André Silva está no “Alta Definição” desta semana

André Silva
André Silva está em “Alta Definição”

Costuma dizer que, por ter aversão às cópias, faz as coisas de uma maneira muito própria para tentar ser original e querer, com a força do seu trabalho, mostrar que é único. E é.

Com apenas 20 anos registou a patente de uma marca que distava do longínquo ano de 1928, transformando-se no mais jovem jogador de sempre a fazer um hat-trick com a camisola da selecção portuguesa (naquela que foi a sua quarta internacionalização) e simultaneamente o primeiro atleta do FC Porto a marcar três golos em jogos oficiais por Portugal.

Único e diferente dos demais jogadores que têm o golo por missão, André Silva (Baguim do Monte, 6 de Novembro de 1995) é muito mais do que o mero e estático 9 que se limita a empurrar a bola para o fundo das redes; é também um versátil e flexível 10 que, sempre de cabeça levantada, procura invariavelmente as melhores soluções, fazendo uso de um estilo de jogo refinado, técnica apurada, inteligência táctica acima da média, boa leitura de jogo, drible fácil e muita, muita, extrema capacidade de trabalho.

Hoje, já não é a criança de 6 anos introvertida que chegara ao Salgueiros, o que até esteve na origem da opção parental pelo futebol. Hoje, também já não é o adolescente de 15 anos que, depois de passagens pelo Boavista e Padroense, chegava ao FC Porto como médio criativo ou como extremo.

É um misto de tudo isto porque, ao ser trabalhado para ponta-de-lança, soube preservar todas as qualidades que no passado lhe garantiram a alcunha de pequeno Deco.

É avançado, sim; tem remate fácil e pronto, sim, seja com o pé direito, seja com o pé esquerdo; tem instinto de matador, sim; é poderoso no um para um por força da técnica e do poderio físico, sim; mas também tem uma incrível mobilidade, também sabe jogar de costas para a baliza, também utiliza as variações de velocidade para provocar desequilíbrios, também segura a bola como poucos, também procura incessantemente os espaços, também organiza a partir do meio-campo, também joga nas alas, também é poderoso no jogo aéreo, também é um lutador e um trabalhador de excelência, também é perficcionista e também é humilde. Por isso André Silva é diferente. E único.

 

Porque o melhor do futebol são os jogadores, Daniel Oliveira e o “Alta Definição” conta esta semana a história de vida de André Silva, o ponta de lança da seleção nacional.

O ex jogador do FC Porto, atualmente no Milan, é goleador nos relvados, tem uma legião de fãs e é considerado aos 22 anos, o novo menino bonito do futebol português.

As origens, as batalhas, conquistas e segredos de André Silva, no dia em que ficam faltar dois meses para o início do Mundial!

A entrevista pode ser vista já no próximo sábado, 14 de abril, às 14h, em exclusivo no “Alta Definição”.