“E de repente, Teresa”: Canal História conta a vida de Santa Teresa de Jesús

Para assinalar a celebração do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesús, o Canal História estreia em exclusivo no dia 15 de outubro, durante duas horas, pelas 22h, o documentário de produção própria: “E de repente, Teresa”.

Através de uma perspetiva única, a produção pretende revelar os detalhes mais significativos da fascinante vida da mística Santa Teresa, centrando-se nos seus problemas com a Inquisição e na perseguição da qual foi vítima.

O ponto de vista do narrador/protagonista é o de um inquisidor (Rodrigo de Castro), frio, calculista e incansável que tem que recolher toda a informação sobre os êxtases de Teresa para determinar se se trata efetivamente de alguém com um dom especial ou uma simples charlatã.

Os factos dramáticos da história foram combinados com um retrato da Espanha daquela época e das suas personagens mais relevantes tais como:

Felipe II, Duque de Alba, Princesa de Éboli, Diego de Espinosa, São Pedro de Alcântara, Fray Luis de León, São João de Ribera, São Francisco de Borja, Lutero…

O documentário foi gravado em diferentes locais de Ávila, de grande importância na vida de Santa Teresa como, o Convento da Encarnação, Mosteiro de St. Tomás, Palácio Caprotti , Museu de Santa Teresa, entre outros, e foi baseado no romance histórico ‘Y de repente, Teresa’, obra do escritor Jesús Sánchez Adalid, publicada em dezembro de 2014, que se tornou num autêntico exito de vendas.

SINOPSE

No reinado de Felipe II, a Inquisição controlava com zelo extremo a sociedade espanhola. Ninguém estava livre de suspeita, nem sequer o arcebispo de Toledo, Bartolomé Carranza, que vai parar às masmorras do Santo Oficio, tal como Frei Luis de León ou Juan de Ávila. Dentro da instituição destaca-se a figura de um inquisidor implacável, ambicioso e extremadamente frio, Rodrigo de Castro, personagem que inicia uma cruzada contra as “alumbradas”, beatas que têm êxtases, visões e misteriosas revelações. Dentro desta “caça”, Rodrigo de Castro persegue um objetivo concreto, uma presa de renome, uma pessoa cuja queda vai marcar um antes e um depois nos processos inquisitoriais, de seu nome: Teresa de Jesús.

Teresa de Jesús está envolvida na reforma carmelita que tentava combater a fraqueza das comunidades monásticas que conviviam com os excessos de beatas e místicas. O que não esperava era que a Santa Inquisição estava atrás dos seus passos e que estava prestes a ser acusada ela mesma de misticismo.

Rodrigo de Castro nomeia um padre dominicano, Frei Tomás, como comissário de uma investigação que vai colocar a santa contra as cordas. O cerco inquisitorial pouco a pouco vai-se fechando: reúnem-se provas, testemunhos e argumentos para substanciar um grande processo contra Teresa. No processo vai-se conhecendo a personalidade fascinante de Teresa, a sua verdade mística e os detalhes mais significativos da sua vida. Tudo num ambiente de receio, intriga e perseguição no qual iremos conhecendo personagens que vão testemunhar a seu favor e contra si.

Tudo parece conjugar-se contra a Santa. É esperado o momento mais oportuno para dar a ordem de prisão da monja.

No entanto, uma viragem repentina irá ditar um desfecho inesperado…

“E de repente, Teresa”, dia 15 de outubro no Canal História.