Conheça as personagens de “Sol de Inverno” [com fotos]


Violeta Pereira (Benedita Wahnon)
Tem 10 anos. É a menina do irmão, com quem tem uma relação muito cúmplice. Gosta de fazer pulseiras e colares, pratica surf e skate na companhia do irmão.

É uma criança muito carinhosa e sensível. Adora animais e quando for grande quer ser arqueóloga mas, devido à proximidade que tem com Fátima, vai cedendo à moda da empregada e começa a querer ter namorados, a vestir-se como ela, a ouvir as mesmas músicas românticas e a ler as mesmas revistas cor-de-rosa.


Benedita Lage (Dânia Neto)
Tem 30 anos e é a irmã mais nova de Isabel, com quem partilha a casa que outrora fora do pai de ambas. A relação entre as duas é tumultuosa ao ponto de Benedita estar sempre a dizer que vai sair daquela casa. O problema é que não tem dinheiro.

Ao contrário da irmã, teve oportunidade de estudar o suficiente para conseguir um emprego como secretária de direção na Boheme. Mantém uma relação clandestina com Eduardo Aragão. Está apaixonada por ele e recusa-se a aceitar o que é evidente para os poucos que conhecem esta relação: Eduardo nunca vai largar a mulher por ela.

No fundo, Benedita tem consciência que devia ser mais firme com Eduardo, que ele já teve tempo para tomar uma decisão, mas continua a querer acreditar nas mentiras que ele vai contando. Desculpa-o por causa da família, dos negócios, da mãe e da mulher.


Artur Fonseca (Duarte Soares)
Artur é filho de Lurdes e Jacinto Fonseca. Artur é ousado e extrovertido. A personalidade destemida leva-o a ser um empreendedor, sempre em busca de uma nova forma de ganhar dinheiro (a imaginação e iniciativa de Artur para os esquemas parecem não conhecer limites, levando a alguns episódios rocambolescos e bem-humorados).

O problema é que, por falta de consistência e de organização, os seus planos acabam sempre por redundar em fracasso. Mas o otimismo e poder de encaixe permitem-lhe dar a volta por cima.


Beatriz Ferreira (Fátima Belo)
Irmã de Sofia, de 41 anos. Casou cedo com um homem a quem se entregou completamente e com quem casou.

Por causa do casamento terminou apenas o ensino secundário. Teve uma filha, Joana. Eram uma família muito feliz até perder o marido, vítima de um acidente de viação. Depois da morte do marido voltou para casa do pai e nunca mais se envolveu com ninguém.

Assim, sempre viveu na sombra protetora de outrem: da irmã mais velha, a partir dos 3 anos (após a morte da mãe) até ao casamento; do marido, enquanto esteve casada e, depois da morte do marido, há vinte anos, novamente de Sofia. Até que esta teve de abandonar o país. Depois disso, Beatriz vê-se obrigada a reagir. Lutando com muitos problemas, começa por aceitar um part time a servir bebidas num bar.


Joana Ferreira (Teresa Macedo)
Sobrinha de Sofia e filha de Beatriz. O pai morreu num acidente de viação quando ela era uma criança e por isso sempre foi muito protegida e caprichosa.

Na educação sempre teve a ajuda da tia, que a apoiava financeiramente. Mas quando Sofia e Álvaro são acusados de desfalque e têm de fugir do país, abalando a sua família e pondo em causa a vida que leva, Joana vai ter de desistir dos estudos e começar a trabalhar, o que muito lhe custou e considerou injusto.

Um pouco dissimulada, Joana é deslumbrada por Salvador, de quem se vai aproximar e, com o tempo, apaixonar-se, apesar de saber que ele é o grande amor da sua prima, Matilde, com quem passou a infância e sobre quem sempre sentiu ciúmes e alguma inveja. Matilde era a menina rica e ela a prima pobre e dependente.

Mariano Alvarenga (Filipe Vargas)
Tem 35 anos e é o dono de uma pequena livraria, fundada com o dinheiro que o avô, rico produtor de vinho, lhe deu para que financiasse um escritório de advogados que ele nunca abriu.

Mariano deixou o curso de Direito a meio por causa de uma paixão assolapada pela poesia. É um poeta frustrado. Não teve coragem para confessar ao avô a verdade: que não é o advogado importante que apregoa e que o seu dinheiro foi todo gasto no projeto de uma livraria.

Quando é pressionado a apresentar-lhe resultados, vê-se forçado a forjar clientes e casos em que participa.

Com os remorsos que esta situação lhe provoca – e também porque agora aufere um salário modesto – Mariano detesta gastar dinheiro e nunca pagou um café a um amigo ou um jantar a uma namorada… Até porque nunca teve uma namorada.

Vasco Gusmão (Francisco Monteiro)
Tem 10 anos e é uma criança superprotegida pela família (Pai e avós maternos) que vela para que ele não sinta a falta de uma mãe que, postos de parte todos os eufemismos, o abandonou de forma egoísta e de difícil compreensão.

Não obstante, Vasco convive relativamente bem com a situação. Na sua alma juvenil terá encontrado forma de conviver com essa lacuna emocional e questão por resolver.

Lurdes Fonseca (Maria Emília Correia)
Tem 54 anos e é gaspeadeira na empresa que produz os sapatos Boheme. Lurdes vai ser despedida em breve, passará a viver com subsídio de desemprego (que é muito pouco) mas é muito mais pessimista e derrotista que o marido e mais permeável à depressão.

A sorte de Jacinto e Lurdes é o filho já ser suficientemente crescido para saber que terá de se prover a si mesmo. Isso não impede o casal de lamentar que Artur seja tão imprevisível nos seus negócios.

Para agravar ainda mais o cenário, a falta de pagamento das prestações da casa ao banco coloca-os na situação limite de serem despejados, ficando sem sítio onde viver.

Jacinto Fonseca (Júlio César)
Jacinto tem 56 anos, é casado com Lurdes e pai de Artur. Jacinto trabalhava na construção civil, mas atualmente está desempregado.

Com o filho já adulto, os seus sonhos de uma vida estável sofreram um duro revés. Ao contrário do que estava habituado a acreditar, os empregos estáveis e duradoiros começaram a desaparecer. A crise atirou para o desespero milhares de famílias, entre elas, os Fonseca.

Jacinto já foi despedido há algum tempo e desde então, depois de se ter acabado o subsídio de desemprego, foi trabalhando em alguns biscates, já não como mestre-de-obras mas como pedreiro. Mas estes serviços escasseiam e vai sendo preterido em relação a pedreiros mais novos.

Pages: 1 2 3 4 5