“Bem-vindos a Beirais”: Conheça todas as personagens [com fotos]

Fernando Campos Ribeiro (interpretado por Jorge Silva), 50 anos

É o homem mais poderoso das redondezas, proprietário de uma fábrica de engarrafamento de águas que são vendidas para todo o país e para alguns países da Europa. Também é dono de umas termas muito concorridas e de algumas explorações agrícolas. Fernando tem muita influência junto dos agentes de poder local e não olha a meios para atingir os seus fins. A população da aldeia teme-o. Filho ilegítimo do avô de Rita que este nunca assumiu, Fernando quer agora a casa que era do seu pai e fará de tudo para destruir o negócio das três sócias. É casado com Cristina a quem trata muito mal.

Cristina dos Santos (interpretada por Sylvie Dias), 30 anos

8691872707_bb5a8806f7_m

Natural da região, Cristina nasceu no seio de uma família muito pobre. No final da adolescência chegou a trabalhar num bar de alterne e Fernando descobriu esse segredo mas mais tarde casou com ela. Cristina podia ter tentado ter uma vida independente e conseguida a pulso mas optou pela estabilidade financeira que Fernando lhe podia proporcionar ao pedi-la em casamento.

Benjamim Marques (interpretado por Carlos Santos), 77 anos

8692990820_be18e0d00d_m

Avô de Marina e Xavier e bisavô de Pedro, conhecido por Ti Marques. Benjamim é o típico ancião da aldeia. É viúvo e tomou conta dos netos quando os pais destes morreram num acidente de viação, há muitos anos e hoje em dia mora com eles e o bisneto. É famoso pelo reportório de histórias e lendas populares da região e está sempre a contá-las ao neto ou a quem mais o queira ouvir. É ótima companhia e na presença dele nunca se perde a boa disposição. Os miúdos adoram-no e às suas histórias, sobretudo as que metem mais medo.

Marina Marques de Jesus (interpretada por Carla Chambel), 30 anos

8691871545_8bba1e4265_m

Mãe de Pedro, é muito apegada à aldeia e à sua gente e nem quer ouvir falar de sair dali, apesar da falta de oportunidades que a zona oferece. O marido, que trabalhava numa das explorações agrícolas de Fernando, morreu num acidente de trabalho que nunca foi bem explicado. Marina detesta Fernando e tudo que este representa, culpando-o pela morte do marido. Trabalha na sociedade recreativa onde faz um pouco de tudo, desde limpar a servir às mesas, sendo no fundo os olhos e os ouvidos de toda a população.

Xavier Marques (interpretado por Tomás Alves), 28 anos

8691873787_132026d0e2_m

Irmão mais novo de Marina, está constantemente desempregado, pois é-lhe difícil segurar um trabalho. Xavier arranja emprego na casa de turismo de habitação como braço direito das três amigas. Ao saber disto, Fernando vai procurá-lo e obriga-o a trabalhar em segredo para ele, como agente infiltrado. Xavier não gosta deste papel mas, na sua maneira de ver as coisas, o dinheiro que ganha com isso compensa tudo. Além disso, tem medo de Fernando e não se atreve a recusar uma proposta deste. Quando a irmã, Marina, descobrir o que se passa ficará muito dececionada com ele e a harmonia familiar vai ser posta em causa.

Pedro de Jesus (interpretado por Duarte Ferreira), 9 anos

Filho de Marina, Pedro, já sabe que um dia vai ter de sair da aldeia pois quando for grande quer ser médico e para isso precisa de ir estudar para fora. Adora as histórias do bisavô e quanto mais assustador as melhor, mas depois à noite tem medo de dormir. É muito carinhoso e próximo da mãe, de quem é muito protetor.

Hortense Pedroso (interpretada por Henriqueta Maia), 68 anos

8691872319_cb41267e99_m

Mãe de Manuel, Hortense ignora os apelos sistemáticos do filho para que se mude lá para casa. Prefere estar sozinha na sua casinha, na qual tem uma horta onde cultiva uma série de plantas e vegetais medicinais. É uma mulher muito ativa e não tem medo de nada, nem mesmo de Fernando. Ela é a única na aldeia que não tem problemas em metê-lo na ordem e dizer-lhe o que pensa na cara. Confeciona chás e mezinhas que curam maleitas e é muito procurada pelos habitantes da região quando ficam doentes. Também tem fama de adivinhar o futuro e muita gente vai bater à sua porta em busca de orientação porque dizem que acerta sempre no que vai acontecer. Na realidade, Hortense limita-se a ouvir as pessoas e a utilizar a sua sabedoria de vida para as aconselhar.

Alzira Pedroso (interpretada por Noémia Costa), 50 anos

8692990974_c4561620c1_m

É a dona do minimercado, ponto central da aldeia, casada com Manuel e mãe de Sandro e Tânia. Alzira é uma mulher alegre e comunicativa, mas quando lhe chega a mostarda ao nariz leva tudo à frente. Não tem uma tarefa fácil quando se trata de apaziguar os conflitos entre o filho e o marido, que andam sempre que nem gato e rato. Alzira tem adoração por Sandro e tenta protegê-lo ao máximo da ira paterna, mas a verdade é que Sandro é tão teimoso como o pai e se não for ela as coisas azedam mesmo. Tem espírito de casamenteira e quer pôr toda a gente aos pares. Tem também uma grande cumplicidade com a filha Tânia, mas tenta que ela assente os pés na terra para não sofrer.

Manuel Pedroso (interpretado por José Boavida), 52 anos

 

É o faz-tudo da aldeia. Tem uma pequena oficina onde arranja carros e guarda as ferramentas para outros trabalhos que realiza, tais como instalar pavimentos, tratar de canalizações e outras pequenas obras. A oficina tem um pequeno anexo que partilha com o filho, Sandro, e onde este montou o seu atelier de costura. Esta partilha de espaço está longe de ser pacífica. Manuel Pedroso tem vergonha do filho e o seu maior desejo é que este esqueça a ideia de se tornar estilista. Manuel obriga o filho a trabalhar com ele algumas horas na oficina e a ajudar a mãe no minimercado.

Sandro Pedroso (interpretado por Ivo Lucas), 22 anos

Filho de Manuel e Alzira e irmão de Tânia, Sandro apresenta-se como estilista e toda a sua imagem torna-o num elemento que destoa no resto da aldeia, de onde nunca saiu. Está sempre a dizer que se vai embora, mas encontra sempre uma desculpa para ficar. No fundo, Sandro sabe que é só ali que tem a oportunidade de poder dizer que é estilista e das pessoas o olharem como tal, pois numa cidade grande como Lisboa seria impossível. Tem um pequeno atelier montado na garagem do pai e é lá que passa todo o tempo que pode, a costurar. Além disso, tem um sítio na internet onde comercializa a sua roupa, usando a irmã e a namorada, Alexandra, como modelos. Ao contrário do que muitos pensam, Sandro não é gay. Para poder ter o pequeno atelier, é obrigado a ajudar a mãe na venda e o pai na oficina.

Pages: 1 2 3