Audiências: E assim foi a estreia de “A Espia”, na RTP1

"

A RTP1 estreou ontem a nova aposta na área da ficção nacional. “A Espia”, com Daniel Ruah, segurou mais de 600 mil espectadores.

A produção de época teve o seu arranque logo após o bloco de informação. Às 21h31 chegava à televisão a história parcialmente inspirada em factos reais.

Ambientada na época da 2ª Guerra Mundial quando operavam em Portugal diversas redes de espionagem, “A Espia” acompanha uma dessas redes, a rede Shell. Uma rede que era dirigida pelos Britânicos que operaram em Portugal entre 1941 e 1942, e que tinha um plano de destruição de infraestruturas e de contraespionagem no caso de o país ser invadido pelos Alemães.

Em termos médios, a série da RTP1 conquistou uma audiência de 6.4, com 10.5% de share. Foram 609.800 os espectadores que, em média, estiveram com a ficção da estação pública.

O pico de “A Espia” foi verificado logo no arranque deste primeiro episódio. Nesse preciso momento a RTP1 chegava aos 7.8/12.6%.

O período foi dominado completamente pela SIC com o final do “Jornal da Noite”, um intervalo comercial e o arranque da “Nazaré”. Paço de Arcos registou 17.4/28.4% (1 milhão e 643 mil espectadores fidelizados).

Vice-líder, a TVI tinha no ar o final do “Jornal das 8”, um intervalo comercial e o arranque de “Quer o Destino”. O resultado foi de 10.7/17.5% (1 milhão e 15 mil espectadores).

Os dados apresentados são provisórios, da responsabilidade da CAEM/GfK e podem sofrer alterações. Inclui Vosdal.

Pode consultar mais dados no fórum Zapping.