“Dancin’ Days”: 2 a 8 de setembro

319º Episódio

Júlia explica a Artur que só aceitou falar com Duarte porque essa foi a condição que Gui impôs a Mariana para voltar a partilhar com ela a guarda de Carolina. O marido ainda fica mais magoado ao saber que Mariana o convidou para almoçar e o entreteve, para a deixar à vontade com Duarte. O jornalista conclui que ela nunca o quis realmente na sua vida nem nunca o amou, rejeitando continuar a lutar por um casamento que assenta em mentiras. Artur assume que pela primeira vez está a conseguir vê-la sem filtros e vai-se embora a garantir que o casamento, desta vez, acabou mesmo. Jorge ainda tenta travá-lo, mas Artur segue determinado para fora da clínica. Carminho vai ao encontro de Júlia e encontra a amiga destroçada a chorar. Júlia faz a sua culpa e dá razão a Artur por se sentir traído e mal-amado, embora garanta que tudo fez para o amar. Carminho tenta confortá-la e reforça que ela sempre amou Duarte, desde o primeiro dia que o conheceu. Júlia acusa-o de ser o responsável pelo fim do seu casamento e jura que é a última pessoa em quem quer pensar nesta altura.

Duarte acaba de conferir uma mensagem que Gui lhe mandou de Oslo e conta a Mafalda que o irmão só fala de trabalho. Ela reconhece que os manos são muito aplicados e ele que a dupla com Gui está a funcionar. Mafalda comenta que Inês deve desconfiar que eles namoram pela conversa que fez quando estiveram juntas. Duarte acaba de dizer que Inês está com os sentidos todos avariados, quando ela lhe liga, muito bem disposta, a agradecer-lhe por tê-la deixado estar com Martim, mandando beijos a Mafalda, de quem finge gostar muito. De seguida sugere ao ex-marido que passem algum tempo juntos com Martim, como se fossem uma família. Duarte fica fora de si, lembra-lhe que estão divorciados, que não são uma família e que não esquece que ela quis sufocar o filho. Duarte ameaça-a de voltar às normas que o tribunal decretou se ela voltar a fazer sugestões. Inês fica de lágrimas nos olhos e pede desculpa, afirmando que ele não precisa de ser tão duro. Depois de desligar o telefone, Inês vocifera com raiva que a cabra devia estar ao lado de Duarte, referindo-se a Mafalda. É obrigada a recompor-se quando Áurea aparece, perguntando-lhe se sempre vai fazer o arroz para o almoço. A mãe não se apercebe da alteração de humor de Inês.

Hernâni fica espantado por Ester ter convencido Ivone a rever as cláusulas do contrato de exportação dos seus vinhos e pergunta-lhe se já contou a Alberto. Ester prefere que seja Hernâni a assumir os louros da operação mas o antigo segurança afirma que se não fosse ela a empresa nem sequer existia, portanto é obrigatório que o seu trabalho seja reconhecido. Ester fica agradecida com o elogio e conta que Alberto também já conseguiu estabelecer alguns contactos importantes em Angola, com hotéis que podem vir a comercializar os seus vinhos.

Cristóvão recebe uma chamada dos Estados Unidos e fica eufórico com a confirmação de que Cátia não só foi admitida no curso para estudar representação, como o produtor já tem trabalho para ela participar num filme. Matilde também fica muito feliz e afirma que ela já vai tarde. Luísa e Isabel estranham aquela reacção. Nesse momento, já Cristóvão comunica a boa nova à própria Cátia, que fica tão contente que até já pensa que vai contracenar com Tom Cruise. Cristóvão não a desmente mas pede-lhe que não o beije quando ela se prepara para isso, indicando-lhe o local de onde Matilde os observa. Cátia aceita moderar-se e diz que não está para ficar com um braço ao peito.

Inês, para escapar à vigilância de Áurea, convence-a a ir ao centro comercial comprar alguma roupa e a mãe sugere-lhe que vão juntas, porque também precisa de falar sobre as férias com a chefe da loja de lingerie. Inês argumenta que ainda não se sente preparada para enfrentar grandes multidões e diz que vai ligar à avó para ver se pode passar a tarde em casa dela. Áurea vê a filha fazer a chamada e fica convencida de que ela está a falar com Ester. Quando sai para o quarto com o propósito de se arranjar para sair, Inês fica com uma expressão tresloucada.

Mariana chega cansada a casa depois da sessão fotográfica que foi fazer e de ter ido buscar Carolina a casa de Júlia. Desalentada, desabafa com João por sentir que precisava de ter um trabalho mais regular, que conseguisse conciliar com a faculdade, pois não gosta de depender financeiramente dos outros. João desvaloriza o problema, frisando que nem ele nem a mãe dela se importam de ajudar. Mariana atende a chamada de Nonô e convence a amiga a fazer-lhes uma visita, ideia a que João responde com uma careta. Depois de desligar o telefone, Mariana conta ao companheiro que lhe pareceu que Júlia e Raquel lhe estão a esconder alguma coisa.

Artur vagueia triste e pensativo pela Blondie. Filipa estranha que ele esteja na revista num sábado e dispõe-se a escutar os seus desabafos. Artur agradece mas recusa aquele ombro amigo, refugiando-se no gabinete.

Júlia conversa com Raquel e reconhece que Artur tem razões de sobra para estar magoado, argumentando que embora não o tivesse traído fisicamente, o fez com o pensamento. Raquel acha que Júlia está a ser demasiado severa consigo própria, mas ela insiste em afirmar que não se sente bem com a situação, pois Artur deu-lhe muito enquanto estiveram juntos. Júlia pede à irmã que não conte nada a Mariana, pois não quer que a filha se sinta culpada pelo fim do seu casamento. Raquel adianta que o advogado lhe contou que a polícia continua a investigar a morte de Hugo e Júlia desabafa com preocupação, que elas não estão livres de poderem ser presas.

Mafalda conta a Duarte que a operadora de telemóveis a informou de que se quiser saber quem lhe anda a mandar mensagens anónimas terá de pedir autorização à polícia. Duarte quer resolver o assunto imediatamente mas a namorada prefere adiar para outro dia. Nesse preciso momento recebe mais uma mensagem que se apressa a apagar, com grande irritação.

Inês fala ao telefone e começa a armar uma cilada a Mafalda, dando um nome falso ao hotel, para requisitar os serviços da baby-sitter. Áurea vem dos quartos a vestir o casaco e já não vê a filha ao telefone, nem se apercebe da expressão maldosa que ela exibe. Pergunta-lhe se não se importa de jantar nos avós, porque aceitou sair com Rafael. Inês mostra-se muito bem-disposta e exclama que a avó vai ficar muito contente.

Artur despede-se de Júlia e, ao seu pedido para que reconsidere, responde que a amou muito mas que se cansou de amar sozinho. Júlia fica arrasada a vê-lo partir.

Vera não esconde o espanto pelo fim do namoro de Nonô com Lucas. A amiga confessa que sente raiva de si própria porque mesmo sabendo que ele anda com outra, ainda gosta dele. Vera desafia-a para a acompanhar no inter rail mas Nonô responde que não se está a ver sem tomar banho durante dois dias, preferindo ir ter com o pai a Macau, apesar de ele nem se lembrar que ela existe. Mariana também não está interessada na viagem, porque afirma morreria de saudades de Carolina e João, para além de que está com vontade de trabalhar.

Áurea deixa Inês à porta de casa dos avós e ela finge que toca à campainha. Assim que a mãe arranca com o carro Inês também se afasta a correr.

Cristóvão zanga-se com Sónia, que chega atrasada à loja e diz que ela está a desvalorizar o negócio de Veiga, caso o patrão decida vender a loja. Ela dispara que o comprador da loja vai compreender muito bem os seus atrasos e Cristóvão fica confuso com a resposta.

Ivo conta com entusiasmo a Luísa que está a pensar em promover a maior cadeia de abraços do mundo, inspirando-se na inauguração da Ponte vasco da Gama, onde foi servida a maior feijoada do mundo. Luísa pergunta-lhe se está a sentir-se bem, mas ele insiste em colocar em prática a sua ideia.

Hernâni está cada vez mais desanimado por não conseguir resolver o seu problema de disfunção eréctil e diz a Nicole que está à-vontade para o deixar se quiser. A mulher indigna-se mas acaba por serenar e, fazendo-lhe um carinho, garante que vão conseguir resolver o problema juntos.

Áurea e Isabel põem a conversa em dia no centro comercial. A certo momento, Áurea lembra-se de telefonar a Ester para perguntar à mãe se está tudo bem com Inês, que deixou em casa da avó.

Inês força a entrada no apartamento de Duarte e detém-se a observá-lo, recordando o dia em que Duarte a pediu em casamento. Á beira das lagrimas, deita-se em cima da cama que percorre com as mãos, fechando os olhos. Quando os abre vê o necessaire de Mafalda e fica furiosa. Primeiro pinta os lábios com o baton dela e atira a bolsa à parede, espalhando tudo pelo chão.

Ester, Amélia e Áurea ficam em pânico assim que percebem que Inês as enganou e voltou a fugir. Áurea começa a pensar que pode acontecer o pior e que a filha até pode fazer mal a si própria. Isabel tenta acalmá-la mas a angustia que ela sente é superior.

Duarte entra em casa com Martim ao colo e depara-se com Inês em soutien e cuecas em cima da cama. Incrédulo exige-lhe que se vista e afirma que ela está louca. A ex-mulher riposta que está louca por ele, mas Duarte não se comove e pede-lhe que o poupe àquelas figuras. Inês torna-se agressiva e começa a arranhar o corpo, ameaçando autoflagelar-se e apresentar queixa por violência doméstica, ao mesmo tempo que o aconselha a preparar-se para perder Martim. Duarte continua incrédulo a olhar para ela, enquanto segura o filho ao colo.

Pages: 1 2 3