“As Linhas de Torres” estreia esta semana na RTP1

A RTP estreia “As Linhas de Torres” neste domingo

“As Linhas de Torres”, série gravada em simultâneo com o filme “As Linhas de Wellington” vai finalmente ver a luz do dia e prepara-se para estrear na RTP.

Tal como noutros casos, esta é uma forma de rentabilizar o investimento feito no apoio a um filme de exibição cinematográfica. “A Vida Privada de Salazar” ou “O Crime do Padre Amaro” são exemplos disso no mercado audiovisual português.

Esta série não é mais do que uma versão mais completa e com cenas inéditas em relação ao filme projetado há meses no grande ecrã e.

Um vasto elenco nacional e internacional compõe esta obra. Nuno Lopes, Soraia Chaves, Marisa Paredes, John Malkovich, Carloto Cotta, Victória Guerra, Marcello Urgeghe, Jemima West, José Afonso Pimentel, Mathieu Amalric, Albano Jerónimo, Joana de Verona, Isabelle Huppert, Michel Piccoli e Catherine Deneuve são alguns dos destaques.

A série conta a história passada no século XVIII. Em 27 de setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército luso-britânico do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se diante do inimigo, numericamente superior, com o objetivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis.

Simultaneamente, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que tolhe aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local.

“As Linhas de Torres” estreia domingo RTP1.