“Caminho das Índias” regressa à televisão portuguesa

Caminho das Índias_Protagonistas

A paixão proibida entre dois indianos de origens distintas. É esta a história central de ‘Caminho das Índias’, novela que venceu o Emmy Internacional 2009 e estreia no dia 4 de agosto, às 22h, na Globo, canal 10, exclusivo NOS. A autora Glória Perez define a novela como “uma grande saga de amor, recheada com o colorido e o sabor de uma cultura rica e complexa como a indiana. Os costumes, os rituais religiosos, as danças, os festivais e os aspetos mágicos da Índia estão lá, tendo sempre um contraponto no Brasil. São duas histórias centrais, cada uma delas num lado do mundo, que funcionam como espelho uma para a outra”.

 

‘Caminho das Índias’ é uma bela história de contrastes. Maya Meetha (Juliana Paes), uma jovem alegre e inteligente, trabalha numa empresa de telemarketing do Rajastão e pertence a uma tradicional família da casta dos comerciantes. Bahuan (Márcio Garcia) está a formar-se nos Estados Unidos, é funcionário de uma empresa americana, mas nunca esqueceu as humilhações que sofreu na infância por ser um “intocável” – parte do contingente humano que os textos sagrados definem como “a poeira aos pés do deus Brahma”, aqueles considerados impuros e condenados a nem mesmo tocar com a sua sombra num membro das castas. Embora tal sistema já tenha sido banido pela lei, ele mantém-se ainda nos costumes.

Maya (Juliana Paes) já está na idade de se casar, e como é costume no seu país, o seu pai está empenhado em arranjar-lhe um bom marido. Como todas as mulheres indianas, Maya sempre acreditou que ninguém melhor do que ele para escolher o homem certo. Até conhecer Bahuan (Márcio Garcia). A troca de olhares, a eminência do beijo proibido e as longas conversas rapidamente levam aos planos de uma vida longa e feliz juntos. Maya (Juliana Paes) só desconhece o segredo que Bahuan (Márcio Garcia) guarda a sete chaves: ele é um “intocável”. Depois de sofrer por isso na infância, o rapaz passa pela tormenta e o medo de revelar a sua origem. Regressa à terra natal apenas para atender a um pedido de Shankar (Lima Duarte), o seu mestre e pai de criação. Apesar de ser Brâmane – nome que se dá à casta mais alta -, Shankar adotou Bahuan ainda criança, escandalizando os mais tradicionais, e agora quer deixar-lhe todo o seu património.

Entretanto, Bahuan (Márcio Garcia) pensa em alternativas para manter o relacionamento com Maya (Juliana Paes). Ela, acreditando que ele é um brâmane, insiste para que combine com Shankar (Lima Duarte) uma visita à sua casa para pedi-la em casamento, como manda a tradição. Porém Pandit (José de Abreu), o sacerdote, quer apresentar à família dela outro rapaz, Raj (Rodrigo Lombardi), o filho mais velho dos Ananda, e, por isso, Maya precisa apressar-se. Manu (Osmar Prado) e Kochi (Nívea Maria), pais de Maya, aceitam então conhecer Raj, na expectativa de uni-la a um brâmane.

Por sua vez, Raj (Rodrigo Lombardi), que namora com a brasileira Duda (Tânia Khalil), fica devastado quando os seus pais Opash (Tony Ramos) e Indira (Eliane Giardini) se opõem ao namoro dos dois e exigem que ele case com Maya (Juliana Paes).

No meio destas batalhas, Maya fica grávida de Bahuan, mas acaba por casar com Raj (Rodrigo Lombardi), escondendo a paternidade da criança com medo de perder o marido. Raj também tem um filho com a brasileira Duda (Tânia Khalil), mas desconhece este facto.

Conflitos como o de Raul Cadore (Alexandre Borges), que muda de identidade incitado pela psicopata Yvone (Letícia Sabatella) e o drama de Tarso (Bruno Gagliasso), que sofre de esquizofrenia, compõem a história desta novela vencedora do Emmy Internacional de 2009.

‘Caminho das Índias’, com estreia prevista para dia 4 de agosto, será transmitida todos os dias às 22h, na Globo, canal 10 exclusivo NOS.