Altice compra TVI e NOS contra-ataca com compra de SIC? Sim, é possível!

Logotipo da NOS
Logotipo da NOS

Depois dos direitos de transmissão dos jogos em casa dos principais clubes portugueses, parece vir aí uma nova guerra entre a MEO (via Altice) e a NOS.

Segundo a imprensa económica a Altice (dona da MEO) poderá estar interessada no grupo de media que integra a TVI.

Para a compra ser efetivada, para além de ter de haver interesse entre as partes (algo que não foi ainda confirmado), o negócio teria ainda de ser aprovado pelos reguladores.

Caso a Altice compre mesmo a Mediacapital (proprietária da TVI), então é bem possível que a NOS avance para a compra da SIC.

Mais uma vez este negócio estará dependente do interesse da Impresa em vender o seu maior ativo, o primeiro canal de televisão privado em Portugal.

Para o banco de investimento Haitong, a situação é mais ou menos clara e se a Altice comprar a TVI, o mais certo é que a NOS avance para a Impresa.

O Haitong considera mesmo que a NOS poderá propor a compra do grupo dono da SIC, a Impresa, caso avance o negócio entre a PT Portugal/Altice e a Media Capital, dona da TVI.

A posição chega depois da entrevista do CEO da NOS, Miguel Almeida, ao semanário Expresso. O responsável, citado pelo Jornal de Negócios, defendeu que não faz sentido que os operadores de telecomunicações sejam donos de conteúdos e acredita que o hipotético negócio seja travado pelos reguladores.

«Se a Altice/PT comprar a TVI e os reguladores não fizerem nada, haverá guerra», afirmou ao Expresso. A PT Portugal, detida pela Altice, é dona da operadora de telecomunicações MEO.

«Apesar de Miguel Almeida não ter elaborado o que entende como guerra, na nossa visão é claro que a NOS considerará adquirir o outro grupo de media – Impresa – que detém um canal de televisão privada, no sentido de ter o mesmo poder de negociação que a PT Portugal/Altice», adiantou a casa de investimento numa nota enviada esta segunda-feira.

O Haitong explica ainda que, neste tipo de concentrações, surgem «receios» de que o operador vá proteger os seus próprios interesses em vez de ofereceras mesmas condições para todos os operadores. «É naturalmente um risco»,adverte.

Porém – e caso se confirme o negócio entre a Altice/PT Portugal e a Media Capital – o banco de investimento acredita que o regulador tornará obrigatório que o canal em causa – a TVI – esteja disponível para todos os operadores de televisão. O cenário aplicar- se-ia também a um potencial acordo entre a NOS e a Impresa.

Já quanto aos canais temáticos, o Haitong considera que a gama oferecida pela TVI e SIC não tem «atractividade comercial suficiente» para gerar uma disputa entre operadores.