“Amar Depois de Amar”: Resumo dos próximos episódios

“Amar Depois de Amar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 38 (5 a 11 de agosto)

Augusto e Raquel olham-se arrasados por os seus piores receios serem confirmados e Gabriel ser mesmo filho de Gonçalo. Augusto discorda de Raquel de ser melhor não contarem nada a ninguém, dizendo-lhe que foi por causa de segredos, que as famílias deles ficaram destruídas. Augusto abraça Gabriel que entra com Catarina, e ela chora abalada ao perceber o que aconteceu. Frederico abraça extasiado Inês a expressar toda a felicidade que sente por terem perdido a virgindade um com o outro e Inês disfarça o seu comprometimento.

Catarina pede desculpa a Raquel por todo o mal que Marina lhe fez, e Raquel expressa só consegue pensar que os filhos vão passar a também odiar Gonçalo, tal como já a odeiam a ela quando souberem que Gabriel é irmão deles. Acabam por concordar pesarosas que tanto Gonçalo como Marina, apesar de não quererem magoar as famílias, não conseguiram fugir ao amor que sentiram um pelo outro. Enfermeira faz exercícios de fisioterapia a Gonçalo e repara que ele tem um sinal na planta do pé que se assemelha a um trevo preto.

Regressamos ao passado. Marina beija amorosa Gabriel e vemos que o bebé tem na planta do pé um sinal igual ao de Gonçalo. Gonçalo diz a Raquel que vai passar pela casa deles na Arrábida para ver como está Tomás e anui ter pena dele, por Gabriela o ter deixado na miséria. Raquel liga para a segurança onde têm a casa, e fica atónita por o segurança lhe dizer que os vizinhos se têm queixado que todas as noites há festas na casa deles. Augusto repara que o carro de Marina tem um buraco de bala na traseira e pergunta de pronto à mulher sobre o historial daquele carro, mas Marina diz-lhe que Gonçalo é que tratou de tudo e o melhor é ele ir falar com ele.

Marina deixa uma mensagem a Gonçalo a dizer-lhe que o carro que era de Tomás tem um buraco de bala e tem de despachá-lo. Gonçalo olha chocado para o caos em que a sua casa está, e Tomás surge ressacado e em cuecas, e Gonçalo manda-o embora de sua casa. Tomás riposta e acusa Gonçalo que é ele quem está a destruir a sua família, e Gonçalo atira-se a ele furioso. Raquel chega e olha aflita para os dois a lutar. Augusto reitera a Marina não ficar descansado enquanto não souber os antecedentes do carro que lhe venderam, e assente que vai à PJ falar com António. Raquel exige a Gonçalo e Tomás uma explicação para se terem pegado à pancada, e Tomás conta em tom provocador que Gonçalo foi ali pedir-lhe satisfações por ter apalpado Marina na aula de tango. Raquel atende a chamada de Marina no telemóvel do marido, e pergunta-lhe se tem mais alguma coisa para lhe contar sobre Tomás.

Regresso ao presente. Raquel chega a casa e mal ouve a irmã a contar-lhe que Miguel esteve lá em casa à procura dela para falar sobre Gabriela, tendo Xavier interrompido o momento ao dizer que Mané foi preso. Sara conta ainda que Frederico está com uma rapariga no quarto e Raquel assente que tem que falar com os filhos sobre o novo irmão deles e Sara fica a julgar que ela está grávida.  Osório conta a um ansioso Xavier e Miguel que a causa da detenção de Mané se deve ao facto de ele ter andado à luta com João. Xavier exige falar com o filho e Miguel impõe autoritário que ele se acalme, para também não ser detido. Augusto acorda com Gabriel deitado a seu lado e vai ao quarto de Nicolau e abraça-o dizendo-lhe que a vida dos filhos é tudo para ele.

Nicolau sossega o pai, anuindo para não se preocupar com a sua relação com Aline e ele pede-lhe que se vá arranjar para irem a casa de Raquel por precisarem de falar todos em família. Alice olha inexpressiva para o recado de Raquel e depara-se com Inês na casa de banho. Inês fica atrapalhada, e despede-se rapidamente de Frederico. Alice critica o irmão de ter levado Inês lá para casa e Frederico defende-a dizendo-lhe que ela é sua namorada. Ângelo alerta Matilde que legalmente não pode impedir que Raquel leve Gonçalo para casa, e ela explode dizendo que não vai permitir que o filho fique nas mãos de Raquel, que já o anda a trair com Augusto, preferindo desligar as máquinas, a manter Gonçalo naquela situação.

Dr. Raimundo trata com André da documentação para a transferência de Gonçalo para casa e André assume tratar de todas as despesas inerentes. Todos aguardam impacientes que Augusto e Raquel expliquem por querem falar com eles, pensando que querem assumir a sua relação. Raquel acaba por tomar palavra e conta que Gabriel é filho de Gonçalo, o que significa que ele é meio-irmão de todos eles. Laura volta a rever o vídeo da campa que Joaquim lhe enviou. Joaquim liga-lhe nesse momento e ela insiste para que ele lhe diga quem é Toninho, e fica incrédula por Joaquim revelar que Toninho engravidou Marina e foi morto por se ter apaixonado por ela. Alice vomita muito maldisposta, e Catarina insiste com em falar com ela, dizendo saber que ela está assim por Gabriel ser irmão deles, o que mexeu com ela por gostar de Nicolau. Alice pede a Catarina para sair, e chora desconsolada.

Todos olham preocupados para o ar ausente de Frederico, que acaba por perguntar se aquilo significa que Gabriel vai viver lá para casa, e tanto Augusto como Nicolau negam, vincando que irão sempre continuar a ver Gabriel como pertença exclusiva dos Oliveira. Aline chega de táxi a casa de Nicolau, e hesita em deixar na caixa de correio a carta que Tiago lhe escreveu, mas acaba por não o fazer. Laura, pensa nas palavras de Joaquim, e insinua a Miguel que Marina podia ter mais amantes além de Gonçalo e que pode ter sido um deles, que a matou. Miguel conta-lhe que Tomás apresentou queixa na polícia contra Gonçalo há uns tempos, o que adensa ainda mais essa suspeita. Laura diz a Miguel estar segura que vai abortar novamente da sua gravidez e Miguel olha-a pesaroso. Augusto está a fazer as obras no quarto, e diz a Raquel que não está a fazer aquilo por Gonçalo mas sim por ela, esta olha-o embevecida.

Augusto diz-lhe que está sem empregados por Mané ter sido detido e Xavier ter ficado muito em baixo com isso, tendo mandado Quim Zé para o pé dele para o animar.  Alice abre a porta a Aline, e a advogada entrega a Nicolau a carta que Tiago lhe escreveu, dizendo não querer esconder-lhe nada. Matilde segue para o quarto de Gonçalo com ar de quem tomou uma decisão, tranca a porta e Ângelo fica aflito a temer o pior. Matilde diz a Gonçalo saber que ele preferiria morrer a ser humilhado, indo por isso ajudá-lo a pôr termo à sua vida. Começa a desligar todos os aparelhos que mantêm o filho vivo. Raquel abraça Augusto, asseverando que o facto de Gonçalo ir para casa não vai mudar o que sente por ele. Dr. Raimundo liga a Raquel e pede-lhe para ir já ao hospital. Ângelo e duas enfermeiras pedem aflitos a Matilde que abra a porta e Matilde embala Gonçalo nos seus braços à espera que a morte o venha buscar.