Canal História estreia “A Maldição do Republic”, o navio que afundou em 1909

Baseado no livro The Tsar’s Treasure, o Canal História vai estrear “A Maldição do Republic”.

As aventuras do Comandante Martin Bayerle na segunda tentativa para solucionar o mistério do transatlântico que o arruinou financeira e pessoalmente. Há muitos rumores de que o Republic transportava ouro ou outros objetos de valor quando afundou.

O Canal História estreia “A Maldição do Republic”, a partir do dia 5 de junho, pelas 22h, série que acompanha as aventuras do caçador de tesouros, Martin Bayerle e do seu filho, que regressam ao local do naufrágio que quase destruiu a família, numa expedição para solucionar o mistério do RMS Republic e recuperar milhares de milhões de dólares em ouro.

O RMS Republic ia de Nova Iorque para Gibraltar, quando afundou ao início da manhã de 23 de janeiro de 1909, depois de ter chocado com o navio italiano SS Florida, que não conseguiu ver o Republic devido a um nevoeiro intenso ao largo da costa de Nantucket.

Considerado o Titanic do seu tempo, o RMS Republic era conhecido como O Navio dos Milionários, tal era a fortuna dos seus passageiros.

Há muitos rumores de que o Republic carregava ouro ou outros objetos de valor quando afundou. Um dos boatos é que transportava ouro no valor de 250 mil dólares americanos em moedas, para ser utilizado como folha de pagamento para a Marinha dos EUA (o equivalente a 4.760.000 dólares no mínimo e possivelmente tanto como 133.000.000 na atualidade). Outra teoria afirma que se tratava de 3.000.000 dólares de ajuda a vítimas de um sismo em Itália.

A investigação do Capitão Martin Bayerle leva-o a acreditar que o navio estava a carregar US $ 3.000.000 em moedas de ouro como parte de um empréstimo para o Governo Imperial Russo de Nicolau II. Bayerle também afirma que o Republic levava 800.000 dólares e outra carga preciosa.

A série, baseada no livro The Tsar’s Treasure, acompanha as aventuras do Comandante Martin Bayerle, o homem que encontrou o navio na década de 80 e se arruinou financeira e pessoalmente na primeira tentativa de resgatar o tesouro.

Com o apoio da família e de uma equipa de salvamento, Bayerle vai tentar a sorte outra vez, mas novos desafios se impõe: o navio encontra-se a cerca de 80 metros de profundidade.

O MISTERIOSO TESOURO

O caçador de tesouros Martin Bayerle e o filho regressam ao local do navio naufragado, que quase destruiu a sua família, numa expedição para solucionar o mistério do RMS Republic e recuperar mil milhões de dólares em ouro.

Domingo 5, 22h

UM MERGULHO ATRIBULADO

Martin faz mais revelações sobre o mistério que envolve o tesouro do Republic. Durante uma tentativa para recuperar o ouro, um mergulhador entra em pânico e sofre um acidente que põe em risco a sua vida, e ameaça abortar toda a missão.

Domingo 5, 22h40

NOVO FRACASSO À VISTA

Após a avaria do gerador do navio e o agravamento do estado de saúde do mergulhador Mark, a equipa é obrigada a voltar para o porto. E um Martin destroçado relembra a tentativa falhada de 1987 e o efeito devastador que teve na sua vida.

Domingo 12, 22h

A CÂMARA DOS SEGREDOS DE OURO

Martin segue o rasto do dinheiro ao longo da história e identifica uma misteriosa transação com um banqueiro russo que pode provar que o ouro se encontra a bordo do RMS Republic, ao mesmo tempo que ele e a equipa de resgate regressam ao local do naufrágio e fazem

pontaria ao tesouro.

Domingo 12, 22h40

PROBLEMAS E REVELAÇÕES

Depois de um mergulhador ficar preso nos escombros e outro cabo comprometer a hélice do navio, Tim vê-se na obrigação de se equipar e mergulhar naquelas águas. Martin discute sobre a localização do ouro. Além disso, a história do tiroteio que pôs Martin na prisão é tornada pública.

Domingo 19, 22h

O PREÇO DO OURO

Um mergulhador a bombordo do navio naufragado encontra uma peça do passado. Entretanto, uma embarcação suspeita é avistada nas imediações.

Domingo 19, 22h40

AUMENTA O MISTÉRIO

Novas informações são reveladas e as perguntas sobre a história e mistério que envolvem o RMS Republic e a sua carga preciosa avaliada em milhões de dólares, e sobre a obsessão de Bayerle para encontrar o tesouro e desvendar uma conspiração centenária, têm finalmente uma resposta. Domingo 26, 22h

A ATRAÇÃO DO REPUBLIC

Grant desafia a estratégia do pai e obriga a uma nova abordagem para recuperar o tesouro do Republic.

Domingo 26, 22h40

A CORRIDA AO OURO

A equipa apressa-se a procurar o tesouro do Republic, ao mesmo tempo que tem de enfrentar uma tempestade devastadora.

Domingo 26, 23h

BIOGRAFIA DOS PROTAGONISTAS

Martin Bayerle

Martin Bayerle tem mais de 35 anos de experiência em recuperação de cargas em águas profundas, incluindo diversas operações de salvamento ao RMS Republic. É o diretor da Lords of Fortune Shipwreck Recovery Co. e autor do livro The Tsar’s Treasure: The Sunken White Star Liner with a Billion Dollar Secret, que documenta a sua extensa investigação ao RMS Republic e sua carga secreta. É também instrutor de mergulho certificado e anteriormente era proprietário de lojas de equipamento de mergulho em Brooklyn, Nova Iorque e Martha’s Vineyard. Tem duas licenciaturas pelo Fairmont State College em Fairmont, West Virginia e um mestrado pela West Virginia University. Martin é pai de Grant e Tessa Bayerle.

Grant Bayerle

Grant Bayerle é o consultor geral da Lords of Fortune Shipwreck Recovery Co. que trata dos aspetos financeiros e operacionais da operação de salvamento do RMS Republic. Tirou um

bacharelato em finanças na West Virginia University e equivalência em contabilidade e também tem um curso em direito pelo WVU College of Law. É advogado licenciado na Florida e West Virginia. Recentemente festejou o nascimento do seu filho Maverick Giovanni Bayerle.

Tim Ferris

Tim Ferris é o responsável pela equipa de salvamento na atual expedição em busca do tesouro do Republic. Nascido e criado em New England, Tim começou a trabalhar na água desde muito cedo. Há vinte anos tomou a decisão de seguir uma carreira no mergulho de profundidade comercial e começou a trabalhar para chegar ao topo dos mergulhos de saturação. Tim foi o gestor de projeto de afundamento do USS Vandenberg, o segundo maior recife artificial do mundo, bem como muitas operações de salvamento internacionais e confidenciais. Após fundar a própria empresa, Tim e a sua equipa desempenharam um papel chave em projetos como a limpeza do derrame de petróleo Deepwater Horizon, bombeamento de água do metro da cidade de Nova Iorque após a tempestade Sandy, vários projetos de salvamento no Médio Oriente e uma missão de salvamento no Egito durante a Primavera Árabe.