Conheça as apostas da SIC até ao final de 2020

“A Generala”

Soraia Chaves
Soraia Chaves

A Generala é uma das novas séries da SIC produzida pela Coral Europa. É da autoria de Patrícia Müller e Vera Sacramento.

“A Generala” é uma história verídica: O caso da mulher que foi general durante quase 20 anos foi o rei dos julgamentos da década de 90. Uma simples burla transformou-se num romance nacional, que envolvia uma mulher e um homem na mesma pessoa: Maria Teresinha e o general Tito da Paixão Gomes, a “Generala”.

Soraia Chaves e Carolina Carvalho são as protagonistas desta série de 8 episódios. No elenco estão ainda nomes como José Fidalgo, João Jesus, Anabela Moreira, Luís Garcia, Joana Câncio, Vitor Norte, Fernando Pires, João Vicente e Rui Luís Brás-

Aos 16 anos, Maria Teresinha Gomes abandonou a ilha da Madeira depois de um desgosto de amor que a abalou profundamente. Os pais desligaram-se da filha, que em Lisboa adotou um visual masculino e o nome de Tito Aníbal Paixão Gomes, nome de batismo do seu irmão que morreu ainda em criança. No carnaval de 1974, o agora Tito vai até a um alfaiate onde manda ajustar um fato de general. É aqui o ponto de partida da história que estava longe de chegar ao fim.

Aproveitando-se da boa vizinhança e enchendo-os de ilusões, decide pedir-lhes dinheiro que seria investido e que trazia elevados retornos. Mas nada disso foi o que aconteceu depois. Pelo meio, além de assumir a identidade de um comandante das Forças Armadas, fez-se passar também por Advogada e Embaixadora dos Estados Unidos, sempre com o objetivo de conseguir extorquir dinheiro através de fraudes. Escudada na sua aparência firme e no seu poder nato de comunicação, os esquemas foram-se adensando. Começou a partilhar casa com Joaquina Costa, conhecida com Quininha. Estiveram juntas durante 15 anos, até novembro de 1992.

Nesse ano o processo levado a cabo pelo Ministério Público, na pessoa de Maria José Morgado, consegue os maiores avanços e Tito é exposto. Em tribunal, em imagens emitidas na época, Quininha garantiu que nunca desconfiou de nada e que elas nunca partilharam o mesmo quarto durante o tempo em que dividiram casa. Começa aqui o declínio da “Generala”, que depois de exposta e com vergonha dos olhares do público, que acompanhou todo o processo pelos media, passou a estar reclusa em casa, numa pena suspensa de dois anos. As saídas foram poucas, até que em 2007 foi encontrada morta em casa, já em avançado estado de decomposição e sem meios financeiros para pagar o próprio funeral.

A Generala” tem estreia marcada para o final do ano

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14