“Belmonte”: resumo de 24 a 30 de março

Episódio 142

João está estupefacto e não sabe como reagir à notícia que Artur lhe deu. Este tenta perceber o que levou o amigo a ponderar desistir do sacerdócio e recorda-o de todas as dificuldades por que passou para conseguir chegar até àquele ponto. Artur ouve mas não parece convencido, apontando o livro de Jó como motivo para a sua decisão. O padre não consegue aceitar a morte de Tomás e todas as dúvidas que isso lhe cria. O Belmonte avança que talvez não seja a melhor pessoa para o aconselhar, uma vez que é ateu e tem um currículo de vida cheio de pecados e solidão, tendo afastado tudo e todos de si.

Na estalagem, Henrique está furioso por ter que estar a trabalhar no lugar de Flip, mas Ana não lhe dá abébias e fá-lo sentir na pele o peso da responsabilidade, recusando-se a ajudar o marido, uma vez que foi ele quem despediu o funcionário.

Depois de uma longa jornada em busca de casa, Pedro e Julieta chegam a casa dos pais da veterinária e descansam no sofá. Esta empolga-se e dá-lhe um grande beijo apaixonado. Ele deixa-se levar pelo momento, radiante. São interrompidos por Rosário que os surpreende. Ela tenta saber o que se passou na noite anterior, pois não se recorda de nada. A irmã adia a explicação, mas Pedro fica curioso. Perante o interesse do rapaz, Rosário ataca, apelidando-o de irmão número dois, uma vez que anda sempre atrás dos passos de João. Ninguém fica contente com o ambiente que se instala. Depois da confusão, Pedro convida Julieta para ir morar consigo para a herdade. Ela aceita.

Sofia liga para o telemóvel do assassino e combina um encontro para proceder ao pagamento, pois já conformou que o último serviço fora feito pelo pai de Nina.

Já a meio do jantar com o padre, João confessa que desconfia do irmão, Carlos. Diz estar convencido que a fraude fiscal é obra sua, mas que ainda não tem provas determinantes.

Na herdade, Sónia e Sofia fazem uma pequena ceia bem regada. Na conversa, Sónia recusa-se a falar da vida de Paula, alegando que só fala dos outros na presença deles. Sofia aproveita a deixa e pergunta então à atriz qual o seu verdadeiro interesse naquela família. Ela responde que está ali por José mas Sofia não acredita, pois sabe bem que eles são demasiado diferentes para esse motivo ser verdadeiro. Como forma de contra-atacar, Sónia diz que foi à escola onde supostamente Sofia deu aulas e que, uma vez lá, descobriu que ela nunca fora professora. Nesse momento Paula entra e ouve tudo incrédula.

O Padre Artur e João decidem aproveitar a noite e ir até um bar. Nesse mesmo bar está Jorge com um amigo e conta-lhe que está a realizar um filme para engatar uma brasileira “podre de boa”. Artur e João ouvem tudo perplexos. Sem se conseguir controlar, João levanta-se e confirma junto do realizador a sua entidade. Ainda sem perceber o que se está a passar, Jorge vê-se caído no chão depois de um valente soco do Belmonte. Sem mais, o padre e o amigo saem do bar como se nada tivesse acontecido.

Quando se vai deitar, depois de despachar Sónia e a sua conversa indesejada, Sofia dá de caras com a filha que a aguarda junto ao quarto. Paula quer que a mãe lhe conte tudo sobre o seu passado. Ele diz à rapariga que nunca deu aulas na vida, embora tenha tirado o curso de professora, pois nunca foi colocada e como acabou por ir para o Brasil, ficou tudo pelo caminho.

Aconselhado pelo padre, João decide contar a Paula tudo o que se passou.

Pages: 1 2 3 4 5 6