Episódio 12 (9 a 15 de novembro)
Maria Rita diz a Constança que ela é a pessoa de quem mais gosta naquela casa e apresta-se a ajudá-la se ela estiver com algum problema.
Pompeu mostra a Artur um serviço de loiça para entregar em casa de Mercedes e lastima-se da guerra que vai ser entre Celinha e Teodora.
Suzy pergunta ao pai se sabe onde vive o rapaz que tocou viola na última festa da fábrica, e Pompeu diz-lhe que se chama Nelo.
Suzy entrega triunfal a Maria Rita a morada de Nelo que Pompeu lhe arranjou.
Vera pede dinheiro a Júlia com o argumento de precisar de comprar umas coisas e a avó lembra-a que o dinheiro pode acabar se Henrique for condenado por roubo.
Madalena assente a Leonor que o seu novo negócio está a correr muito bem e em breve poderá deixar o Spa.
Carmo e Mercedes entram cansadas da viagem à Serra da Estrela e Carmo pede à amiga que não conte a ninguém que se envolveu com Barnabé. Rodolfo tenta que um tranquilo
Henrique lhe diga como vai conseguir provar a sua inocência, mas este permanece fechado em copas, e diz-lhe apenas que vai ser uma surpresa para todos. Maria Rita e Suzy chegam à casa de Nelo, quando percebem que Vera chega de carro.
Maria Rita fica intrigada ao ver Vera entregar dinheiro a Nelo.
Madalena diz a Luzia que precisa de ir ao gabinete de Mercedes e afasta-se rapidamente. Luzia conversa com David e Madalena senta-se ao computador e começa a ver as fichas dos clientes do Spa.
Maria Rita e Suzy concordam que Vera anda a ser alvo de chantagem para andar a dar dinheiro a Nelo, quando chega Teodora e abraça efusiva Susy.
Joca fica preocupado por Marlene lhe contar que Maria Rita foi acusada de roubar a própria família, tendo sido por isso que Honório e Teodora foram para Aveiro, e decide ir também.
Maria Rita fica intrigada por Teodora lhe dizer que veio com Honório da aldeia por ele estar muito preocupado com ela.
Celinha contém a sua fúria por Teodora começar de imediato a atacá-la a comentar com Pompeu que ele não deve andar a alimentar-se bem.
Aldina olha agradada para os produtos tradicionais que Honório trouxe da Serra.
Júlia chega e recusa a Honório ver Maria Rita como sua neta, avisando-o querer que ele a tire já de sua casa ou chama a policia pela tentativa de roubo.
Maria Rita que está a entrar, ouve a conversa e fica apreensiva. Teodora responde mal a Celinha e esta avisa o marido que não vai suportar a presença da sogra muito tempo lá em casa.
Honório diz à neta que o melhor é ela regressar à aldeia, mas Maria Rita diz indignada que vai resolver aquele problema e sai disparada.
Vera e Mercedes sorriem satisfeitas por Júlia estar a por Maria Rita fora de casa e Constança avisa-as reprovadora que Henrique não vai gostar nada de saber daquilo.
Maria Rita vai ter com David e pede-lhe que interceda por ela junto de Júlia, alertando-o que se for embora não poderá ajudar Henrique.
Joca olha preocupado para Rafael a dizer-lhe que não o pode deixar ir para Aveiro, por ter recebido uma denuncia onde o acusam de ter tentado abusar sexualmente de Marlene.
Maria Rita diz a Honório que não pode ir embora por causa da promessa que fez a Henrique. Henrique fica atónito por David lhe contar que Júlia quer expulsar Maria Rita de casa.
Liga para a mãe, que se mostra irredutível na sua decisão e delega a David para resolver a situação.
Maria Rita suspira esmorecida por David lhe dizer não ter conseguido fazer nada para a ajudar e ela sai com uma ideia em mente.
David pede a Artur que convença Vera a admitir que foi ela que tentou incriminar Maria Rita pelo roubo do anel, dizendo ter de impedir a todo o custo que Maria Rita se vá embora de Aveiro.
Artur recusa meter-se nesse problema, ficando atónito por David lhe dizer que já não vai pedir que Rodolfo o aumente tal como tinha prometido a Laura.
Mercedes brinda com Carmo à iminente saída de Maria Rita lá de casa e Carmo suspira a admitir não conseguir esquecer Barnabé.
Maria Rita diz a Suzy que só quando descobrir o segredo de Vera é que vai conseguir evitar que Júlia a expulse de casa.
Dirige-se a casa de Nelo e diz-lhe a ele e a uma mulher que aparece à porta com uma criança, que Vera não lhes vai dar mais dinheiro.