Canais investem 14 milhões na TDT

No ano passado, RTP, SIC, TVI e ARTV gastaram mais de 14 milhões de euros para aceder à rede de Televisão Digital Terrestre (TDT). Um valor pago à Portugal Telecom (PT), que detém a licença para gestão da plataforma de distribuição dos canais. A Media Capital desembolsou quase 3,5 milhões de euros para aceder à rede, refere o relatório e contas da dona da TVI.

A Impresa (que detém a SIC) não especifica este valor no seu relatório, e, contactada, recusou avançar quanto pagou. Ainda assim, o Correio da Manhã sabe que terá entregue o mesmo valor da sua concorrente privada.

Já fonte oficial da RTP esclareceu que «o contrato tem cláusulas de confidencialidade rigorosas», não avançando o valor desembolsado pelo grupo público. Mas, ao que o CM apurou, a RTP também terá pago cerca de 3,5 milhões de euros por cada um dos seus canais (RTP1 e RTP2), num total de 7 milhões.

Quanto ao Canal Parlamento (ARTV), paga anualmente à PT 420 mil euros provenientes do orçamento da Assembleia. Um valor inferior ao dos generalistas, pois a sua emissão na TDT tem apenas dez horas diárias e não é considerado canal de TV.