Conheça as personagens de “Crimes Submersos”, a nova série da RTP1

crimes submersos
“Crimes Submersos”, RTP1

Na próxima sexta-feira, dia 21 de janeiro, às 21h30, a RTP1 estreia “Crimes Submersos”, uma das maiores apostas deste arranque de ano.

Devido a um período de seca extrema no sul da Península Ibérica, os níveis das albufeiras baixaram para mínimos históricos. Algumas povoações que haviam sido inundadas há décadas, para dar lugar a barragens, voltaram a emergir das águas. É o caso de Campomediano, que está agora a descoberto.

Nas ruínas de uma das casas são encontrados os esqueletos de dois homens. A inspetora da polícia espanhola Daniela Yanes (Elena Rivera) assume o caso, o qual não deixa dúvidas de que é um crime que permaneceu oculto durante muitos anos. Há uma suspeita que as mortes estejam relacionadas com os protestos ambientais realizados para evitar a construção da barragem há mais de 20 anos.

Conheça as personagens principais:

ELENA RIVERA (DANIELA YANES)

É inspetora da polícia espanhola. Depois de ter estado destacada em Algeciras, regressa à sua terra natal, Cáceres, onde trabalha sob as ordens do Comissário Ortiz. O facto de ele ter vivido com a sua mãe será a causa de alguns conflitos familiares.

O aparecimento dos dois corpos em Campomediano é um caso que a motiva. Daniela inicia a investigação em busca da verdade e dos responsáveis, mas descobre acontecimentos que vão abalar as suas convicções.

MARCO D’ALMEIDA (HÉLDER GOMES)

É inspetor da polícia portuguesa, onde trabalha mais de 20 anos. Hélder é casado com Clara (Paula Lobo Antunes), enfermeira, e tem duas filhas adolescentes, Maria (Leonor Dias) e Beatriz (Beatriz Frazão), esta última com problemas de mobilidade provocados por um atropelamento.

Vinte anos antes, Hélder participou na investigação do desaparecimento de Joaquim Sousa Cardoso, filho de Amália (Margarida Marinho), mas nunca se descobriu nada em concreto. Desde então, ambos têm mantido contacto e, quando Beatriz foi atropelada ao sair da escola, Amália ajudou a família. Situação que Hélder jamais esquecerá e que o fará sentirse em permanente dívida com Amália.

MARGARIDA MARINHO (AMÁLIA SOUSA CARDOSO)

Nasceu no seio de uma família conservadora e de grandes proprietários ligados à produção de vinho. É viúva de Rui Sousa Cardoso, filho mais velho de uma família de banqueiros de Lisboa. É uma verdadeira estratega no campo pessoal e profissional.

Amália ajudou a família do inspetor Hélder Gomes quando a filha deste enfrentou graves problemas de saúde em virtude de um atropelamento. Desde esse momento que Amália recorre à ajuda de Hélder para descobrir toda a verdade sobre o desaparecimento do seu filho.

GUILHERME FILIPE (LUÍS BARBOSA)

É português e presidente da Companhia Hidroelétrica que gere a barragem de Campomediano. Ambicioso e de origens modestas, Luís Barbosa retirou o controle da Companhia ao seu sogro.

Luís conseguiu que a família Sousa Cardoso, agora liderada por Amália, se tornasse investidora no grupo Barbosa. A sua filha, Paula (Myriam Gallego), é vicepresidente do Grupo. Mas Luís pretende designar o seu neto Rubén (Nacho Nugo), filho de Paula, como seu sucessor.

Os dois corpos que aparecem no fundo da barragem em Campomediano precipitam os acontecimentos dentro da família.

MYRIAM GALLEGO (PAULA BARBOSA)

Filha de Luís Barbosa (Guilherme Filipe) e vice-presidente do Grupo da família. Teve uma infância infeliz. Assistiu aos confrontos frequentes entre os pais e à degradação física e mental da mãe, Matilde.

Paula não tem dúvidas de que o pai é o culpado da morte da mãe. Tornou-se uma adolescente revoltada e, juntamente com os amigos Joaquim Sousa (Luís Ganito) e João Portela (Diogo Martins), envolveu-se num mundo de drogas e sexo. Mas esses tempos ficaram para trás e vive agora uma vida de executiva com uma imagem irrepreensível.

RODOLFO SANCHO (MARTÍN RUIZ)

Marido de Paula (Myriam Gallego) e genro de Luís Barbosa (Guilherme Filipe). É um homem deslocado em relação ao meio em que vive.

Dono de um clube de equitação falido, sem sucesso nos negócios e no casamento. Tem uma amante por quem sente uma grande paixão, Tina (Soraia Chaves). O seu sogro, Luís Barbosa, sente por ele um profundo desprezo, motivado por acontecimentos do passado.

A sua relação com Paula é quase inexistente, mas há um segredo que os liga e que, mais tarde ou mais cedo, terá de ser revelado.

MIGUEL ÁNGEL NUNEZ (ÓSCAR SANTOS)

Jornalista, namorado de juventude de DanielaYanes (Elena Rivera). Obcecado pelo seutrabalho, por vezes tem uma certa falta de escrúpulos quando se trata de abordar uma notícia, não se importando com os meios para atingir os fins.