“Bem-Vindo a Beirais”: Resumo de 13 a 19 de abril

Episódio de dia 15 de abril: “Machenka”

Em casa de Diogo, Viriato sonha que está na sociedade recreativa. Viriato toma um chá e começa a ouvir música que mais ninguém parece ouvir e descobre que Machenka, uma bailarina russa, dança no palco. Diogo chama por Viriato e ele acorda. Viriato diz a Diogo que precisa que ele lhe leia uma carta e tira-a do bolso. Diogo diz que o selo da carta não é português e que parece da Rússia. Diogo diz que a carta está em inglês e que está assinada por “Maria Petrovich”. Viriato fica espantado e diz “Machenka” e explica que é o diminutivo de Maria Petrovitch. Diogo fica confuso e Viriato refere que era uma amiga muito querida, uma bailarina russa que vinha dançar ao São Carlos e que jantavam e dançavam muitas vezes.

Diogo diz que a carta é um convite pois ela vai fazer anos e quer que Viriato vá à Rússia. Olga repreende Ângela e castiga-a, proibindo-a de sair de casa por não ter devolvido os óculos a Viriato. Diogo tenta, em vão, convencer Viriato a aceitar o convite, mas ele sai recusando-se a viajar. Mais tarde, Diogo e Carlos conversam e comentam o convite feito a Viriato e lamentam que não o aproveite. Carlos resolve lançar na rádio uma campanha para levar Viriato à Rússia na esperança de lhe arranjar motivação para viajar. Em casa, Gabriel encontra Ângela aborrecida. Ele queixa-se do trabalho escolar que tem que fazer sobre cultura geral. Gabriel fica espantado ao aperceber-se que Ângela possui vários conhecimentos.

Olga diz a Padre Justino que Ângela não fez qualquer progresso e que não acredita que esteja preparada para viver com família adotiva. Ângela fica escondida e chora ao ouvir a conversa entre Olga e Padre Justino, mas tenta não dar parte fraca. Viriato estranha as ofertas que recebeu de Benjamim, Tozé e Joaquim. O apelo de Carlos na rádio vem explicar o que se passa e deixa Viriato muito desapontado com a indiscrição de Diogo. Olga vem ao encontro de Padre Justino espavorida. Alerta-o para o desaparecimento de Ângela. Ela teme que tenha sido raptada, mas Padre Justino acredita que tenha fugido e propõe que a procurem. Padre Justino e Olga deparam-se com Ângela adormecida. Padre Justino pede a Olga que saia, acorda a rapariga e ela conta-lhe, finalmente a sua história de vida.

Ângela explica que em sua casa liam muito e que tinha um piano e que a sua mãe tocava muito bem e o seu pai lia poesia. Padre Justino não percebe como é que ela acabou numa instituição e Ângela conta que eles não queriam saber dela para nada e que se esqueciam de lhe dar de comer e das vacinas. Ângela explica que era como se ela fosse adulta e que falavam com ela sobre história, literatura, música e que se esqueciam de a matricular na escola. Padre Justino fica sensibilizado com a história e pergunta-lhe se alguma vez os seus pais a visitaram na instituição. Ela responde que não e que eles nem se lembram que ela existe. Padre Justino aconselha-a a partilhar a sua história com Olga e Gabriel e a acreditar que há pessoas que gostam dela e que se preocupam com ela. Na sociedade recreativa, o grupo recebe Viriato com surpresa.

Carlos discursa e projeta imagens que fazem Viriato recordar-se de Machenka. Ele muda de ideias e aceita o bilhete de avião que a aldeia se reuniu para lhe oferecer. Gabriel e Olga são sensíveis à história de vida que Ângela acabou de lhes relatar. Eles animam-na e dão-lhe força. Na rádio, Diogo anuncia que Viriato viajará até à Rússia e faz votos para que tudo corra bem.

Pages: 1 2 3 4 5