Canal História presta homenagem aos homens e mulheres que lutaram contra o racismo nos EUA

O Massacre de Tulsa
“O Massacre de Tulsa” é uma das apostas do canal História

O canal História presta homenagem aos homens e mulheres que lutaram contra o racismo nos EUA com uma programação dedicada ao tema.

Este especial reúne 3 documentários inéditos explorando as dificuldades dos afrodescendentes nos EUA e a sua resiliência e coragem, através de histórias de opressão como o “Massacre de Tulsa”, mas também histórias de força e bravura como “Os Pilotos de Tuskegee: Um Legado de Coragem” e “Combater o Poder”.

O Canal História estreia em exclusivo no dia 18 de outubro, a partir das 22h15 o ‘Especial História Negra’, que conta com três documentários inéditos que ajudarão os telespectadores a conhecer acontecimentos históricos que supuseram um antes e um depois.

Em 1921, Tulsa, a chamada Wall Street Negra, era um dos maiores centros de prosperidade para a comunidade afroamericana. De 31 de maio para 1 de junho desse mesmo ano, uma enorme multidão de residentes brancos virou-se violentamente para cidadãos de cor, destruindo as suas casas e negócios, causando a morte de cerca de 300 pessoas e a encarceração de 6 000 residentes de cor.

Este massacre, que ocorreu há um século e conhecido como o maior incidente de violência racial na história dos EUA, é extensivamente analisado no documentário “O Massacre de Tulsa”, dando luz a novos factos e realidades nunca antes discutidos.

O racismo continuou parte da mentalidade da maioria dos norte-americanos e a segregação racial parte do seu dia-a-dia. No entanto, com as dificuldades da II Guerra Mundial, inúmeros cidadãos afrodescendentes procuravam integrar o esforço militar, apesar da forte segregação racial do setor. Foi criada, então, uma unidade de pilotos de cor na base de Tuskegee, Alabama. Estes bravos pilotos realizaram mais de 15 000 investidas contra os alemães em apenas dois anos e mostraram ao mundo o quão infundadas eram as suposições de que a cor da pele ditava o sucesso ou capacidade militar e tecnológica. Uma impressionante história a descobrir no documentário “Os Pilotos de Tuskegee: Um Legado de Coragem”, que dará a conhecer o lendário grupo de pilotos afro-americanos que participaram na Segunda Guerra Mundial e como, graças a eles, se erradicou a segregação racial no Exército norte-americano.

O especial encerra com o documentário de uma hora “Combater o Poder”, produzido e apresentado por Kareem Abdul Jabbar que analisará o impacto que tiveram os protestos na evolução dos EUA.​

EPISÓDIOS:

O Massacre Racial de Tulsa | 18 de outubro, às 22h15

Uma perspetiva profunda e discreta sobre os trágicos acontecimentos de há um século… O documentário foca-se num período específico, desde o nascimento da Wall Street Negra até à sua queda catastrófica no decurso de dois dias sangrentos, e finalmente a ruína e reconstrução. O documentário também acompanha os esforços arqueológicos, feitos nas escavações realizadas no Cemitério de Oaklawn, onde foram recuperados inúmeros caixões não identificados de vítimas que foram assassinadas e enterradas lá durante o massacre.

Os Pilotos de Tuskegee: Um Legado de Coragem | 18 de outubro, às 23h30

Neste especial de uma hora, Robin Roberts explora o legado dos pilotos de Tuskegee, o lendário grupo de pilotos afro-americanos, incluindo o seu pai que serviu na Segunda Guerra Mundial, revelando como estes guerreiros ajudaram a acabar com a segregação entre os militares e abriram caminho para o movimento dos Direitos Civis.

Combater o Poder | 18 de outubro, à 00h15

O protesto faz parte do ADN da América. Os Estados Unidos nasceram de violento protesto público e todos os grandes e principais avanços sociais e políticos da nossa História resultaram de pessoas que tomaram as ruas para expressar publicamente as suas exigências. Foi o protesto público que criou o país em 1776 e quase o destruiu em 1861. Cidades foram incendiadas, pessoas foram assassinadas… No entanto, em todas estas ocasiões a agitação civil obrigou o país a olhar para si próprio, de forma intransigente, para julgar a situação da maneira mais acertada… isto é, através da Constituição dos EUA. Este documentário especial de uma hora, produzido e apresentado por Kareem Abdul Jabbar, analisará o impacto que os protestos têm na evolução dos Estados Unidos, incluindo hoje em dia. Será que o arco do universo moral pende para a justiça quando é exercida pressão?