“Alma e Coração”: Resumo dos próximos episódios

"

11º Episódio (24 a 30 de setembro)

Em casa, João conversa ao telefone com a mãe quando recebe um e-mail que o deixa chocado. É uma fotografia dele num bar gay, rodeado de homens. Exigem-lhe 100 mil euros para aquela informação não ser divulgada.

Nestor ordena a Adelaide que têm de arranjar forma de Artur voltar, nem que seja para outro setor do estaleiro. Esta cede à vontade do pai e este acrescenta ainda que ela tem de arranjar alguém para o lugar de Artur.

Na marisqueira, Eduarda fala com Nelson sobre Alex. Eduarda observa que o filho deve poupar dinheiro e que não deve esbanjar a ajudar toda a gente. Não esconde que não gosta da namorada dele. Rui junta-se à conversa e falam sobre a escola de circo.

Em casa de Deolinda, esta discute com os filhos por causa das tarefas de casa. O ambiente acalma e falam sobre a festa que vai haver. Celso insinua-se a Clara mas esta não lhe dá saída. Deolinda acha que Carmo seria um bom partido para Celso.

Fernando pede a ajuda a Nestor por causa da sua dívida e da situação económica complicada em que se encontra. Pede-lhe ajuda e quer que ele compre a sua dívida. Nestor responde que vai ter de falar com Adelaide pois é muito dinheiro em cheque

Em casa, Júlia está muito angustiada quando Vitória entra. Júlia partilha com a filha que não consegue esquecer Diana e Vitoria tenta chamar a mãe à razão. Júlia responde rude mas depois arrepende-se.

Ao jantar, em casa de Fernando e Margarida todos estão reunidos e conversam. Marta está cheia de dores e vai para o quarto. Gustavo fica preocupado mas não comenta nada. Fernando comenta que não houve mais notícias sobre o homem que atacou Margarida, desde que fugiu.

António fala com Diana sobre o encontro que teve com Vera. Diana aconselha-o a ligar para Vera se sente vontade. Ambos conversam sobre os seus pais e Diana refere que não se lembra dos seus pais, só sabe o que o avô lhe contava.

Em casa, João conversa ao telefone com a mãe quando recebe um e-mail que o deixa chocado. É uma fotografia dele num bar gay, rodeado de homens. Exigem-lhe 100 mil euros para aquela informação não ser divulgada.

Durante o festival, Gil e Rodrigo conversam com Agir no backstage. Gil e Rodrigo fazem a cobertura do evento em direto.

Na sua caravana, Diana arruma as suas coisas quando recebe uma mensagem de Rodrigo e responde-lhe apaixonada. Logo a seguir recebe uma mensagem de um número anónimo com uma ameaça, o que a deixa perturbada.

É Júlia quem enviou a mensagem a Diana de um número anónimo para a assustar. Guarda o telemóvel numa gaveta que fecha à chave.

Diana põe a caravana em andamento e segue em direção à estrada principal.

No seu consultório, João olha para as fotografias comprometedoras, muito preocupado. Uma enfermeira vem chamá-lo para uma cirurgia e ele acompanha-a.

Durante a operação, João está desconcentrado por causa do e-mail que recebeu. Sem querer comete um erro que gera uma complicação na operação. Acabou de perfurar o intestino da paciente. A equipa do bloco operatório fica consternada enquanto João tenta resolver a situação.

Diana partilha com António a ameaça que recebeu. Tem a certeza que foi o homem que atacou Margarida. Pondera em ir ter com Rodrigo ao festival. Este faz a emissão do seu programa desde o festival. Gil, por sua vez, fala do que tem visto no festival e elogia as refeições que os campistas preparam.

Na rádio, Clara confronta Paulo depois de saber que ele deu indicações para lhe darem pouco trabalho. Jocoso, ele faz-lhe uma festa e sugere que se ela o “ajudar”, ele fará tudo por ela ali. Clara fica muito perturbada.

No bloco operatório, João já reparou a perfuração e prepara-se para a parte final da cirurgia. Alega que a complicação se deveu a uma úlcera péptica e humilha uma das enfermeiras.

Fernando sai para o ginásio enquanto Gustavo e Marta tomam o pequeno-almoço. Conversam discretamente sobre o aborto e ela não quer falar mais disso. Falam sobre Naomi e Gustavo convence Marta a ir com ele à festa do bairro.

Vitória enfrenta a mãe pois não gostou da forma como ela falou sobre Gustavo. Júlia explica à filha que só quer alguém para ela que a adore pois não quer que ela passe pelo mesmo que vive com Fernando.

Antes do irmão sair para trabalhar, Vera ajuda Gustavo com a gravata. Marta também tenta convencer Vera a ir à festa do bairro mas esta recusa. Marta e Gustavo falam sobre o aborto e este anima a irmã.

Na universidade, Clara e Vitória comentam a chegada de um novo professor, Miguel. Clara dirige-se a ele e afirma que adorou o seu livro. Decidem as duas inscrever-se na aula dele. Clara fica incrédula com o à vontade de Vitória com o professor.

Xavier fala com Clara por vídeochamada. Declara que brevemente também vai para Miami tal como Ramon. Declara que tem de pensar no seu futuro mas sente muito a sua falta.

Na Somecel, Fernando assina alguns documentos enquanto tenta beijar Júlia. Ela não corresponde e está cansada que ele não tenha tempo para ela. Fernando promete que a vai compensar e Júlia acaba por ceder.

António visita a campa da mãe e encontra-se com o pai. Miguel sabe que falhou mas nunca esquecerá a mulher. Conversam e demonstram o antagonismo de ambos e António vai embora abalado.

João atende uma chamada de um número desconhecido e atende. Dão-lhe dois dias para ter o dinheiro. Quando pede alguma garantia de que as fotos não serão publicadas, é-lhe recusado e João sente-se encurralado.