“Caçadores de Veneno” está de volta ao Discovery com novos episódios

O veneno das serpentes mata todos os anos centenas de milhares de pessoas. No entanto, este líquido da morte também é útil na criação de antídotos e na investigação médica para novos remédios no tratamento da diabetes, doenças cardiovasculares e até cancro.

A única forma de obter o veneno é extraindo-o diretamente dos répteis mais perigosos do mundo. O Discovery Channel acompanha os profissionais que dedicam e arriscam a sua vida para conseguir apanhar estes animais na nova série documental “Caçadores de Veneno”, que estreia amanhã às 21h.

Todos os anos, centenas de pessoas são mortas por serpentes venenosas e muitas outras são hospitalizadas. No entanto, o veneno mortal também é utilizado para produzir antídotos que salvam vidas, ainda que a um ritmo longe de ser o desejável.

O stock diminui todos os anos, apesar dos esforços dos corajosos profissionais que dedicam a sua vida a capturar estas substâncias mortais. “Caçadores de Veneno” é a nova série documental do Discovery Channel que mostra o trabalho de quatro equipas de caçadores que têm a coragem e a habilidade necessárias para caçar as serpentes mais venenosas do mundo, para extrair o líquido altamente tóxico.

Cada grupo tem motivações próprias e desfruta da emoção da caça, mas todos partem com um objetivo primordial: salvar vidas. Desde pântanos na Florida às planícies do Oklahoma, passando pelo interior da Austrália e pelos desertos do Arizona, estes profissionais viajam até aos habitats naturais das serpentes mais perigosas do mundo, colocando as suas próprias vidas em risco, para capturar e recolher o veneno destes répteis mortais.

A demanda pelo veneno está atualmente num máximo histórico, já que as toxinas estão a ser utilizadas não apenas para criar antídotos, mas também para desenvolver investigações médicas nos campos da diabetes, coração e cancro. Com mais de 600 espécies de serpentes venenosas em todo o mundo, estes caçadores arriscam a vida a cada passo que dão, pois um passo em falso pode ser o último.

Em “Caçadores de Veneno”, composta por seis episódios de uma hora, os espetadores vão poder conhecer Tim Fitzer, que caça serpentes por diversão desde pequeno e que agora transformou este hobby num negócio.

Tim é acompanhado por Kevin e Hannah na missão de capturar uma cascavel diamante ocidental, uma cobra tão perigosa que um só erro pode terminar na morte de qualquer um deles. Na nova estreia do canal também vai ser possível conhecer Brian Barczyk, que tem uma semana para provar a si mesmo que é capaz de sobreviver como caçador de veneno. Ele e o sócio Chewy estão atrás de duas serpentes de Mulga (Rey Brown) no deserto vermelho da Austrália.

Ed Chapman e Justin formam outra equipa que recebe um pedido de capturar três víboras peçonhentas das águas pantanosas da Florida. Areias movediças, calores infernais e muitos outros fatores vão complicar a vida de Ed que tenta a todo o custo encontrar o animal que o pode matar.

“Caçadores de Veneno” estreia amanhã às 21h no Discovery Channel.