“Anjo Meu” é a nova aposta da TVI para as madrugadas, ao ocupar o lugar de “Mar de Paixão”. Escrita por Maria João Mira, está foi a primeira novela de época do canal e que teve Alexandra Lencastre, Sara Matos e Pedro Teixeira como protagonistas.
O enredo inicia-se na revolução de Abril, altura em que a herdade Tamargueira, no Alentejo, pertencente à família Rebelo e Cunha, é nacionalizada, assim como todo o império empresarial da família. Nestas circunstâncias, a família é forçada a fugir para Nova Iorque, dada a iminência da prisão de Geraldo (João Reis). Dez ano depois, na década de 80, a família volta ao Alentejo e encontra Joana Rita (Alexandra Lencastre), a antiga criada da família, como atual dona da herdade da Tamargueira…
“Anjo Meu” estreou no domingo, 20 de Março de 2011, e liderou o top de programas do dia, com 15.8% de audiência média e 39.7% de share.
SINOPSE:
A família Rebelo da Cunha perde o seu poderoso império empresarial, nacionalizado depois do 25 de Abril, assim como a herdade da Tamargueira, propriedade da família, ocupada no verão quente de 1975. Sendo eminente a prisão de Geraldo, a família prepara a fuga, mas não sem antes passar pela tragédia da morte da mulher de Geraldo, vítima de uma bala perdida.
Geraldo parte com a filha, Eva, para Nova Iorque e confia as jóias da família a uma criada de confiança, Joana Rita, para que ela as entregue, mais tarde. Mas tal nunca chega a acontecer.
Dez anos depois, em Nova Iorque, Geraldo ainda não recuperou do desaire financeiro e emocional. Frequenta casas de jogo clandestino e contrai dívidas com a Mafia. Um dia, a sorte de Geraldo muda, ao ganhar uma fortuna ao jogo, e decide voltar para Portugal.
No Alentejo, Joana Rita passou de criada a patroa. Comprou a herdade da Tamargueira e é figura de proa na Vila do Anjo, preparando-se para concorrer a Presidente da Câmara. Mas a chegada de Geraldo pode mudar tudo. Ele quer descobrir a verdade sobre a morte da mulher e desaparecimento das jóias da família. Joana Rita é, naturalmente, o alvo das suas suspeitas. O regresso desencadeia uma segunda revolução, na Vila do Anjo. Uma guerra de onde ninguém sairá incólume. Nem mesmo Eva e Matias.
Eva e Matias conheceram-se em circunstâncias dramáticas, antes da fuga. Desde então, os dois trocaram cartas apaixonadas. De volta a Portugal, Eva espera encontrar Matias e, finalmente, viver o romance que alimentou durante dez anos. Está longe de suspeitar que Matias é filho de Joana Rita, porque ele nunca lho revelou. Mas a inimizade dos pais não é a única barreira que separa Eva e Matias.
Na Vila do Anjo vamos reviver os anos 80 através das histórias que se cruzam entre personagens que amam, odeiam, sonham, vencem ou vivem dramas e desilusões. Dos triângulos amorosos, à ambição política e à eterna procura da felicidade, famílias irão lutar pelos seus lares, emigrantes vão regressar à sua terra natal e os fantasmas do passado irão adensar os mistérios que a vila e seus habitantes podem esconder.