“Cozinha de Chef” é o novo programa do Casa e Cozinha

Marlene Vieira
“Cozinha de Chef”, com Marlene Vieira, canal Casa e Cozinha

A partir de hoje, a Chef Marlene Vieira abre as portas da sua cozinha para revelar os pratos mais distintos, as receitas mais bem guardadas e os truques dos grandes chefs, no novo programa de produção original “Cozinha de Chef” com estreia no canal Casa e Cozinha, pelas 20h30.

Em “Cozinha de Chef”, Marlene Vieira, a primeira mulher a entrar no TOP 10 dos Melhores Chefs Portugueses nos Prémios Mesa Marcada 2022, mostra-nos que é possível ambicionar um menu de excelência com ingredientes comuns à cozinha de todos os portugueses.

Ao longo de 11 episódios, produzidos pela Endemol e gravados no restaurante “Marlene,”, vencedor do Prémio de Melhor Restaurante Novo de 2022 nos prémios “Mesa Marcada”, ficaremos a conhecer não só as receitas que marcaram a carreira da chef, desde a sua infância até ao presente, como os truques dos grandes chefs da gastronomia, misturados com um toque de criatividade e ousadia.

O fio condutor do programa é o percurso da chef Marlene Vieira pelas melhores cozinhas do mundo. Através das suas histórias e experiências, os espectadores vão ter oportunidade de mergulhar no melhor da gastronomia portuguesa. «Neste programa desvendamos a forma como os chefs profissionais, neste caso eu, dou a conhecer e como transmito a minha forma de criar, ou como fui criando os meus pratos e as minhas receitas ao longo destes quase 30 anos de carreira e experiência», refere Marlene Vieira.

Em “Cozinha de Chef”, Marlene apresenta-nos receitas para todos os gostos, revelando de que forma a arte do fine dining pode estar ao alcance de todos os amantes de cozinha. A palavra de ordem é simplificar e provar que as técnicas da Alta Cozinha podem ser acessíveis a todos.

Segundo o diretor do canal Casa e Cozinha, Diogo Alexandre, «começamos 2023 a reforçar a nossa aposta em produções originais protagonizadas pelo melhor talento português. Estamos muito orgulhosos de ter a Chef Marlene connosco que, num ato de generosidade único, abre as portas da sua “Cozinha de Chef”, partilhando com todos os portugueses muitas receitas que têm marcado o seu percurso, de forma a serem replicadas por qualquer pessoa na sua casa. O resultado é imperdível!».

Uma chef, duas receitas distintas

Em cada episódio, com 24 minutos de duração, a Chef Marlene cria dois pratos com propósitos distintos e que surpreendem pela sua originalidade. Tanto pode optar por uma receita complexa e visualmente impactante, ideal para impressionar convidados, como pode recriar pratos tradicionais portugueses com um toque diferenciador, sempre com o seu cunho pessoal e utilizando técnicas simples, de forma a ensinar o espectador a confecionar pratos que nunca imaginaram conseguir preparar na sua cozinha.

As duas receitas vão alternando entre três conceitos distintos, procurando variar as abordagens culinárias: Fine Dining, uma receita requintada que o espectador poderá replicar em casa para um jantar mais glamouroso; O Melhor de Portugal, uma receita com ingredientes de várias regiões do país, numa viagem pelos sabores da nossa tradição gastronómica, com dicas sobre a gastronomia portuguesa e Caseiro, mas com classe, uma receita mais prática, para pratos do dia a dia, mas com um toque de requinte.

Além disso, a par com a confeção dos pratos, em cada episódio estão incluídas duas rubricas originais. Procurando responder às dúvidas mais comuns dos portugueses e dos fãs do Casa e Cozinha, em As Dicas da Chef, Marlene vai partilhar dicas rápidas que podem fazer toda a diferença na confeção de uma receita ou, por exemplo, ajudar num melhor aproveitamento dos ingredientes, evitando desperdícios.

E porque os vinhos têm um papel determinante para o sucesso de uma refeição, há ainda a rubrica O conselho do Sommelier, com 6 episódios, em que Gabriela Marques, sommelier do restaurante “Marlene,” premiada, em 2018, com o Prix do Sommelier da Academia Internacional de Gastronomia e, em 2019, com o Prémio de Sommelier do Ano da Revista de Vinhos e com experiências profissionais no LAB, de Sergio Areola, e no Cura, do Hotel Ritz, apresenta seis dicas de vinhos para pratos confecionados pela Chef Marlene no programa, permitindo assim que os espectadores preparem uma refeição completa nas suas casas.

No primeiro episódio, exibido hoje, pelas 20h30, a Chef Marlene ensina a cozinhar um lombo de bacalhau com creme de caldo verde e francesinha de bife de atum, contando a história de cada prato, como se lembrou dessas junções, o que exalta em cada um dos sabores, bem como curiosidades pessoais.

Sobre a chef Marlene Vieira:

Marlene Vieira tem um percurso ímpar no panorama nacional, tendo somado vitórias além-fronteiras. Apresenta-se como lutadora e destemida e é conhecida como a chef das mil e uma reinvenções, sem nunca esquecer a tradição.

Aos 12 anos, soube exatamente que era na cozinha que queria passar os seus dias e, aos 16 anos, inscreveu-se na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira.

Saiu e voltou a Portugal, passando por Nova Iorque e por inúmeros hotéis de cinco estrelas e restaurantes.

Em 2009, participa, pela primeira vez, no concurso Chefe Cozinheiro do Ano, dominado quase exclusivamente por chefs do sexo masculino.

Com 31 anos, decide que quer seguir o seu caminho a solo e abre o Avenue, na mais glamourosa artéria de Lisboa, a Avenida da Liberdade. Em 2018, lança o primeiro livro, “Os doces da Chef Marlene” e, em 2019, foi uma das convidadas do XX Fórum Gastronómico da Coruña e uma das figuras convidadas para integrar a série da RTP, “História da Gastronomia Portuguesa”.

Conquistou o seu lugar, no topo, num mundo onde só havia espaço para homens. Gosta de se pôr à prova e trabalha arduamente para atingir as metas ambiciosas que estabelece para o seu crescimento profissional.

Sugestão de receita:

BACALHAU COM CREME DE CALDO VERDE

INGREDIENTES

250g posta de bacalhau

200g batata

200g cebola

4 dentes de alho

1 chouriço de carne SEL

500g couve galega

½ broa de milho

q.b azeite

1 folha de louro

100g salsa

MODO DE PREPARAÇÃO

Comece por cozer o chouriço sem pele com a batata, a cebola e um dente de alho. Enquanto isso, limpe a pele e retire a espinha do bacalhau.

Depois leve a confitar em azeite, com louro e alho, por 7 a 10 minutos, sem deixar ferver. Corte a broa em cubos, junte alho, salsa, azeite e triture até formar uma espécie de areia molhada.

Depois leve ao forno a alourar, a 180º, durante 10 minutos. Mexa a meio do processo.

Coza a couve-galega em água já a ferver com sal e no fim passe-a por água com gelo.

Triture o caldo de batata e chouriço. Depois junte a couve, um fio de azeite e triture novamente.

Sirva o creme de caldo verde com o bacalhau, o crumble de broa, um fio de azeite e, porque não, umas flores comestíveis?