Canal Panda parte “À Descoberta das Aldeias Históricas”

“Panda Museus – À Descoberta das Aldeias Históricas” é a nova aposta de produção própria do Canal Panda que convida os mais pequenos a conhecer a Rede das Aldeias Históricas de Portugal a partir de 3 de março, às 07h55 e às 19h55.

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso são as 12 aldeias que irão receber a visita do Panda de segunda a sexta-feira, às 07h55 e às 19h55.

Produzido pela Sete Sentidos, cada programa de 5 minutos, com estreia quinzenal e duas emissões diárias, conta com a participação dos alunos do primeiro ciclo das escolas dos municípios da Rede das Aldeias que dão a conhecer as lendas regionais da sua localidade.

Esta participação integra o projeto de empreendedorismo infantil “Histórias Criativas” desenvolvido pela “Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico”, uma iniciativa que pretende contribuir para que as crianças revelem a sua identidade e estimulem a imaginação, promovendo o pensamento e a criatividade.

“Panda Museus – À Descoberta das Aldeias Históricas” representa um reforço da aposta em produções próprias, simultaneamente didáticas e divertidas, tendo sido especificamente concebido para aproximar as crianças entre os 3 e os 7 anos da herança histórica e patrimonial de Portugal.

O primeiro programa irá acompanhar o Panda numa visita à aldeia de Almeida, onde será convidado a conhecer a sua história durante um divertido passeio de charrete.

Ao longo do programa, o guia explica porque é que a aldeia é apelidada de Estrela de Pedra, a sua importância na defesa de Portugal e as características da sua imponente fortificação. Em Almeida, o Panda ficará ainda a conhecer o Museu Histórico-Militar e a “Lenda da Senhora das Neves”, contada pelas crianças da região.

Depois de desvendar os segredos desta vila medieval, o Panda parte à descoberta de Belmonte, berço do navegador português Pedro Álvares Cabral.