Conheça as personagens de “Sol de Inverno” [com fotos]

“Sol de Inverno” chega segunda-feira à SIC

São mais de 40 as personagens do elenco fixo que vão aparecer no arranque de “Sol de Inverno”. São elas que vão conviver com os espectadores da SIC a partir de segunda-feira.

Se houver necessidade de esticar a trama, como aconteceu com “Dancin’ Days” vão ser criadas mais personagens para a história aguentar, um recurso comum.

Margarida Vila-Nova, João Paulo Sousa ou a brasileira Úrsula Corona vão fazer participações especiais, umas mais longas que outras.

Também Pedro Granger se juntou a de “Sol de Inverno”, mas o ator deve ficar no elenco fixo desde a entrada que vai ocorrer no episódio 30, ou seja, no início do segundo mês de exibição.

Conheça as personagens de “Sol de Inverno”:


Sofia Bívar (Rita Blanco)
Se a Terra gira em torno do Sol, Sofia Bivar gravita em torno de uma ideia: Vingança. Com 51 anos, a antiga sócia e amiga de Laura viu-se obrigada a fugir do país, com o marido Álvaro, após ambos serem acusados de terem desfalcado a empresa que tinham em parceria com os Aragão, na ordem dos milhões de euros.

Além de ser inocente do crime do qual é acusada juntamente com o marido, Sofia sabe que foi vítima de uma armadilha de Laura para a incriminar, pois a ex-sócia está convicta de que ela mantinha uma relação com o seu falecido marido, Francisco.

Refugiando-se em Moçambique, Sofia só regressa quando é absolvida do processo-crime de que foi acusada. Viveu cinco anos num local estranho, lutando desesperada para viver de forma remediada. Sentindo-se traída e injustiçada pela melhor amiga, Sofia, mudou e transformou-se numa pessoa mais amarga e mais dura.
Durante o exílio Álvaro acaba por não aguentar a pressão, suicidando-se, o que só redobrará o ódio de Sofia.
Uma vez em Portugal, com o apoio de Lourenço, reconstruirá a sua vida servindo-se do seu grande e reconhecido talento de designer. Vai investir na criação de uma nova linha de sapatos. Procurará limpar o seu nome e fazer justiça.


Laura Teles de Aragão (Maria João Luís)
Grande empresária de 53 anos que após o precoce falecimento do marido Francisco e o escândalo que abalou a credibilidade da sua empresa, acabou por a deixar falir para abrir outra e continuar com a marca que já estava bem implementada no mercado.

O que ninguém sabe (além de Sofia e do seu filho Eduardo) é que Laura foi quem fez o desfalque que destruiu a vida dos sócios. Este ataque foi motivado por ciúmes e pela desconfiança de que Sofia e Francisco tinham retomado um namoro antigo que aconteceu antes mesmo de Laura e Francisco terem casado.

Tem cinco filhos – três rapazes e duas raparigas – do seu casamento de mais de três décadas com Francisco Teles de Aragão.


Matilde Bívar (Victoria Guerra)
Filha querida – e única – de Sofia, é o membro solitário da família Ferreira que se salva da tormenta provocada pelo escândalo de corrupção.

Terminando os estudos em Germânicas, emprega-se numa livraria, propriedade de Mariano Alvarenga.

Muito chegada ao pai, a morte deste fez com quem perdesse parte da alegria e jovialidade que a caracterizava. É leitora ávida e prosadora talentosa. Está apaixonada por Salvador, sofrendo com o facto de ele ser o filho da mulher que a sua mãe odeia.

Matilde nunca esqueceu o seu amor de adolescência, Salvador. Nem ele a esqueceu. Um amor forte que ultrapassou as barreiras do tempo em que Salvador esteve a viver em Londres. Quando o filho dos Aragão regressa a chama volta a reacender-se.


Salvador Teles de Aragão (Pedro Sousa)
É o filho favorito de Laura (apesar de ser adotado), herdou os ensinamentos dos pais para os negócios, suplantando em muito a mãe em simpatia e honestidade. Mais do que o sorriso e os atributos físicos, foi esse caráter que atraiu Matilde, filha de Sofia.

Rumou para Londres, onde fez o curso de economia e um MBA na London Business School.

Sempre teve uma forte paixão por Matilde. Quando volta para Portugal, recomeçam a namorar. Ele tem noção que a mãe será contra o relacionamento mas está disposto a ir contra tudo e contra todos para ficar com Matilde.


Eduardo Teles de Aragão (Diogo Morgado)
É o filho mais velho de Laura e é também o mais fraco e vicioso dos descendentes. Francisco e Laura, esforçando-se por lhe proporcionar a melhor educação possível, permitiram-lhe a frequência dos colégios mais exclusivos e, mais tarde, da London Business School. Mas o afastamento da família revelou-se desastroso, levando-o a uma vida boémia e a resultados académicos medíocres, que desembocaram no regresso a Portugal, onde terminaria o curso numa universidade privada, apenas o conseguindo fruto da influência da mãe, que basicamente lhe comprou o diploma.

Para aferir da sua capacidade, a mãe deu-lhe um cargo na direção comercial do grupo. Apesar de mulherengo, Andreia, uma das modelos mais prestigiadas da nossa praça, irá conquistá-lo e os dois casam-se, levando-o a abandonar a sua vida de playboy. Nessa altura, Eduardo está genuinamente apaixonado pela mulher, mas o tempo irá fazer com que o casamento se desgaste até os dois perderem o respeito um pelo outro e se afastem cada vez mais.

Eduardo envolve-se com Benedita Lage, secretária da empresa e os dois mantêm um caso. Benedita espera que ele deixe a mulher por ela.


Andreia Teles de Aragão (Cláudia Vieira)
32 anos, a mulher de Eduardo Teles de Aragão é uma ex-modelo e antiga Miss Portugal. Proveniente de uma família com rendimentos precários, desde cedo foi apaparicada pelos homens, nunca se dando ao trabalho de se fazer valer para além da aparência.

Casou-se com Eduardo por amor, sentindo-se deslumbrada com o estatuto, mas o casamento tem-se vindo a desagregar ao longo do tempo.

Andreia usufrui do dinheiro e do status quo que Eduardo lhe proporciona, enquanto Eduardo utiliza a mulher como um troféu para exibir nas festas e nas receções. Andreia sabe que esse é o preço a pagar para manter um certo nível de vida.

O marido acabará por se afastar cada vez mais dela, mantendo o casamento, embora só de fachada, pois a união continua a ser-lhe conveniente em termos de imagem pública. Andreia sente-se cada vez mais sozinha e obcecada com as suas inseguranças em relação ao corpo.


Simão Teles de Aragão (Ângelo Rodrigues)
Tendo herdado o charme da mãe, cedo revelou uma veia artística singular nos Aragão, para o desenho (o único caso semelhante foi o de uma tia-avó de Francisco, que pintava).

Com alma de artista e caráter forte, sempre desprezou os negócios e o dinheiro. A mãe apercebeu-se, desde a adolescência do filho, que aquele espírito anarca não poderia ser domado. Ainda assim não se conformou quando Simão termina o curso de Belas-Artes e decide dedicar-se a tempo inteiro à profissão de ilustrador e autor de BD, em vez de investir numa carreira de designer de calçado na empresa da família.

Numa tentativa de choque com a realidade, corta-lhe o apoio financeiro. Simão resiste e desenrasca-se por conta própria dando aulas de desenho e workshops. É homossexual assumido e mantém uma relação com Nuno Mendes, que conheceu no ginásio e com quem conviveu na noite lisboeta. Quando Nuno morre vai enfrentar os seus pais na justiça pela guarda da filha que Nuno adotou e que Simão sente também como sua filha.


Teresa Teles de Aragão (Inês Castelo Branco)
É a outra filha de Laura e sempre foi muito chegada ao pai. É a mais responsável e certinha dos cinco filhos de Laura, aquela que tem mais jeito para os negócios, a mais trabalhadora e aplicada.

Teresa sempre foi uma pessoa saudável e enérgica e é apanhada de surpresa quando descobre que sofre de insuficiência renal (devido a uma infeção). Descobrir que vai deixar de ter a vida saudável e normal para passar a depender de uma máquina três vezes por semana, três horas por dia, faz com que Teresa olhe para a vida com outros olhos.

Um transplante renal passa a ser a única solução para voltar a ter uma vida mais normal e todos os irmãos fazem testes para saber se são compatíveis. O único que pode doar-lhe um rim é Eduardo, que não consegue dizer imediatamente que aceita submeter-se a uma cirurgia para ajudar a irmã.

Pressionado pela família, o transplante realiza-se mas o corpo de Teresa rejeita o órgão e o processo volta ao início com Teresa a ter de ingressar na lista de espera para o transplante e a viver dependente de um telefonema que pode salvar-lhe a vida.


Margarida Teles de Aragão (Joana Ribeiro)
Tem 20 anos e é a filha mais nova de Laura. Mantém-se à margem das crises familiares, concentrando muitas das suas energias na carreira de cavaleira equestre.Ao mesmo tempo estuda Marketing.

Apesar de ser uma rapariga concentrada nos estudos e na equitação, Margarida também gosta de se divertir. Inclusive chegou a estar presente em festas privadas onde o sexo e as drogas corriam livres, levada pela sua melhor amiga – Inês.

Laura, entusiasmada pela paixão da filha, contrata um antigo cavaleiro olímpico para a treinar, Luís da Cunha. Mas Luís é uma pessoa com poucos escrúpulos e seduz Margarida, para depois a chantagear em relação a esse passado de festas privadas.

Pages: 1 2 3 4 5