Resumo da novela/série “Bem-vindos a Beirais”, da RTP1 de 19 a 25 de janeiro
Episódio de 26 de janeiro: “Queres apostar?”
No minimercado, Nazaré aproveita para praticar espanhol e explica a Alzira que decidiu fazer um curso por correspondência. Carlos fica muito orgulhoso da mulher. Alzira pergunta-lhe porque é que ela decidiu fazer o curso e Nazaré diz que precisa de fazer alguma coisa por ela.
Diogo e Luís vencem Manel e Tozé no snooker. Marina critica o jogo deles. Manel exige desforra, mas Tozé desculpa-se e diz que tem que ir abrir a barbearia e adia a desforra para outra oportunidade.
Nas ruas de Beirais, Carlos derrete-se com Nazaré e suplica-lhe que continue a falar em espanhol. Ela tenta disfarçar quando se cruza com uma mulher, mas apesar de embaraçada, ela ri divertida com o fascínio do seu marido Carlos.
Diogo, Luís, Manel e Tozé continuam a espicaçar-se por causa do jogo. Manel propõe apostar a desforra em dinheiro. Tozé e Luís ficam aflitos com a quantia elevada. Luís aceita, convicto da vitória. Tozé cede, mas fica muito nervoso por pensar que pode perder o dinheiro.
Em casa, Diogo acorda e não vê Clara. Ela entra e está muito mal disposta e conta-lhe que passou mal durante a noite. Diogo oferece-se para cuidar dela, tentando disfarçar a apreensão por causa do jogo combinado na sociedade recreativa.
Nazaré ajuda Marina a traduzir um pedido de uns turistas espanhóis. Carlos entra na sociedade e fica cheio de ciúmes ao ver Nazaré conversar com os rapazes.
Clara continua muito indisposta. Ela fala ao telemóvel com Rita e garante que Diogo está a cuidar dela e que ele saiu para ir comprar-lhe canja.
Na sociedade recreativa, as duplas jogam a desforra. Manel repreende Tozé que admite que se sente muito pressionado com a aposta em dinheiro. Diogo explica-lhes que está a jogar às escondidas de Clara e pede aos outros que lhe liguem quando voltar a ser a sua vez de jogar. Já Clara estranha a demora de Diogo que mente e diz que estava muita gente para comprar canja. Ela insiste para que ele se deite e lhe dê carinho. Diogo resiste e mente ao dizer que vai chamar o Doutor Nuno para a acompanhar.
Carlos sai da rádio e não consegue conter o ciúme ao ver que Nazaré, que continua a conversar com os turistas espanhóis. Ele intromete-se na conversa e corre com eles. Rita entra na sociedade e comenta com Susana que Diogo está a cuidar de Clara, mas fica pasmada quando Susana lhe diz que Diogo está a jogar snooker. Rita não quer acreditar no que vê.
O jogo do grupo está numa fase renhida. Tozé e Luís estão nervosos e quem acaba por ganhar o jogo é a dupla Manel e Tozé. Diogo fica perplexo com a derrota. Já Carlos está irritado e prepara-se para enfrentar a fúria de Nazaré.
Em casa, Diogo pergunta se Clara está melhor e ela conta-lhe que Rita levou a medicação. Clara pergunta a Diogo como correu o jogo e ele fica muito atrapalhado ao perceber que Clara sabe do seu jogo. Diogo tenta justificar-se e diz que era um jogo importante. Clara pergunta se ele ganhou e ele diz que não e que ainda perdeu dinheiro.
Episódio de dia 27 de janeiro: “Quem cá vem, de cá não sai”
Na rádio, Carlos anuncia que as inscrições para o concurso de culinária de Beirais estão a terminar, mas que ainda há tempo para os beiralenses se inscreverem na sociedade recreativa.
Em casa de Hortense, Lucinda anima-se com concurso de culinária. Hortense explica a Lucinda que vai fazer dupla com Alzira e já não pode fazer par com ela. Alcides oferece-se para ajudar a mulher.
Na sociedade recreativa, Olga fica amuada com Susana porque ela não desiste de formar dupla com Marina no concurso de culinária. Já Pedro conta ao seu avô Benjamim que um colega lhe disse que a sua avó queria ir viver para Lisboa e quando tentava sair de Beirais, acontecia sempre alguma coisa. Pedro pergunta se isso pode acontecer e Benjamim explica que sempre se disse na aldeia que quem tiver coisas por resolver em Beirais pode dar as voltas que quiser que nunca irá conseguir sair da aldeia. Pedro fica pensativo com o que ouve.
Na casa de turismo, Vasco confessa ao seu irmão Tiago que quer ir embora de Beirais pois quer voltar a fazer reportagens. Tiago fica surpreendido com o que ouve e Vasco diz que não está a fazer nada em Beirais e que está a precisar de outros desafios. Tiago não concorda com o irmão, mas Vasco continua determinado em sair de Beirais.
No minimercado, Olga vem convidar Alzira a formar par para o concurso culinária. Ela explica que vai participar com Hortense. Olga sai ofendida, deixando Alzira a sentir-se culpada.
O carro de Vasco avaria à saída de Beirais e ele telefona a Manel para lhe pedir ajuda. Ele não quer acreditar no que está a acontecer. Mais tarde, Vasco vem buscar o seu carro e fica a saber por Manel que a estrada está bloqueada com uma árvore caída. Manel explica-lhe um caminho alternativo para sair de Beirais e Vasco agradece a ajuda.
O largo da igreja está decorado a preceito para o 10º concurso de culinária de Beirais. Existem várias bancadas de cozinha alinhadas para os participantes cozinharem. Os participantes são a Susana e Marina, Hortense e Alzira, Olga e Nazaré, Alcides e Lucinda. Diogo vai desejar boa sorte a Susana e Marina. Carlos apresenta o concurso e são vários os beiralenses que estão a assistir. Carlos anuncia que vão receber no evento um convidado muito especial: o Chef Cordeiro. Carlos explica que os concorrentes têm 40 minutos para confecionar os pratos. Agostinho, Júlio, Carlos e o Chef Cordeiro fazem a contagem decrescente para dar início ao concurso. Os beiralenses puxam pelos concorrentes e os jurados observam atentos: Agostinho, Júlio e Chef Cordeiro. O relógio eletrónico está em contagem decrescente e falta apenas um minuto para o tempo acabar. Os concorrentes estão a empratar as receitas sobre pressão. Hortense e Alzira fizeram bacalhau à moda de Beirais. Marina e Susana estão nervosas a terminar a receita de peito de frango crocante com puré de três enchidos. Olga e Nazaré discordam com a apresentação da receita e empratam e desempratam as tiras de porco preto com pudim de espinafres. O tempo termina e os concorrentes explicam o que fizeram em cada prato. Enquanto o júri decide qual é o prato vencedor, a banda filarmónica atua. O chef Cordeiro diz que os pratos estavam muito bons e que a dupla vencedora que vai estar no programa de televisão é a Susana e a Marina. As duas amigas abraçam-se felizes e Olga fica um pouco zangada, mas não consegue deixar de ter orgulho na filha. Susana abraça Nuno e chora de alegria.
Vasco continua a conduzir e descobre que andou às voltas e está de novo à entrada de Beirais. Marta e Dinis fazem os trabalhos de casa enquanto Vasco partilha a o seu espanto com Tiago e Rita. Tiago fica intrigado com a lenda de Beirais e dispõe-se a levar o irmão no seu próprio carro. Os dois irmãos acabam por trocar um pneu furado e Vasco volta a lembrar-se da lenda de Beirais. Tiago não desiste de tentar convencer o irmão a ficar em Beirais e Vasco desiste de viajar.