“Alta Definição” e “Som de Cristal”: E assim foi a audiência da homenagem da SIC a Roberto Leal

“Alta Definição” e “Som de Cristal”: E assim foi a audiência da homenagem da SIC a Roberto Leal

Roberto Leal faleceu este domingo e a SIC prestou homenagem ao cantor através da reexibição do “Alta Definição” e “Som de Cristal”.

Roberto Leal
Roberto Leal faleceu este domingo

O “Alta Definição”, emitido originalmente no verão de 2011, registou, ontem, 4.1/19.5%. Com (re)transmissão a partir das 23h55, o programa de Daniel Oliveira garantiu a liderança absoluta com 388.000 espectadores em média.

Emitido no seguimento, o “Som de Cristal” também liderou audiências. O programa da autoria de Bruno Nogueira marcou 2.1/16.9% (201.800 espectadores em média).

Roberto Leal (1951 – 2019)

Roberto Leal era o nome artístico de António Joaquim Fernandes. O português chegou ao Brasil em 1962, a bordo do cargueiro argentino Corrientes, juntamente com os pais e os dez irmãos, todos fugidos à miséria que, na aldeia transmontana de Vale da Porca como no resto do Portugal profundo, condenava famílias inteiras à emigração.

Nove anos depois, profundamente transformado pela experiência da vida numa cidade a caminho de se tornar metrópole, o mesmo rapaz que entretanto fora feirante, vendedor de doces e sapateiro, fazia a sua primeira aparição no famoso “Buzina do Chacrinha” (TV Tupi).

Para a ocasião o artista optou por leva «roupas espalhafatosas e o cabelo pelo ombro», e já não se chamava António Joaquim Fernandes. Tinha nascido um fenómeno luso-brasileiro, o cantor Roberto Leal.

Os dados apresentados são provisórios, da responsabilidade da CAEM/GfK e podem sofrer alterações. Inclui Vosdal.

Pode consultar mais dados no fórum Zapping.