Discovery e Eurosport garantem Jogos Olímpicos 2018-2024

Discovery Channel

O Comité Olímpico Internacional (C.O.I.) anunciou ter concedido à Discovery Communications, empresa-mãe do Eurosport, os direitos de difusão televisiva e multiplataforma na Europa das quatro edições dos Jogos Olímpicos a realizar no período 2018-2024: os Jogos Olímpicos de Inverno 2018 a disputar em Pyeongchang, Coreia do Sul; os Jogos Olímpicos de Verão 2020, com sede em Tóquio, Japão; os Jogos de Inverno 2022; e os Jogos Olímpicos 2024.

O acordo marca o início de uma parceria de longa duração entre o maior evento desportivo global, os Jogos Olímpicos, e a empresa de comunicação líder a nível mundial, Discovery Communications.

A Discovery adquiriu os direitos exclusivos de cobertura dessas edições dos Jogos Olímpicos através de todas as suas plataformas, incluindo canais TV de acesso livre, televisão por assinatura, internet e dispositivos móveis, em todos os idiomas de 50 países e territórios do continente europeu, incluindo Portugal.

Em consonância com os requisitos do COI e de cada um desses mercados, a Discovery comprometeu-se também a transmitir em sinal aberto um mínimo de 200 horas durante a realização dos Jogos Olímpicos e de 100 horas durante os Jogos Olímpicos de Inverno. A Discovery sublicenciará ainda uma parte dos direitos em vários desses mercados europeus.

Discovery e Eurosport acordaram ainda com o Comité Olímpico Internacional uma parceria para o desenvolvimento do novo Canal Olímpico, o qual estará disponível em toda a Europa.

«Estamos encantados com o anúncio de hoje de que Discovery, Eurosport e o COI vão cooperar em 4 edições dos Jogos Olímpicos desde os Jogos Olímpicos de Inverno 2018 até aos Jogos Olímpicos 2024», congratulou-se Thomas Bach, Presidente do Comité Olímpico Internacional, acrescentando: «Este acordo garante uma abrangente cobertura dos Jogos Olímpicos em toda a Europa, incluindo uma extensa cobertura televisiva em sinal aberto em todos os territórios. Acima de tudo, este acordo assegura que os fãs europeus de desporto vão poder desfrutar de uma excelente cobertura dos Jogos e dos desportos olímpicos, tanto durante os Jogos como no período entre eles, na sua plataforma de eleição».

Comentando o acordo agora assinado, o Presidente da Discovery Communications, David Zaslav, afirmou por seu lado: «Este é um dia histórico, já que nos orgulhamos de juntar os anéis olímpicos ao portfolio de ofertas Discovery Communications. O compromisso com o COI reafirma a posição do Eurosport de líder no desporto em toda a Europa, e irá potenciar significativamente a presença do Eurosport em todas as plataformas». «Trata-se de uma verdadeira parceria com o COI: o Discovery tem tudo a ver com satisfazer a curiosidade dos nossos espetadores, com qualidade de conteúdos, com contar grandes historias e inspirar pessoas. E isso é exatamente aquilo que está no cerne do movimento olímpico, pelo que esta é uma parceria perfeita», afirmou ainda David Zaslav.

Com quase metade da atual programação Eurosport preenchida com desportos olímpicos, a combinação do seu forte legado nos desportos de inverno, no ciclismo, ténis e atletismo, e agora com os Jogos Olímpicos, permitirá à Discovery e ao Eurosport envolver adeptos fervorosos em torno desses desportos-chave ao longo dos 365 dias do ano.

A Discovery e o Eurosport passarão a ter acesso aos símbolos olímpicos e à vasta videoteca e arquivo olímpicos de modo a consolidar a posição do Eurosport enquanto canal pan-europeu dos desportos olímpicos.

Discovery e Eurosport preparam-se para potenciar os seus ativos e recursos únicos de modo a levar os Jogos Olímpicos ao maior número de fãs de sempre, os quais poderão aceder à melhor cobertura de sempre dos Jogos e a novas experiências de visionamento através de todo o tipo de ecrãs.