“Big Brother VIP” – Crónica VIP [11ª Edição]

"Big Brother VIP"
O espaço de opinião sobre o “Big Brother VIP”

Margarida Costa
Adeus Fanny! Sabe mesmo bem dizer isto. Por mim já só falta sair o Tino e pronto, podemos ir até à final com Mafalda, Kapinha, Kelly, Pedro, Flávio e Sara (e já agora podia ser esta a ordem de lugares do último para o primeiro).

Acho que esta semana foi uma das mais maçadoras em termos de jogo. Existiram várias provas interessantes, isso é verdade, mas em termos de jogo, discussão, estratégia… Não valeu de muito. A não ser o Tino que respira jogo, falsidade e estratégia.

À semelhança da semana, também a Gala não teve muitos pontos altos. Em termos de captação do público, o mais esperado deve ter sido a entrada do Anselmo Ralph, mas tirando isso pouco houve. Para mim o interessante foi a partidinha que fizeram ao Kapinha. Como já disse anteriormente, a entrada e saída de famosos da casa já está saturada, por mais engraçado que seja, já não trás nada de novo.

Acho que o programa está a entrar na fase em que precisa urgentemente de estímulo porque os concorrentes não avançam, o Big Brother não avança, está tudo demasiado parado, demasiado encostado às boxes. Eu já começo a pensar em vencedores e as únicas pessoas que me agradam para o lugar é a Sara e o Flávio. Gosto da Kelly e do Pedro, mas nenhum como vencedor. Acho que seria injusto ganhar ou o Kapinha ou a Mafalda porque entraram depois e em termos de tempo não será justo.

Top+
* Expulsão da Fanny
* Expulsão falsa do Kapinha
* Pedro como Capitão

Top-
* Pseudo mini concerto do Anselmo
* Tino cada vez mais insuportável
* Continuar a haver separação de casas

Nomeações: Tino e Mafalda.

Sandra Rodrigues
A gala de Domingo foi fraquinha, assim como tinha sido a última. A parte da Sofia Ribeiro e do Nuno Eiró foi engraçada, teve duas atuações mas foi muito sem sal. Contudo, das minhas partes favoritas foi o vídeo do Hélder Agapito para a Sara Santos. Casal mais fofo.

Outro ponto alto e o mais esperado foi a saída da Fanny, já a ninguém a conseguia ver dentro da casa. Ainda tivemos de a ver esborrachar Anselmo Ralph mas agora já não a temos de ver a fazer nada. Quanto ao que fizeram com o Kapinha, já começo a ter pena do rapaz. Está sempre nomeado, é super competitivo e ainda fazem brincadeiras destas.

Esta semana houve a confusão entre o Tino e os colegas. Para começar, não o suporto. A ideia de doar comida a pessoas carenciadas era boa e claro que é excelente que eles ajudem os outros. Contudo, acho que a forma como o Tino a conduziu não foi a melhor. Quis ficar mais bem visto que os outros como se fosse o único bom samaritano do sítio.

Por mim podia ser dos próximos a sair. A minha favorita agora é a Sara Santos, está isolada no meu top. Pedro e Kelly já começam a enjoar. Gostava deles mas agora não se passa nada, não dão nada à casa, não dão nada ao jogo. Ou muito muda ou perdem uma fã.

Quanto ao Flávio, é daqueles que já gostei, já detestei mas agora, não sendo dos meus preferidos, já não me incomoda muito. Até ver… Já o Kapinha, continuo a não gostar, aquela cegueira toda pelo jogo não me agrada mesmo e, com isso, às vezes parece um bocado arrogante. Não me esqueço quando o Flávio lhe fez uma observação sobre uma conversa que ele tinha tido com a Mafalda por ela não ter feito um apelo no confessionário e ele negou veemente quando havia imagens a provar o que ele tinha dito. Mas, esta semana até o poupava às nomeações. Está sempre nomeado, nunca pode estar descansado e, portanto, nesta semana podia sair o Tino.

Quanto ao jogo em si acho que está muito morno. Não têm existido verdadeiras provas que me façam estar colada ao ecrã. Aquilo da roleta, já deu o que tinha a dar. Atribuírem palavras uns aos outros, idem. Aquilo de deviam fazer, como ando a dizer desde o início, eram cadeiras quentes pós-nomeações. Coisas a sério, e não brincadeiras de X faz uma pergunta a Y.

Top +
* Saída da Fanny
* Sara Santos
* Vídeo de Hélder para a Sara

Top –
* Tino
* Falta de provas dinâmicas
* Pedro e Kelly

Nomeações: Tino e Flávio

Pedro Silva

Concorda com a expulsão da Fanny?
Completamente de acordo. Os portugueses já andavam fartos dela, ainda que nos últimos tempos se tenha tornado uma pessoa muito mais calma e menos intempestiva. No primeiro reallity show que participou teve a sua piada aquele seu jeito irritante, mas nos seguintes, e, principalmente neste BBVIP, foi a gota de água. Não era justo a sua chegada à final, visto ter sido protegida duante tantas semanas, e sendo esta a sua primeira nomeação, saiu na hora certa.

O que acha da partida que fizeram ao Kapinha?
Tem-se notado um extremo esforço por parte da produção deste BB, em não tornar tão monótonas e previsíveis as galas de Domingo, e os resultados falam por si. A partida foi um momento bonito de se ver. O Kapinha não é dos meus preferidos, mas aquela cara de desilusão, seguida de uma extrema felicidade, foi um momento bom de se assistir.

Já tem algum candidato à vitória?
A Mafalda e Kelly são as duas concorrentes que espero que consigam vencer, ainda que fosse o Francisco o meu concorrente favorito ate a sua desistência.

O que acrescentaria ao jogo para este ficar mais competitivo?
Nesta altura do jogo já não há muita mais imaginação, e não há muito mais por onde inovar acho. Mas talvez se a produção mostrasse filmagens, como por exemplo, aquela situação do Flávio ter ouvido o Kapinha dizer a Mafalda que ela não lhe apelou à permanência na casa, e o Kapinha ter desmentido tudo; filmagens do Pedro a perguntar ao Francisco se ele achava a ‘Zuca’ genuína e de confiança, entre outros.

Se pudesse nomear, quais os dois concorrentes que nomearia (entre casas)?
Nomearia o Tino e a Kelly, pois já estou farto dele, e a assim teria a certeza que ele seria o expulso pelos portugueses.