“Bem-Vindo a Beirais”: Resumo de 20 a 26 de abril

Episódio de dia 21 de abril: “Ciúmes, invejas e dores de cabeça”

Gabriel vence Inês no snooker e festeja por ter ganho o convite para a festa da universidade de Tânia. Tânia entra e diz-lhes que afinal tem mais um bilhete e que podem ir todos à festa. As sócias fazem planos para dinamizar a casa de turismo. Inês sugere à mãe que organize jantares românticos com direito a massagens. Hortense encontra Lucinda a preparar o jantar e Alcides a limpar a chaminé. Fica alarmada com o caos, mas Lucinda insiste em manter o seu plano, alegando que pretende festejar o aniversário de casamento no dia seguinte. Na rádio, Carlos informa que haverá um fim de semana especial na casa de turismo. O casal Pedroso escuta o anúncio de Carlos e Alzira suspira e manifesta vontade em aproveitar a oportunidade. Manel surpreende-a e decide que irão passar um fim de semana romântico na casa de turismo.

Na festa de aniversário de casamento de Lucinda, Julien oferece-lhes um fim de semana romântico na casa de turismo. Lucinda fica radiante. Tânia e Gabriel vêm buscar Inês. Vasco convida-os a sentarem-se. Inês surge muito bonita e Gabriel fica impressionado com a beleza dela. Mais tarde, Inês fica abatida e Gabriel moralizado porque conheceu Soraia com quem não pára de trocar mensagens. Inês inventa que também conheceu alguém na festa só para lhe fazer ciúmes. As sócias andam numa correria entre os telefonemas das reservas. Elas estão eufóricas com o êxito dos fins de semana românticos. Alzira não consegue esconder o desagrado ao saber que os primos também estarão de fim de semana na casa de turismo. Lucinda incomoda-se com a reação de Alzira e apressa-se a garantir-lhe que farão de tudo para se encontrarem pouco. Inês aguarda que Gabriel chegue para elogiar Ivan. Tânia mostra-se constrangida com a situação. Gabriel apressa-se a convidar Soraia para jantar.

Para pânico de Tânia, Inês anuncia que também vai convidar Ivan. Na casa de turismo, o casal Pedroso depara-se com Rita a instalar Lucinda e Alcides. As sócias saem para esclarecer o equívoco. Alzira começa a ocupar o quarto, picada pelo comentário de Lucinda. Alcides censura-a e Manel reage mal. As sócias desculpam-se junto dos casais pela confusão e explicam que não têm mais quartos e deixam-nos a decidir qual gozará o fim de semana na semana seguinte. Nenhum dos casais se mostra disponíveis para adiar o fim de semana romântico. Gabriel janta com Soraia e Inês com Tânia que está vestida de rapaz para provocarem ciúmes a Gabriel. Os dois casais acordam com o alarme de telemóvel de Alzira. Alcides e Manel decidem aproveitar o pequeno-almoço e saem já reconciliados. Lucinda e Alzira riem da situação e seguem o exemplo dos maridos. Inês e Gabriel continuam a enciumar-se um ao outro. Tânia interrompe-os, desmascara a farsa e incentiva-os a retomar o namoro. Gabriel e Inês reconhecem que continuam a gostar um do outro e beijam-se.

Episódio de dia 22 de abril: “O saber ocupa o lugar de uma aldeia inteira”

Patrícia ensaia as respostas para a meia-final do concurso da melhor aldeia de Portugal. Moisés elogia-lhe o desempenho e dá-lhe confiança. Patrícia guarda algumas reservas e acusa algum nervosismo com a transmissão na televisão. No minimercado, Carlos está chateado. Diogo tenta animá-lo, mas Carlos pergunta-lhe se ele já leu a nova banda desenhada do “Clarim da Torre”. Diogo começa a ler o jornal e ri-se. Carlos não acha piada pois acha que o boneco da banda desenhada é ele e que estão a gozar com ele, pois chama-se “Carlão, o bronco”. Patrícia chega com Moisés à sociedade recreativa e impacienta-se porque todos lhe perguntam se está nervosa e colocam pressão sobre o seu desempenho. O incentivo de Luís Pereira de Sousa e dos outros apenas a deixa mais receosa.

Carlos entra mal-humorado, explicando a Alzira que marcou um encontro com o cartoonista Zé da Silva para contestar a banda desenhada. Vidrinhos chega e brinca com Carlos que fica perplexo ao descobrir que o seu ex-colega é o cartoonista. Todos fazem os últimos preparativos. Susana é obrigada a gerir os ciúmes que Olga sente de Hortense e pede a ambas que a ajudem. Leonel aproveita e deita vinagre na mousse de Hortense. Na sociedade recreativa, Luís Pereira de Sousa dá início à meia-final do concurso. Começa por dirigir a palavra a Patrícia e ela acusa algum nervosismo, mas responde à altura, animada pelo apoio que lhe chega da assistência. No fim, Hortense tranquiliza Patrícia que falhou uma resposta. Luís Pereira de Sousa anuncia a prova de doces tradicionais. Os jurados ficam horrorizados com a mousse de Hortense, que percebe que foram sabotadas. A aldeia de Beirais não pontua nesta prova.

Decorre a prova e no fim Luís Pereira de Sousa faz a pergunta que pode garantir a Beirais um lugar na final. Todos aguardam que o júri valide a resposta de Patrícia. O júri aceita e todos os beiralenses festejam por serem finalistas. Beirais e a aldeia da Torre são as finalistas do concurso. Na rádio, Carlos congratula-se por Beirais ser finalista, juntamente com a Torre. Ele anuncia a alteração na banda desenhada do “Clarim da Torre”. Ele explica que foi substituída pela “turma do Carlão” e que os novos personagens são o guarda Pifarinho, o Alfacinha, a Nazaré Maluca e o Barbeiro Rechonchudo. Ele recebe a visita de Júlio, Diogo, Nazaré e Tozé e estão todos furiosos com Carlos.

Pages: 1 2 3