ralha com ele e Naomi também lhe chama irresponsável.

Na escola de circo, os alunos convivem enquanto António, Diana e Rui conversam sobre o atropelamento de Marta. Diana acha inacreditável que alguém atropele uma pessoa e fuja a seguir. Liga para Rodrigo.

No festival, Rodrigo conversa animado com Paulo, no exterior da cabine e não ouve o telefone.

Diana fica insegura em relação a ele. De seguida, partilha com António que tem muita dificuldade em abrir-se porque teve uma má experiência com os homens. António defende que nem todos os homens são maus e recorda-lhe que o ser humano não foi feito para estar sozinho.

Na esquadra da polícia, Vitória está muito nervosa e disfarça o melhor que pode. Júlia, pelo contrário, muito segura de si, faz a denúncia de roubo do carro. A polícia avisa que logo que tenham novidades sobre o carro entrarão em contato com elas.

Em casa dos Macedo, falam sobre o atropelamento de Marta. Adelaide sente muita pena dela pois ficou com a carreira de bailarina destruída. Nestor vai até ao seu escritório, esse dia é complicado para ele pois é a data em que morreu um amigo seu na guerra. Depois dele sair, Jacinta fala sobre o terror que ele lá viveu.

A sós, Nestor olha para um álbum de fotografias antigas e recorda o amigo que morreu. Fica muito perturbado com essas lembranças.

Na rua, a polícia encontra o carro de Vitória e alguns técnicos retiram as impressões digitais. Um dos agentes fala com o técnico e reparam no sangue. Vão analisar para ver se corresponde ao sangue de Marta.

Na Somecel, Júlia fala ao telemóvel com Fernando. Fica muito angustiada ao perceber que Vitória atropelou Marta. Apressa-se a desligar e pede para ele ir dando notícias sobre o estado da filha. Fernando está de rastos e avisa que não sabe quando voltará ao escritório.

João vê a sua conta bancária online quando é surpreendido pela chegada de Carmo. Esta quer saber o que se passa com ele pois não lhe tem ligado nada. Insiste com o irmão sobre que segredo lhe esconde e João responde que está tudo bem. Nesse momento, o chantagista liga e João pede-lhe mais tempo para reunir todo o dinheiro, sem sucesso. Fica perturbado e Carmo insiste novamente em querer saber o que se passa e João responde de forma bruta.

Clara visita Vitória e esta afirma que não chegou a sair de casa para ir ter com ela à festa. Clara relata que Gustavo esteve sempre a dançar com Naomi e conta ainda que Marta foi atropelada. Por fim, conversam sobre o trabalho de Clara e do assédio de Paulo.

No festival, Rodrigo conversa com Paulo sobre trabalho e Rodrigo repara, finalmente, que tem várias chamadas não atendidas de Diana. Fala também com Beatriz ao telefone pois ela precisa de ir a casa dele buscar umas coisas suas.

Júlia conta a Vitória que foi Marta quem ela atropelou. Esta sobreviveu mas está em estado grave. Sugere à filha que ligue a Gustavo e quando Vitória liga ao namorado, fica em choque ao saber que tiveram de amputar a perna de Marta. Depois de desligar, Vitória chora consumida pela culpa.

Toda a família de Marta está consternada com a situação. Fernando observa que a filha os vai culpar por terem autorizado a amputação. Margarida prefere isso à sua morte e todos sentem uma grande revolta pelo sucedido.

A polícia entra em casa de Danny com um mandato de captura. Acusam-no de furto, atropelamento e fuga e levam-no. Naomi fica desesperada enquanto Danny jura que não atropelou ninguém.

Na marisqueira, Eduarda fica indignada ao ver fotos de Jessica nua. Flávio diz-lhe que pare de embirrar com a namorada do filho. Diana entra para jantar e Paulo que já está sentado, convida-a para lhe fazer companhia, dizendo que é amigo de Rodrigo. Diana recusa o convite e, furioso, diz que Rodrigo foi encontrar-se com a ex-namorada.

Em casa de Rodrigo, Beatriz tira o bilhete de avião que foi por lapso num livro. Diz a Rodrigo que tem pensado nele mas este não a deixa acabar. Explica que tem de voltar para o festival e saem juntos.

Na rua, Beatriz despede-se de Rodrigo com um beijo na boca. Diana assiste a tudo, sentada na sua mota e fica magoada. Vai embora a chorar.

Irritado, Rodrigo pergunta a Beatriz o que pretende com aquela atitude. Deixa bem claro que está com outra pessoa. Beatriz só quer que fiquem amigos mas Rodrigo apressa-se a ir embora pois tem de voltar ao festival.

Diana entra furiosa na sua autocaravana. Sente-se enganada e traída por Rodrigo e chora. Derruba alguns objetos, entre eles, a caixa onde guarda os postais que escreveu à filha, ao longo dos anos.

Aida e Naomi estão nervosas porque Danny foi detido. Aida pergunta à filha se Gustavo aceitaria ser advogado do irmão e Naomi explica que isso é pouco provável pois Gustavo é irmão de Marta.

No hospital, todos esperam angustiados que Marta acorde. Gustavo recebe uma chamada da polícia a avisar que apanharam o suspeito de ter atropelado Marta. O médico avisa que Marta vai acordar a qualquer momento e que é importante a família estar presente no momento em que ela perceber que foi amputada.

No seu quarto, Marta acorda e fica feliz por ver os pais e Gustavo ali. Fica em choque e revolta ao perceber que ficou sem perna e não quer acreditar que a família tenha sido conivente com isso. Todos tentam dar uma explicação mas Marta não aceita ouvir nada.

Vitória diz a Júlia que não se sente à vontade para ir ao hospital encarar a família de Marta. Júlia explica à filha que tem de o fazer para afastar qualquer suspeita sobre si. Vitória sente-se mal por estarem a acusar uma pessoa inocente.

Na esquadra, Danny jura a Aida que só deu umas voltas no carro mas não atropelou ninguém. Está confiante que não há nada que prove que foi ele quem atropelo Marta e saberá se vai ficar detido ou não depois de ser presente a um juiz. Aida avisa o filho que não tem dinheiro para pagar a um advogado.

Jacinta aconselha Nestor a ir ao almoço dos seus companheiros veteranos de guerra. Acha que lhe faria bem falar sobre o que se passou na guerra mas Nestor declara que não quer ir.

No festival, Rodrigo e Gil fecham a emissão. Gil decide ir dar uma volta enquanto Rodrigo liga para Diana. Esta decide não atender a chamada nem responder às suas mensagens. Triste, acaba por desabafar com António sobre ter visto Rodrigo aos beijos com a ex-namorada. António acha que ela não se deve precipitar e que deve pelo menos pedir uma explicação a Rodrigo.