Bruno Santos responde às investidas de Moniz: «Quem manda sou eu»

Bruno Santos

José Eduardo Moniz desde que assumiu a Consultadoria da Ficção tem mostrado o seu ponto de vista no que toca à estratégia das novela da TVI.

Quando viu o diário do “Secret Story 5: Casa dos Segredos” ocupar a faixa das 21H30 e “Jardins Proibidas” a das 23H, Moniz deixou a entender que não concordou com a estratégia.

«Quem manda sou eu, sob orientação de uma direção-geral e sob as directrizes de uma administração», esclarece Bruno Santos. «O Zé Eduardo é consultor de ficção, não é de programação. Mas ele está no seu direito e ter a sua opinião.»

«Tivemos uma conversa informal, e aceitei a opinião dele. Ele, como consultor de ficção, entende de uma forma. Nós entendemos de outra. Fazer futurologia em televisão é complicado. Entre o achar isto e aquilo, todo o mundo acha. É aquela história do treinador de bancada. Não é que o Moniz seja treinador de bancada, não me interprete mal, mas eu também já fui consultor de televisão. E devo dizer que era muito mais fácil dar opinião sobre o que já aconteceu do que estar no outro lado da barricada», justifica-se.

Não obstante de tudo, Bruno Santos vê em Moniz uma mais valia e um «grande ajuda»: «Tenho um enorme respeito por ele, mas o seu trabalho é de equipa. É claro que tem uma sensibilidade única para a televisão, mas o seu mérito é conseguir criar um grande espírito nas suas equipas.»