[Dez +] Programas de Fátima Lopes

Nesta edição do “Dez +” vamos fazer uma homenagem a uma apresentadora que comemorou 20 anos de carreira. Vamos conhecer 10 programas que ficaram na memória dos portugueses e na qual Fátima Lopes foi protagonista.

logo10

Em 2001, Fátima Lopes era a rainha das manhãs, liderava, era a filha que todas as mães queriam ter. Por isso foi chamada para ocupar o lugar deixado vago por Jorge Gabriel no programa de segunda-feira à noite na SIC. A “Roda dos Milhões” foi um concurso de televisão exibido pela SIC entre 1998 e 2001. Foi apresentado inicialmente por Jorge Gabriel e Mila Ferreira, depois só por Jorge Gabriel, e já em 2001, na altura em que o programa caminhava para o seu término, foi apresentado por Fátima Lopes. O programa contava com jogos, passatempos e também música ao vivo, e o seu sucesso levou à criação de uma revista com o mesmo nome. O programa, que terminou a 26 de Fevereiro de 2001, tinha o objetivo de anunciar os resultados dos jogos da Santa Casa como a Lotaria e o Loto 2. Os espectadores em estúdio podiam ganhar dinheiro ao rodar a roda, jogo principal do programa. Outro jogo do programa era a Marca da Sorte o jogo do programa onde se ganhava sempre um automóvel.

9

Fátima Lopes deixou a SIC e, sem ninguém esperar mudou-se para a TVI. A aposta forte que a estação de Queluz de Baixo fez na estrela da SIC foi grande, mas o primeiro programa dado a apresentadora não convenceu ninguém. “Agora É Que Conta” foi um concurso de televisão português transmitido nas tardes da TVI com estreia a 21 de Setembro de 2010. A apresentação esteve a cargo de Fátima Lopes até ao fim do ano de 2010, e a primeira emissão obteve 5% de audiência média e 40.4% de share.  “Corta, Corta, Corta, Corta, Corta… Se é preciso cortar nas contas, então pode contar com a Fátima”, foi o que dizia o anúncio de estreia do programa que prometia pagar as contas aos espetadores do programa. Contas de luz, de água, de gás, a Fátima pagava tudo.

8

A Fátima pediu e a SIC deu-lhe o “Vida Nova”. Fátima Lopes estava de licença de maternidade e com a ascensão do “Você na TV”, o “Fátima” começou a perder fulgor. Desta forma a SIC preparou para a sua estrela um programa com tudo aquilo que Fátima Lopes pediu e assim nasceu o “Vida Nova”. Um talk-show para dar a conhecer as histórias da vida real. Aqui os sonhos, as histórias e esperanças podem ser partilhadas com todos. Mais do que ficar a conhecer os casos, “Vida Nova” significa também procurar soluções, desvendar vias de resolução de problemas e concretizar sonhos. Uma transferência de afetos, sempre pela positiva. E estas histórias da vida real são-nos contadas pelos próprios protagonistas, mas também mostradas e enquadradas em reportagem.

7

Júlia Pinheiro, que foi uma das responsáveis por levar Fátima Lopes para a TVI, abandonou a própria TVI para voltar a sua casa mãe: SIC. Com isto, a estação de Queluz teve que fazer uma mudança nas suas tardes, e assim nasceu o “A Tarde É Sua”, apresentado até hoje, pela Fátima Lopes. Este talk-show tem conversas, momentos marcados pelo drama e emoção, dando a conhecer novos protagonistas da sociedade portuguesa. Numa emissão acalentadora, fica garantido o tom animado e vivo dos bons momentos partilhados entre todos. Os temas centram-se em todas as áreas da sociedade: a família, os afectos e a saúde, famosos, frivolidades. Moda e as grandes polémicas da actualidade também fazem parte dos conteúdos do programa. Atualmente o programa é líder nas tardes.

6

“All You Need Is Love” foi um programa de televisão de entretenimento exibido pelo canal SIC, entre 1994 e 1997. Primeiro apresentado por Lídia Franco, passou depois para as mãos da ainda jovem Fátima Lopes. As críticas ao trabalho de Fátima foram óptimas, tornando-a uma das sensações da televisão do momento. A equipa do programa percorria Portugal inteiro numa carrinha por forma a falar com as pessoas que estariam interessadas em participar, seja porque não encontravam namorado/a, seja porque se encontravam longe de quem gostavam, etc. O programa era feito de encontros e reencontros entre casais. O assunto encontrava-se sempre relacionado com o amor romântico, tal como o título do programa bem alude, e não raras vezes a equipa surpreendia positivamente muitos dos seus participantes. A música do genérico e que acompanhava praticamente todas as emissões era a famosa música dos Beatles, “All You Need Is Love”. Fátima Lopes recorda o programa com bastante saudosismo e diz que neste tempo o dinheiro permitia fazer televisão melhor que agora.

5

Fátima Lopes teve a seu cargo o programa “Suprise Show” que foi um programa de televisão de entretenimento exibido pelo canal SIC entre 1995 e 1998. A premissa do programa era simples: os telespectadores interessados em surpreender positivamente alguém de quem gostavam, escreviam para o programa. A equipa de produção trataria de fazer com que o pedido fosse concretizado e no decorrer do programa acompanhavam-se as situações e reações dos visados e de como as ideias surgiam. Frequentemente o programa lançava anúncios nos intervalos da SIC para os interessados saberem como contactar a produção e surpreender quem desejariam. Era transmitido uma vez por semana, contou com três temporadas, iniciadas geralmente em outubro e durava por treze semanas.

4

“Perdoa-me” foi um programa de televisão exibido pelo canal SIC em 1994. Este programa tinha como objectivo proporcionar as pazes entre pessoas que se tinham desentendido. As pazes que este programa proporcionou mudaram a vida de muita gente. Este programa teve como apresentadoras Alexandra Lencastre e depois Fátima Lopes. Na altura era um fenómeno de audiências aquando a sua exibição, atingindo um share histórico na época – 53.5%. Fátima Lopes recorda o nervosismo quando foi a escolhida para apresentar o programa. Lançada às feras, fez o primeiro programa com tantos nervos que no final não conseguia falar por não mexer os maxilares.

3

O sucesso de Fátima Lopes fez com que tivesse um programa homónimo. “Fátima Lopes” era um programa transmitido de segunda a sexta-feira à tarde, entre 1998 e 2001. O talk-show tinha um tema diário e seis convidados que iam a estúdio dar os seus testemunhos. A sua produção esteve a cargo de uma equipa que trabalhou durante muitos anos com Fátima: Manolo Bello (Produtor Executivo), Jorge Simões (Director do Programa), Francisco Sousa (Director Técnico) e Pedro Silva (Director de Produção).

2

Fátima Lopes assumiu a condução do “Sic 10 Horas” depois de Júlia Pinheiro ter abandonado a SIC. O formato, que já era líder manteve esse condução com a apresentadora nova. O “SIC 10 Horas” era um talk-show matinal e Fátima Lopes foi a grande cara deste programa. Este programa era constituído de música, histórias de vida, passatempos e muitas rubricas como a “Tertúlia Cor de Rosa”, a “Crónica Policial”, a rubrica de Astrologia apresentada por Maya. Durante algum tempo também existiu a rubrica “Vou Ser Uma Estrela” para descobrir novos talentos na área da música que até teve direito a um CD. O programa também era constituído por passatempos e teve vários mas o mais famoso e duradoiro passatempo deste programa foi a’ Árvore das Patacas’

1

 Depois do talk-show “Fátima Lopes” nas tardes da SIC, a apresentadora teve um segundo programa com o seu nome. “Fátima” foi um programa de entretenimento emitido de segunda a sexta-feira na SIC, às 10:00, conduzido por Fátima Lopes. Todos os dias, podíamos contar com histórias de vida, bom humor, música, entre outros. Substituiu o bem sucedido “SIC 10 Horas”. Este programa enfatiza a figura da apresentadora das manhãs da SIC. Fátima (Lopes) vai ser cúmplice, amiga, confidente. Contudo, um dos fatos marcantes do programa foi a entrevista de Fátima a mãe de Joana (a menina que tinha desaparecido). A mãe de Joana foi apelar para que devolvessem a filha, Fátima Lopes acabou por ser enganada, já que tempos mais tarde descobriu-se que Joana tinha sido morta e a mãe sabia de tudo.