“Ariane e Barba-Azul”, de Paul Dukas estreia amanhã na RTP2

Ariane e Barba-Azul
“Ariane e Barba-Azul”, RTP2

Amanhã às 21h49, a RTP2 estreia “Ariane e Barba-Azul”, ópera de Paul Dukas, estreada originalmente em 1907.

Outubro é o mês da ópera na RTP2. E as noites de sábado serão de celebração com a emissão de alguns dos melhores espetáculos contemporâneos. A não perder esta semana a ópera “Ariane e Barba-Azul”, de Paul Dukas.

Paul Dukas criou um universo único, uma obra profunda e misteriosa de prodigiosa riqueza musical que agora é representada nesta produção do Teatro Capitólio de Toulouse.

A ópera acompanha a história de Ariane, apaixonada pela liberdade e pela luz, que tenta libertar as suas irmãs. Um dia, o marido dá-lhe sete chaves, mas proíbe-a formalmente de usar uma delas. Ariane, intrigada, descobre que a sétima chave abre uma porta que encerra… as cinco esposas anteriores. Elas devem ser libertadas, pelo que a heroína embarca assim numa operação de resgate.

Criada em 1907 em Paris, a partir do drama de Maurice Maeterlinck, a ópera em três atos ou conto musical de Paul Dukas junta nesta produção a meio-soprano Sophie Koch na personagem de Ariane, num dos grandes papéis da ópera francesa. A direção é do maestro Pascal Rophé e a esplêndida encenação de Stefano Poda, um dos mais inventivos encenadores italianos da sua geração.

“Ariane e Barba-Azul” para acompanhar no serão de sábado, a partir das 21h49, na RTP2.

Título Original: Ariane and Blue Beard

Intérpretes: Sophie Koch, Vincent Le Texier, Janina Baechle, Eva Zaicik, Marie-Laure Garnier, Andreea Soare, Erminie Blondel, Dominique Sanda

Realização: Patrick Lauze

Produção: Les Films Figures Libres, Théâtre du Capitole, Radio France, viàOccitanie

2019, 126 minutos