Depois de o Zapping ter revelado a história de “Ouro Verde”, damos agora a conhecer todas as personagens, que ao longo de cerca de 300 episódios, vão protagonizar bons momentos na televisão.
Jorge Monforte/ Zé Maria Magalhães (Diogo Morgado)
É brasileiro, proprietário do grupo Ouro Verde que inclui milhares de hectares na Amazónia, e um dos maiores produtores de soja e de gado do continente americano. É um homem frio, severo, pouco dado a emoções.
Não dá confiança a ninguém e analisa bem o caráter de uma pessoa antes de a admitir no seu círculo restrito. O que ninguém sabe é que Jorge Monforte é a nova identidade de Zé Maria Magalhães, o filho de um ex-diretor financeiro do BBFF, português, e que está de volta à pátria com um único intuito: vingar-se.
Há quinze anos atrás, na sequência de um escândalo financeiro envolvendo o BBFF, o seu pai, a sua mãe e o seu irmão mais novo foram mortos a tiro por ordem de Miguel Ferreira da Fonseca. Zé Maria também foi atingido mas, depois de passar seis meses em coma, acordou e conseguiu fugir para Madrid, onde foi ajudado por Bia – por quem se apaixonou sem suspeitar que ela era filha do carrasco da sua família.
Mas o assassino continuava a monte e Zé Maria fugiu para o Rio de Janeiro onde simulou o seu próprio funeral. Apesar do sucesso que obteve além-mar, Jorge nunca esqueceu o passado e elaborou um plano de vingança. O que Jorge não esperava enquanto planeava a humilhação e desgraça dos Ferreira da Fonseca era descobrir que Bia é filha de Miguel. Inicialmente a descoberta foi um choque, mas Jorge rapidamente se convenceu que os sentimentos não lhe podiam toldar o raciocínio.
Mas quando por um acaso do destino Bia aparece à porta de sua casa, na Amazónia, os alicerces de Jorge estremecem. Será que, sabendo que ela sofrerá as consequências, Jorge conseguirá manter-se fiel aos seus planos de vingança?
Bia Ferreira da Fonseca (Joana de Verona)
É uma ativista respeitada, fundadora e presidente da Mundo Verde, uma Organização Não Governamental de defesa do ambiente. É também a filha preferida de Miguel Ferreira da Fonseca.
Apesar da ligação especial ao pai, Bia preza a sua independência e faz questão de ver o seu valor reconhecido não por ser filha de quem é, mas sim em virtude do seu trabalho. É uma idealista inconformada, acredita que as gerações anteriores arruinaram o planeta e, sabendo-se uma privilegiada, sente a responsabilidade de contribuir para um mundo melhor.
É uma pessoa alegre e bem-disposta e entrega-se de forma abnegada aos outros. Bonita e elegante, desde nova se habituou a ser alvo da cobiça de rapazes da sua idade e até mais velhos. Porém, nunca lhes deu muita bola.
A única exceção foi Zé Maria Magalhães, que até hoje relembra como aquele que poderia ter sido o amor da sua vida. Os dois viveram uma relação breve mas intensa, a qual foi abruptamente interrompida quando este teve de fugir para o Brasil para evitar ser morto.
Desde que embarcou ele contactou-a apenas uma vez, e depois desapareceu completamente. Bia nunca deixou de pensar nele e guarda um misto de mágoa e preocupação por ele a ter deixado de a procurar.
Vera Andrade (Ana Sofia)
É prima de Hadja e irmã de Tiago e Pedro. É chef de cozinha e trabalhou durante anos num restaurante no Rio de Janeiro, onde conheceu Jorge Monforte.
Vera e Jorge viveram um romance intenso durante aproximadamente dois anos, até ela perceber que, embora Jorge fosse o homem da sua vida, talvez o inverso não fosse verdade.
De coração partido, Vera mudou-se para Paris, e mais tarde para Lisboa, onde atualmente é chef e proprietária do novo restaurante da moda, um flexitariano que leva o seu nome: Vera.
O reencontro com Jorge Monforte em Lisboa vai trazer à tona os fantasmas do passado e Vera percebe que o amor que sente por ele não passou, apesar do tempo que estiveram separados.