Conheça o nome indicado para assumir a administração da RTP

Foto: Expresso

Gonçalo Reis é o nome indicado pelo Conselho Geral Independente (CGI) da RTP para substituir Alberto da Ponte na presidência da RTP; Nuno Artur Silva é o vogal que ficará com a área dos conteúdos.

Ao que o Correio da Manhã apurou, da atual administração apenas Luiana Nunes se deverá manter e na mesma área: finanças. “Não confirmo nem desminto”, diz Simonetta Luz Afonso, membro do CGI.

Em comunicado, o órgão presidido por António Feijó diz que o «responsável pela área financeira será tornado público após parecer, prévio e vinculativo, do membro do Governo responsável pela área das Finanças». No mesmo documento, lê-se que «o CGI acordará com o futuro Conselho de Administração da RTP S.A. o Projeto Estratégico para o respetivo mandato». Este será o regresso de Gonçalo Reis à RTP, onde esteve durante a presidência de Almerindo Marques e de onde saiu em 2008. De recordar que o gestor já criticou o novo modelo de governação da RTP e do CGI.

Para o pelouro dos conteúdos, o Conselho Geral Independente escolheu Nuno Artur Silva, diretor-geral das Produções Fictícias, empresa que, além de controlar o Canal Q, tem na RTP um dos seus maiores clientes. Contactado, o gabinete do ministro da tutela, Poiares Maduro, diz que este não presta qualquer declaração. A mesma resposta deu Alberto da Ponte.