Conheça as personagens de “Sol de Inverno” [com fotos]


Matias Pereira (Miguel Ruivo)
Tem 12 anos, pratica surf e skate e respeita muito a natureza. Desbocado por natureza, diz tudo o que pensa. Não gosta muito de estudar e quando for grande quer viver do desporto, um futuro que não é incentivado pela mãe.

É o grande amigo de Vasco e está sempre a tentar motivá-lo para a prática de desporto. Tem uma imagem alternativa/radical, usa rastas.


Lourenço Branco Telles (Rui Morrison)
É um septuagenário bem conservado, velho monarca da grande distribuição alimentar e amante das artes, hoje na reforma por decisão própria.

Vive numa grande propriedade ribatejana. Lourenço, sempre admirou Sofia e está hoje de candeias às avessas com Laura pelo que vai apoiar Sofia na sua nova tentativa de chegar ao topo.

Lourenço tem uma ligação muito próxima com Sofia pois esta começou a trabalhar muito jovem numa das suas galerias de arte e Lourenço acompanhou o seu crescimento como profissional. Além disso, a mãe de Sofia foi empregada de Lourenço e quem acompanhou a sua mulher durante o tempo em que esta lutou contra uma doença terminal.


Rita Taborda (Sandra Barata Belo)
Tem 32 anos e é a chefe de linha das Gaspeadeiras. É mais nova e tem menos experiência no ramo do que algumas das suas colegas, mas tem mais currículo (tirou alguns cursos profissionais) e, sobretudo, tem mais lata, verborreia e ambição do que qualquer uma delas.

Sabe insinuar-se e percebe de relações humanas o suficiente para saber escolher as palavras certas e as amizades de forma a subir na carreira. O reverso deste temperamento é ser muito arrogante e vaidosa.

A sua relação com as subalternas é conflituosa, principalmente com as mais novas e inexperientes. Passa a vida a embirrar com todos e é uma invejosa de primeira linha que adora colocar alcunhas a todos.


Célia Barata (Cleia Almeida)
Tem 28 anos e foi uma vítima do flagelo do desemprego. Veio da província para a zona de Lisboa pois foi só aqui que conseguiu trabalho. É a mais nova gaspeadeira da Boheme.

É insegura, tímida, medrosa e a vítima preferida dos desmandos da sua chefe, a Rita, que gosta de exercer o seu poder fátuo junto dos mais fracos. Célia não se importa de aguentar algumas humilhações, pois o que quer é manter o seu emprego.

Não é ambiciosa e a sua insegurança dá azo a que, com frequência, meta os pés pelas mãos e faça asneira. Vive no albergue da Lé e está apaixonada por Fábio. Mas não tem coragem para o confessar.


Fábio Pacheco (João Baptista)
Tem 25 anos e é manobra na Boheme (faz o que é preciso, desde limpezas a pequenas reparações). Não tem formação para mais.

É jovial, alegre, solícito mas um bocado burro. Fábio prefere dizer que é só um bocado distraído… às vezes.

Está apaixonado por Rita, a chefe das gaspeadeiras, e nem imagina a paixão que a Célia tem por si. É ambicioso mas não sabe como poderá vir a ser o que gostaria de ser (“rico e assim…”).

O seu único trunfo é a fé que tem em que tal coisa aconteça, baseando-se no que vai aprendendo nuns livros muito jeitosos de autoajuda, que se esforça por ler amiúde.


João (Pedro Granger)
Aparece mais ou menos no episódio 30 e chega para revolucionar a vida de alguns casais. Mulherengo por desporto, João vai ser o terror de alguns laços.

É um dos melhores amigos de Salvador, mas pouco tem a ver com este. A índole dos dois é tão oposta, que vai colocar em causa a amizade.

Vai apaixonar-se por Matilde e acaba por usar a grande amizade que tem por Salvador para separar o casal e ficar ele com a jovem. Sonso, mas com ar de boa pessoa, vai infernizar a vida de muita gente.


Alice Melo Tavares (Leonor Beleza)
É estudante na escola superior de Música, onde está a tirar uma licenciatura em Composição e toca na Orquestra da Gulbenkian.

Oriunda de uma família de classe alta, cresceu numa quinta em Sintra. A mãe, artista plástica, sempre tentou estimular o gosto pelas artes.

Os pais frequentavam o círculo de amigos dos Aragão, o que proporcionou que Alice fosse a grande amiga de Margarida.

Eram da mesma turma na escola e eram inseparáveis até entrarem na faculdade quando se deu um afastamento entre as duas, não apenas por seguirem carreiras distintas, mas também por se terem agudizado as diferenças de personalidade.

Alice é uma rapariga afável, mundana. Tem uma personalidade equilibrada, sem tendência para cair nos excessos de Margarida.

Quando a vida de Margarida atingir o limite do descontrolo, Alice vai ser uma ajuda preciosa na sua busca pelo equilíbrio. Ao mesmo tempo, toca baixo e contrabaixo em bandas de jazz.

E ainda:


Álvaro Bívar (João Reis)
Tinha um casamento e uma existência feliz. Subiu a pulso com a mulher, Sofia e ambos gozavam de uma boa vida.

Um equívoco colocou em causa tudo. Juntamente com Sofia são acusados de um crime financeiro que não cometeram e têm de fugir praticamente com a roupa do corpo. Em Moçambique encontram uma realidade totalmente diferente e situações pelas quais pensavam não ter de passar mais.

Durante este exílio forçado, Álvaro acaba por não aguentar a pressão, suicidando-se. Este facto só vai redobrar o ódio de Sofia por Laura, a ex-melhor amiga e causadora de tudo.


Francisco Teles de Aragão (Ricardo Carriço)
É um bon vivant que gosta de viver em todo o luxo que o rodeia. Casado com Laura, sempre foi apaixonado por Sofia e decide declarar agora, décadas depois, o amor que nunca deixou de sentir.

Força Sofia a um beijo, presenciado por alguém que não percebe que foi involuntário por parte dela e deixa ainda um e-mail escrito. Morre entretanto de acidente sem poder desfazer o equívoco que vai dar origem a toda a história.

Pages: 1 2 3 4 5