‘Corrida à Canábis’ é a reportagem da semana do “Linha da Frente”

Amanhã, quinta-feira, às 21h00, a RTP1 emite mais um “Linha da Frente”. ‘Corrida à Canábis’ é a reportagem da semana.

Já existem 15 plantações, quase todas estrangeiras, de canábis medicinal em Portugal. Mas nas farmácias apenas existe um único medicamento à venda e que custa quase 200 euros. É para ser inalado e por isso não serve para crianças. O autocultivo e a venda de óleos medicinais estão proibidos, ainda assim o “Linha da Frente” encontrou-os em lojas.

Os pacientes portugueses falam do aumento de uma rede de tráfico num país que tem recebido milhões de euros de investimento neste setor, uma vez que a maior parte do que é produzido em Portugal é para exportação.

O Infarmed tem 90 pedidos para cultivar a canábis medicinal em Portugal. A maioria tem sócios e capital estrangeiro, encontrando-se também envolvidos nomes como Jaime Gama, Ângelo Correia e Eurico Castro Alves, antigo Secretário-geral da Saúde e que também foi presidente do Infarmed.

Uma reportagem sobre o negócio mais lucrativo da atualidade para acompanhar esta quinta-feira, logo a seguir ao Telejornal, na RTP1. ‘Corrida à Canábis’ é um trabalho da jornalista Patrícia Lucas, com imagem de Rodrigo Lobo e edição de Vanessa Brízido.