“Comboios Gigantes” é aposta do Discovery Channel

Comboios Gigantes
O Glaciar Express é um dos focos do “Comboios Gigantes” do Discovery

Após descobrir as mais assombrosas embarcações e aeronaves do mundo, graças a séries como ‘Super barcos’ e ‘Super aviões’, o Discovery Channel vai focar-se no fascinante mundo do transporte ferroviário.

“Comboios Gigantes” estreia no dia 1 de fevereiro às 21h, e vai mostrar as locomotivas mais impressionantes do planeta, como o Glacier Express da Suíça e o comboio bala japonês, enquanto realizam as suas viagens pelas mais diversas e espetaculares paisagens.

Dando seguimento à sua paixão pelos mais espetaculares meios de transporte do mundo, e após ter posto em marcha séries “Super Barcos” e “Super Aviões”, o Discovery Channel assenta pela primeira vez os pés na terra para focar as câmaras nos carris.

“Comboios Gigantes” vai descobrir o funcionamento interno de algumas das locomotivas mais impressionantes e as viagens que fazem através de uma grande variedade de rotas mágicas e paisagens cativantes.

Em cada episódio desta série, tão informativa como pitoresca, o anfitrião Teddy Wilson vai convidar os espetadores do canal para uma viagem única a bordo dos comboios mais icónicos e espetaculares do planeta, que serão analisados com o todo o detalhe.

“Comboios Gigantes”, composta por seis episódios de uma hora de duração, vai visitar as vias férreas do Canadá, Japão, Noruega, Alasca, Austrália e Suíça. Maquinistas, engenheiros, gerentes de vias férreas, mestres de carga, chefes de cozinha, inspetores de pista, oficiais de controlo de tráfego ferroviário e passageiros serão apenas alguns dos personagens que vão passar pelo pequeno ecrã nesta viagem às profundidades do fascinante mundo do transporte ferroviário.

Assim, nesta primeira temporada, vão ser analisados comboios como o Glacier Express, que cada dia tem que fazer frente a um desnível de quase cinco quilómetros durante a viagem de oito horas através dos alpes suíços, uma rota que exige que as locomotivas deem o máximo de si.

No entanto, esta necessidade de potência não reduz o design, que converteu o Glacier Express num dos três comboios do mundo declarados Património da Humanidade. O comboio, que funciona desde 1930, é utilizado por 250.000 pessoas todos os anos.

Outro dos protagonistas desta temporada vai ser o Tokaido Shinkansen do Japão, mais conhecido como o ‘comboio bala’, uma máquina de alta velocidade que completa 500 km entre Tóquio e Osaka em menos de 2.5 horas.

O Shinkansen, que opera nas suas próprias vias, desenhadas para suportar velocidades de até 285 km/h, transporta, todos os dias, mais de 400.000 passageiros. Em funcionamento desde 1964, o Shinkansen pode já ter transportado vários milhares de milhões de passageiros sem sofrer um único acidente.

Além de comboios específicos dos dias de hoje, o programa vai ainda fazer uma viagem ao futuro para ver como serão os comboios em 2027, ano em que o Japão já tem alguns projetos que envolvem levitação magnética.

“Comboios Gigantes” estreia no dia 1 de fevereiro às 21 horas no Discovery Channel.