[Dez +] Sitcom portuguesas

Já estamos na terceira edição do “Dez +”. O Zapping espera que, com esta rubrica, tenha ido ao seu baú de recordações. Hoje partimos para mais uma aventura, onde vamos dar a conhecer as melhores sitcom portuguesas.

logo

10

“Giras & Falidas” foi o que restou da novela “Doce Tentação”  e mesmo assim a TVI deu-lhe um tratamento infantil. Aliás, a série até foi pensada para o canal generalista, mas acabou por ter mais sucesso no seu canal da cabo: TVI Ficção. Sofia Nicholson, Carla Andrino, Jéssica Athayde e companhia não mereciam que a série fosse tratada tão mal, como foi. Era boa e por isso faz parte deste tópico do Zapping.

9

A simpática São que veio do interior para Lisboa com a sua galinha, com quem conversava, trouxe-nos muitas gargalhadas. Todo o elenco era de luxo e até o maestro António Vitorino de Almeida deu uma perninha enquanto ator. Pena que não tenham sido feitos mais episódios, a série merecia. Já agora o nome da série era “Residencial Tejo”.

8

Em forma de homenagem a Camacho Costa, a SIC preparou uma série diária, em direto, após o Jornal da Noite. O estado de saúde de Camacho Costa, com um cancro, vinha-se a agravar e esta sitcom foi uma homenagem, em vida (que tão poucas existem) a este homem que fazia rir nas manhãs de Carnaxide com os seus sketches, no “Sic 10 Horas”. O improviso, o público, a risota, a falta de texto tudo acontecia, mas os atores que compunham a série tornaram-a única e cheia de graça.

7

Numa altura em que Camilo saía da SIC por falta de projetos, chegou à RTP e apresentou “Camilo, o Pendura”. Ele ia viver para casa do filho (Heitor Lourenço) e da nora (Paula Marcelo). Aos sábados e domingos de manhã, na hora do almoço, era rir com as peripécias que Camilo já nos habituou.

6

Se há série que se identifique com uma atriz é o “Srº Ministro”, mas a melhor é sempre a primeira e por isso, aqui no Dez + destacamos “A Mulher do Srº Ministro”. Depois dessa já tivemos outras, mas as melhores piadas, as mais engraçadas vivências aconteceram quando Ana Bola era apenas a mulher de Vitor de Sousa, intérprete do Srº Ministro. Em casa do Srº Ministro ainda se podia assistir as graças da Maria Rueff.

5

Senhora de comédia, Marina Mota já avisou que gostava de voltar a fazer este tipo de comédia em televisão. Falta elas quererem. “Bora Lá Marina” fez durante algum tempo as delícias de quem, após um dia de trabalho se sentava à frente da televisão e ria com Marina Mota e companhia. E tínhamos muito mais que piadas, muitas vezes até pequenas atuações musicais da própria (que tem uma boa voz) podíamos assitir, com enorme prazer.

4

Difícil destacar uma personagem só em “A Minha Sogra é Uma Bruxa”. Rosa Lobato Faria estava impecável como a bruxa de serviço, Fernando Luís, o genro que sofria todas as maldades da sogra Elvira desempenhou um papel cinco estrelas e a brilhante cabeleireira Rosana interpretada por Ana Bustorff, que caia num exagero tão exagerado mas sem ser ridícula? Ingredientes não faltavam nesta sítcom.

3

A Dona Bimbô não podia estar fora deste top. Catarina Avelar desempenhou um papel único nesta série onde para Jacinta Bimbô as aparências eram tudo. Mas se Catarina Avelar foi exemplar, também Lídia Franco estava maravilhosa, então cada vez que ia a casa da Dª Jacinta Bimbô e carregava as diferentes chávenas de porcelana que partia da Jacinta.

2

“Camilo e Filho, Lda” é uma adaptação do original inglês “Steptoe and Son” de Ray Galton e Alan Simpson. Esta sitcom que conta várias histórias e peripécias entre um pai e um filho foi a estrela maior da passagem de Camilo pela SIC e uma ajuda na carreira de Nuno Melo. O sucesso da série continua, ela é uma das mais vistas no Youtube, e foi reposta na SIC também com algum sucesso.

1Adaptada do formato espanhol “Aqui No Hay Quien Viva”, repetida ainda hoje no país vizinho, esta série teve o curioso fato de ter sido um maior sucesso quando foi repetida do que quando foi passada pela primeira vez.  Este top fica assim completo por uma série onde várias personagens foram um sucesso e onde os atores que davam vida tiveram um desempenho espetacular. Em Portugal a série teve 2 Temporadas que correspondem, ao original espanhol a 2 temporadas e meia (ficando por gravar o resto das temporadas que seriam mais 2 temporadas e meia).