“Bem-Vindos a Beirais”: Resumo dos episódios de 26 de outubro a 1 de novembro de 2015

“Bem-Vindos a Beirais”: Resumo dos episódios de 26 de outubro a 1 de novembro de 2015

Episódio de dia 26 de outubro: “Às Armas!”

Na Rádio, Carlos entrevista Agostinho acerca da futura independência de Beirais. No Posto, Júlio e Vítor acabam de ouvir a entrevista da rádio. Júlio acha o maior disparate e se alguém tem a ousadia de dar um tiro em Beirais vai preso por certo. Nazaré entra na Rádio e pergunta a Carlos pelo disparate de se alistar no exército. Carlos defende-se dizendo que é um patriota.

Em casa de Fernando, Agostinho tenta convencê-lo a não se alistar. Fernando, desconfiado, pede-lhe a verdadeira razão para formar um exército. Matias tranquila Nazaré diz-lhe que isso não vai a lado nenhum e diz ter uma maneira para acabar com o disparate. Agostinho distribui panfletos para o alistamento quando chega Vítor e lhe pergunta quem treinará os voluntários.

Depois de alguma discordância, concluem que Vítor é o indicado como Capitão e ele será o General. Enquanto corta o cabelo a Vasco, Tozé diz que se vai alistar, mas Vasco não o leva a sério e fica ofendido. Alzira zanga-se com Manel por ele dizer que não se vai alistar, e como ela acha que vão perder clientes se assim for, diz que Sandro e Tãnia também vão. Na Sociedade, Agostinho agradece a todos por terem vindo e diz que podem alistar-se junto do Capitão Vítor e que de seguida seguem logo para a formação na praça. Agostinho vê Tânia a alistar-se e não está de acordo, mas quando ela lhe diz que perde logo três recrutas se ela não ficar, acaba por concordar. No Consultório, Sandro vai ter com o Dr. Nuno para lhe pedir um atestado.

Na Casa de Turismo, Nazaré, Matias e Luna conversam acerca da ajuda que a comunidade hippie poderá dar para acabar com o exército de beirais. Luna tem a ideia de promoverem uma Festa na Sociedade para a altura dos exercícios militares. É a Festa contra a Guerra. No Largo da Igreja, os recrutas estão perfilados. Vítor fala as tropas e quem não cumpre tem como castigo dar voltas ao largo. Diz que é essencial saber marchar. Na Sociedade, Marina e Susana comentam o que se passa lá fora. Querem organizar uma festa de convívio pela paz para acabar com aquela palhaçada. Luís entra e sugere uma churrascada pela paz.

No Consultório, os três habitantes mais velhos da aldeia já têm os atestados e saem. Manel e Julien vêm também pedir atestados. Na Barbearia, Tozé conta a Agostinho que vai haver churrascada na Sociedade. Com a churrascada, a Sociedade encheu. Matias fala com Nazaré e Luna. Todos estão satisfeitos, à exceção de Luna que é vegetariana. Os soldados desertaram todos, só o Carlos e o Vítor ainda lá estão. No Largo da Igreja, Vítor continua a castigar Carlos com flexões. Na Rádio, Carlos acaba de apresentar o tema “És um traidor”, para todos aqueles que abandonaram o exército em troca de umas bifanas, como fez o General.

Pages: 1 2 3 4